imagem google

Comunicado Ambiental


O Departamento de Meio e Ambiente da Fiesp, sempre atento às notícias e novidades da área ambiental,  divulga por meio deste boletim informações de interesse das indústrias e seus parceiros.

Acompanhe aqui as últimas divulgações:

24/10 – Comunicado da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA/SP) acerca do evento de capacitação do CADMADEIRA

Tendo em vista os resultados apurados pela coordenação do Programa Estadual de Contratações Públicas Sustentáveis (Decreto Estadual nº 53.336/2008), referentes ao período 2010/2011, com relação ao nível de exigência por parte dos órgãos e entidades estaduais de comprovação da legalidade de origem da madeira nativa consumida pelo porder público estadual, servimo-nos do presente para convidar essa Secretaria/Instituição para a próxima capacitação referente ao CADMADEIRA (Cadastro estadual das pessoas jurídicas que comercializam, no Estado de São Paulo, produtos e subprodutos de origem nativa da flora brasileira), a ser realizada pela Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais desta SMA no dia 29 de outubro de 2012.

A exigência do CADMADEIRA nos editais de licitação do Governo de São Paulo é fundamental para o devido cumprimento do Decreto Estadual nº 53.047/2008, permitindo um maior controle sobre a legalidade de origem da madeira consumida nas contratações e obras públicas estaduais. Porém, os resultados dependem do cumprimento de uma série de requisitos, a serem debatidos e esclarecidos durante a capacitação.

Dessa forma, solicitamos que sejam indicados os representantes dessa Pasta/Instituição aptos a participarem da capacitação, devendo a confirmação dessa indicação ser feita por meio do e-mail cadmadeira@ambiente.sp.gov.br ou pelo telefone (011) 3133-4123.

Ressaltamos que as vagas são limitadas e que os representantes a serem indicados devem atuar diretamente na elaboração de projetos, memoriais descritivos de obras e na respectiva gestão dos contratos de obras. Segue anexo com o local e a programação do evento.


05/09/2012 – BID lança primeiro curso online sobre os critérios de elegibilidade para linhas de crédito verde

Este curso permitirá que os intermediários financeiros na América Latina e no Caribe identifiquem e conduzam os projetos que respeitem o meio ambiente e sejam elegíveis para serem financiados por uma Linha de Crédito Verde do BID.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou o seu primeiro curso Critérios de Elegibilidade para Linhas de Crédito Verde, que visa apoiar os trabalhadores dos intermediários financeiros (IF) na identificação e implementação de projetos ambientais que atendam aos requisitos necessários das linhas verdes de crédito do BID.

Esse curso único, é acessível a partir do Instituto Americano de Desenvolvimento Econômico e Social (INDES), consiste quatro módulos fáceis que podem ser usados em Inglês e Espanhol no qual o usuário obtém o conhecimento e ferramentas para determinar se um projeto é de investimentos relacionados com a mitigação da mudança climática e se a sua carteira atende aos requisitos das linhas “verdes” o BID.

O curso vem da coluna planetBanking do programa beyondBanking do Departamento de Financiamento Estruturado e Corporativo (SCF) e foi conduzido conjuntamente com o Departamento de Conhecimento e Aprendizagem (KNL) do BID. Este novo curso foi criado com o objetivo de fortalecer a IF na execução de projetos que contribuam para o crescimento econômico, a inovação e a redução das mudanças climáticas. Para mais informações, clique aqui.


08/08/2012 – Cetesb alerta contra uso indevido de nome da instituição por estelionatários

Em nota oficial a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informa ao público sobre a ação de estelionatários que utilizam-se de papel timbrado da companhia para oferecer serviços, como facilidade no licenciamento ambiental, entre outros. Fique atento!  Para acessar a informação na íntegra e saber como proceder nesses casos, clique aqui.


25/05/2012 – Sobre as cheias na bacia do Rio Piracicaba

Conforme informações amplamente divulgadas pela mídia em geral, em função do regime de chuva atípico, os reservatórios do Sistema Cantareira estão no limite de sua capacidade de armazenamento, e os vertedouros das represas do Jaguari/Jacareí e Atibainha começaram a descarregar volumes de água que poderão causar novas inundações ao longo da bacia do rio Piracicaba, em especial os rios Atibaia e Jaguari.

A Sabesp e a Defesa Civil do Estado de São Paulo estão alertando todos os municípios das áreas lindeiras sobre a situação, para permitir a remoção de pessoas e bens das regiões potencialmente inundáveis.

Sendo assim, reiteramos o alerta para que todas as indústrias localizadas nas bacias hidrográficas dos referidos rios, busquem informações detalhadas junto à Defesa Civil do seu município, ou ainda junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE de Piracicaba, ( 19– 34345111), no sentido de se precaverem quanto a eventuais prejuízos, bem como acompanhar novas operações.

Recomenda-se também consulta à página do Comitê de Bacia Hidrográfica do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) que disponibiliza um serviço de monitoramento on-line – Telemetria DAEE, com as cotas e vazões em cada ponto monitorado. Para saber mais sobre o Comitê, clique aqui.