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DOCUMENTOS DE GOVERNANÇA – SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA


O Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral é uma solução conjunta da indústria e do setor de reciclagem para adequação às regulamentações legais com responsabilidade socioambiental, utilizando-se de tecnologia, transparência e escala para diminuir o custo sistêmico.

Para oficializar o processo, foi firmado em maio de 2018, com a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Termo de Compromisso de Logística Reversa de Embalagens em Geral (TCLR), que simboliza o compromisso das entidades signatárias, bem como das empresas aderentes ao Sistema, na melhora da gestão das embalagens após o uso pelo consumidor e, o adequado cumprimento da legislação ambiental.

A governança do Sistema é feita por um grupo de trabalho constituído por associações, sindicatos e operadores, responsáveis pela construção da governança do Sistema que, a partir de reuniões semanais, estabelecem as regras operacionais de auditoria; de comercialização dos CRE; de entrada e saída de entidades e empresas, entre outras.

Para saber mais do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral,  ACESSE AQUI.

Acesse abaixo os documentos de governança e operacionalização do SISTEMA:


As próximas concorrências de Certificados de Reciclagem (CREs) ocorrerão em 29 de agosto e 11 de novembro. Para saber as regras de participação, consulte o Edital de Concorrência.