imagem google

Iniciativas Sustentáveis: BCF Plásticos – Reciclagem de água garante produção industrial


Reutilização de água, captação de chuva e campanha entre funcionários foram algumas medidas adotadas pela BCF para minimizar impactos da crise hídrica

Imagem relacionada a matéria - Id: 1590584226

Por Karen Pegorari Silveira

A insegurança provocada pela crise de abastecimento de água em São Paulo fez muitas empresas procurarem medidas criativas e sustentáveis para manter o fornecimento de água: reuso no processo de produção, captação e armazenamento da água de chuva, rodízio de produção, férias coletivas, entre outras.

Essa preocupação também fez uma indústria de médio porte de produtos em PVC da capital paulista, procurar alternativas para manter sua produção. Há dois anos, a BCF Plásticos adotou algumas medidas para economia de água e criou um sistema próprio de reuso que possibilita a independência no processo fabril.

Todas as suas torneiras e válvulas foram trocadas por equipamentos mais econômicos e a captação da água de chuva foi ampliada, além da nova plataforma com mais caixas de água. As máquinas da planta fabril possuem um sistema de reutilização de água no processo de fabricação e a água reposta é somente aquela que é evaporada. Há também quatro circuitos de água distintos, dois completamente fechados com temperatura entre 6 a 10ºC e índice de reposição baixo, um semiaberto com pouca reposição, e um aberto compartilhado de torres de refrigeração. Também foi adotado um controle eletrônico das caixas e bombas para compensar automaticamente os gastos, além do controle diário da quantidade e qualidade da água. E ainda foi instalado catalisadores eletroquímicos que fazem a doação de elétrons para a água, reduzindo a adição de produtos químicos no sistema.

Segundo o diretor administrativo da empresa, Marco Antonio Capozzielli, todas essas ações trouxeram inúmeros benefícios. “Começamos o processo de economia de água há bastante tempo e, além de reduzir gastos, ajudamos o meio ambiente e tornamos a empresa autossuficiente e imune a qualquer tipo de crise que possa surgir”, explicou o executivo.

O resultado de todo esse processo foi a economia de 50% do valor da conta de água, que foi reinvestido na própria empresa e a reputação perante os clientes e fornecedores, que também melhorou bastante.

Sobre a BCF

A BCF Plásticos foi pioneira em lançar a primeira porta sanfonada do Brasil em 1988. A empresa está localizada no tradicional bairro da Mooca, região leste da cidade de São Paulo, há 43 anos no mercado. Seu faturamento anual chega a 16 milhões de reais e exporta para países da Europa e toda a América Latina. Oitenta colaboradores fazem parte do quadro de funcionários atualmente e seus clientes englobam grandes empresas, como a Telhanorte, C&C, Leroy Merlin, entre outros.