imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Ambev realiza campanha sobre responsabilidade e consumo excessivo de álcool


Prevenir e informar sobre as causas do excesso de álcool durante a juventude é uma das funções do Programa ‘Jovens de Responsa’

Por Karen Pegorari Silveira/ Fotos: Divulgação

Idealizado pela companhia de bebidas Ambev, em parceria com ONGs de todo o país, o Programa Jovens de Responsa, visa prevenir o uso indevido do álcool por menores de 18 anos. Cada uma das ONGs parceiras desenvolve um trabalho específico para a realidade local.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1590581554

Participante do Programa Ambev Jovens de Responsa. Foto: Divulgação


As chamadas ‘ONGs de Responsa’ desenvolvem atividades específicas de inclusão social, cultural ou esportiva, com viés de consumo responsável e o desenvolvimento desses projetos é acompanhado de perto pela Ambev.

Em Heliópolis, maior comunidade da cidade de São Paulo, por exemplo, uma das mais animadas ações é a “Balada Black”, uma festa onde os jovens se divertem sem consumir bebida alcoólica. Toda organização e divulgação é feita pelos jovens do projeto.

Com a ajuda da União de Núcleos, Associações e Sociedades dos Moradores (Unas), também é realizada uma pesquisa para analisar o impacto do trabalho e os primeiros resultados mostram como o ‘Jovens de Responsa’ está sendo assimilado pela comunidade. A proporção de jovens que já compraram bebidas passou de 67% para 46%. A frequência de consumo entre os jovens com idade entre 14 e 15 anos também caiu, dentre aqueles que bebiam uma vez por mês, passou de 30% para 21%. A quantidade de doses consumidas passou de nove para sete nos bares, de sete para cinco doses em festas na comunidade e de seis para quatro na casa de amigos. 98% dos jovens consideram importante ter projetos que falem sobre os efeitos de bebidas alcoólicas. 65% dos jovens dizem que gostariam de saber mais sobre o que estes efeitos causam no organismo. O que aponta que o tema ainda não é suficientemente discutido na sociedade.

O Gerente de Responsabilidade Social da Ambev, Rodrigo Moccia, comemora os resultados do projeto. “Não nos interessa o lucro proveniente do consumo indevido dos nossos produtos, queremos construir uma relação duradoura e saudável com os nossos consumidores. Por isso, há 10 anos, desenvolvemos uma série de projetos para promover o consumo responsável”, afirma o gerente.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1590581554

Palestra do programa Jovens de Responsa da Ambev. Foto: Divulgação


Além dos jovens, o programa também envolve os comerciantes das comunidades de baixa renda. As ONGs escolhem quais são os bares que não devem vender bebida alcoólica a menores de idade e que devem orientar sobre o consumo consciente para os clientes.

Os Bares de Responsa que cumprem as premissas do programa são premiados com uma reforma promovida pela empresa. Em 2011, 355 bares foram beneficiados com a iniciativa.

Segundo a empresa, desde sua criação, o ‘Jovens de Responsa’ conseguiu impactar mais de 7,3 mil jovens, reuniu mais de 50 mil pessoas em eventos e impactou 3,7 milhões de pessoas com ações de comunicação.

A Ambev foi a primeira indústria de bebida a participar das discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. Em 2003 lançou o Programa Ambev de Consumo Responsável, norteado pelas premissas da OMS, cujos pilares são conscientizar a população sobre os riscos de beber e dirigir e estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1590581554 VEJA OUTRAS INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS