imagem google

Iniciativas Sustentáveis: 3M – Forte investimento em inovação


Metas bem definidas ajudam a orientar o processo de inovação da 3M, que segundo o Prêmio Best Innovator é um de seus diferenciais

Imagem relacionada a matéria - Id: 1596807545

Por Karen Pegorari Silveira

A inovação é crucial para o desenvolvimento econômico sustentável, para a competitividade e a resiliência industrial, de acordo com o documento Estratégias para a Inovação e Empreendedorismo, produzido pelo Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP. E, embora alguns estudos mostrem que o Brasil tem enorme potencial para a inovação e o empreendedorismo, as atuais políticas e práticas no país ainda não produziram os resultados desejados para estimular e apoiar a inovação nas empresas e instituições brasileiras.

Mas mesmo com esse contexto, muitas empresas têm feito altos investimentos, para gerar novos produtos e tecnologias que atendam às necessidades da sociedade, de olho na sustentabilidade/perenidade de seu negócio, como é o caso da 3M, que, nos últimos cinco anos, investiu mais de 7 bilhões de dólares em P&D (Pesquisa & Desenvolvimento). Somente no ano de 2013 foram investidos US$ 1,7 bilhão (Global), sendo R$ 110 milhões só no Brasil. Neste mesmo ano, 8.400 pesquisadores da 3M trabalharam globalmente em P&D, sendo 4.400 nos Estados Unidos. No Brasil, no ano passado, foram investidos na expansão do Laboratório de P&D e do CTC (Centro Técnico para Clientes) US$ 13 milhões. O Laboratório de P&D e o CTC contam com 184 profissionais (dado de janeiro de 2014).

Todo esse esforço global vem apresentando ótimos resultados para a empresa, conforme indicadores desenvolvidos por eles, para medir os resultados financeiros das suas inovações. Esse índice é o NVPI (Índice de Vitalidade de Novos Produtos) e avalia qual o percentual de faturamento que os novos produtos representam dentro do total. Para isso, são considerados produtos lançados nos últimos cinco anos. O objetivo da 3M Mundial é que, até 2017, todas as subsidiárias tenham 40% do faturamento advindo de produtos novos. Em 2013, o Brasil atingiu o índice de 35,5%, o que representou R$ 1,2 bilhão do faturamento bruto anual, enquanto a média global foi de 34%.

De acordo com Alberto Gadioli, diretor de P&D da 3M no Brasil, não é apenas as metas que favorecem o crescimento da empresa, mas também o fato de eles questionarem seus próprios projetos para descobrir aqueles que realmente funcionam e alocar neles recursos para que tenham sucesso. “Avaliamos os projetos internamente em classes 3, 4 e 5. Os classe 3 representam nosso crescimento orgânico e são extensões de linha ou quando a inovação é pequena. Os classe 4 são inovações para mercados já existentes. Os classe 5 são realmente disruptivos e para mercados inexplorados”, conta Gadioli.

O diretor conta que na 3M, a cultura e o modelo de negócio voltado para inovação vêm desde o início das operações. “Tivemos líderes renomados como William L. McKnight (de 1926 a 1949 na 3M norte-americana e um dos responsáveis pela consolidação da cultura de inovação na empresa) que tornaram essa cultura muito forte e presente. Algumas frases dele da década de 1940 refletem o pensamento da 3M sobre inovação até hoje. Entre elas, eu destaco: Contrate bons funcionários e os deixe em paz’, ‘Lideranças extremamente críticas matam projetos’, e outra, que quando é adaptada ao português, vira algo como Quando o líder é extremamente controlador cria cercas ao redor das pessoas e as transforma em gado e não em pessoas criativas’”, relata.

Esses valores renderam à empresa prêmios renomados, como o Best Innovation, ranking feito pela A.T Kearney Consultoria em parceria com a revista Época, e o Prêmio Nacional de Inovação CNI.

Sobre a 3M

A 3M é uma empresa americana, fundada em 1902, criadora as fitas adesivas Scotch® e DurexMR, as esponjas Scotch-BriteMR , os blocos de recados Post-it®, as fitas isolantes Scotch 33+, os curativos MicroporeMR, da linha de cuidado pessoal NexcareMR, das películas refletivas usadas em placas de trânsito, os adesivos CommandTM, entre outros produtos.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1596807545 VEJA OUTRAS INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS