imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Cristal Pigmentos – Qualidade de Vida em Primeiro Lugar


Empresa criou programa de qualidade de vida e foi escolhida entre as melhores empresas para se trabalhar

Imagem relacionada a matéria - Id: 1590561540

Por Karen Pegorari Silveira

É cada vez mais crescente o interesse das empresas pela saúde e qualidade de vida de seus colaboradores, principalmente devido ao alto custo da assistência médica, as constantes pressões por melhorias na produtividade, o envelhecimento da força de trabalho e a necessidade de reter talentos.

De acordo com o estudo ‘Relações Causais entre Bem-estar e Resultados de Elementos da Vida, do Trabalho e da Saúde’, publicado pelo Instituto Gallup, em 2012, as organizações que rastreiam, gerenciam e promovem o bem-estar de seus funcionários, controlam de forma mais eficiente os custos com a saúde, estimulam o melhor desempenho dos funcionários e conseguem atrair e reter os melhores profissionais. Ao visar ao bem-estar profissional, social, financeiro, físico e comunitário dos colaboradores, os líderes podem transformar suas organizações em locais de trabalho de alto desempenho nos quais os funcionários se desenvolvem.

Argumentos como estes convenceram muitas empresas, inclusive a Cristal Pigmentos, que criou um Programa de Qualidade de Vida (PQV) completo. Segundo a médica líder de Medicina Ocupacional da empresa e criadora do projeto, Márcia Cersosimo de Lucena, a empresa instituiu um círculo virtuoso que faz com que os empregados estejam engajados nas atividades propostas. “Ao perceberem a melhora nos seus indicadores de saúde, a mudança de hábitos alimentares e o estímulo à prática de atividade física, os empregados acabam se conscientizando a participar do programa visando manter suas conquistas”, avalia.

O reflexo do engajamento dos funcionários pode ser percebido no aumento da procura pelas atividades de quiropraxia, pilates, RPG, hidroginástica e o acompanhamento nutricional.  Hoje, 100% dos funcionários participam do programa e a empresa conseguiu reduzir os afastamentos em 33%; além da  redução de custos, que baixou para aproximadamente R$ 500 mil por ano (despesas com planos de saúde e encargos de folha de pagamento).

Segundo o diretor administrativo da empresa, Paulo Dantas, o trabalho da médica Marcia e sua equipe, com o suporte da área de Recursos Humanos, é a ‘mola central’ de sucesso do programa. “Foi com ela que nasceu a semente de tudo que vemos hoje na empresa”, reconhece Dantas.

O sucesso a que o diretor se refere foi a premiação concedida à organização na pesquisa As Melhores Empresas Para Você Trabalhar, realizada pela revista Você S/A, no ano passado, que elegeu a Cristal Pigmentos como a melhor do setor Químico e Petroquímico e uma das 10 melhores empresas de todo o país para se trabalhar.

Para a líder de Recursos Humanos, Cecília Thiers, o reconhecimento é importante para valorizar o trabalho coletivo. “Temos um esforço mundial da empresa para que os valores de cuidado, colaboração, paixão e profissionalismo sejam uma realidade no dia a dia de todas as unidades. Na Cristal Pigmentos, tem muita gente se dedicando diariamente, em diversas áreas para que tenhamos um ambiente produtivo e com bons índices de qualidade de vida”, relata.

O técnico de Manutenção e Mecânica, Fernando Leite, conta que trabalha na empresa há 12 anos e que se encantou pelo Programa Qualidade de Vida por sua facilidade e oportunidade de cuidar da saúde e bem-estar dentro da própria empresa. “Faço parte do Clube de Corrida, uso os serviços de quiropraxia, massoterapia – que deixa a gente novo -, faço acompanhamento nutricional, ginástica laboral, participo das caminhadas e estou sempre presente nas campanhas de vacinação e exames médicos”, diz Leite.

Sobre a Cristal

A Cristal é a segunda maior produtora de pigmento de Dióxido de Titânio (TiO2) do mundo. Conta com sete fábricas de TiO2 distribuídas em cinco continentes, sendo duas plantas nos Estados Unidos, uma na Inglaterra, uma na França, uma na Arábia Saudita, uma na Austrália e uma no Brasil. No Brasil, a Cristal conta com três unidades: a Mina do Guajú, em Mataraca, na Paraíba; a fábrica em Camaçari, na Bahia; e o escritório comercial em São Paulo, que atende à demanda de toda a América Latina.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1590561540 VEJA OUTRAS INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS