imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Grupo A. Yoshii – Engajamento


Orgulho de pertencer e oportunidades de desenvolvimento foram alguns dos quesitos que levaram essa construtora a ser eleita uma das 10 melhores empresas para trabalhar em ranking de 2018

Imagem relacionada a matéria - Id: 1550533211

Por Karen Pegorari Silveira

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Globoforce WorkHuman, que contou com a consulta de 23 mil funcionários em 45 países e diferentes indústrias, o maior motivador encontrado na força de trabalho é o sentimento de pertencer: sentir-se parte de um time, grupo ou organização é o que mais gera felicidade entre os profissionais. Mais do que isso, os profissionais que sentem um forte senso de pertencimento têm uma performance superior, contribuem além das expectativas, e também estão menos propensos a pedir demissão.

Atentos a estes benefícios, o Grupo A. Yoshii Engenharia desenvolveu diversos projetos, por meio do seu Instituto, para engajar e favorecer o desenvolvimento dos seus colaboradores, além de ações ligadas a comunidade.

Dentre os vários projetos realizados pela empresa está o Programas de Melhoria Contínua, onde os colaboradores têm a oportunidade de trazer ideias e sugestões que podem ser premiadas, remuneradas e implantadas, mitigando o impacto causado no meio ambiente. Uma das ideias premiadas foi para o tratamento e reutilização da água da limpeza dos pinceis de pintura. Em 2017, a empresa recebeu 35 sugestões, aprovou 22 delas e premiou oito funcionários cujas propostas resultaram em redução de custos. Eles foram convidados a participar da execução dos projetos e tiveram os nomes divulgados nos murais.

Outra ação teve grande investimento por parte da construtora, mais de 1 milhão de reais em capacitação e formação de lideranças. O suporte à formação inclui ainda bolsas de estudo de 50% a 100% em cursos de pós-graduação e parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) em programas de alfabetização, ensino fundamental e inserção digital.

Para a comunidade do entorno foi desenvolvido o projeto Criando, idealizado para minimizar o impacto ambiental e reaproveitar os resíduos da construção civil que seriam descartados, transformando-os em objetos de arte e artesanato. A iniciativa é aberta a toda comunidade, promove a capacitação profissional, gera renda e melhora a autoestima das mulheres. Em 2017, cerca de 150 pessoas participaram das 27 oficinas que ensinaram sobre produção de cachepô e mosaico. Atualmente são ofertadas três oficinas por mês, entre os meses de fevereiro e novembro. Estima-se que desde que começou o Criando Arte já beneficiou mais de 1.200 pessoas através da realização de aproximadamente 280 oficinas. Este projeto foi reconhecido nacionalmente com a conquista do 1º lugar na categoria Organização da Sociedade Civil, na 3ª edição do Prêmio Sesi ODS.

De acordo com o presidente do grupo, Leonardo Yoshii, a Construção Civil é um dos setores mais relevantes da Economia. “Somos o segmento que mais emprega mão de obra, por isso, os projetos de Responsabilidade Social têm uma importância. Faz parte do nosso papel contribuir para a educação e para a cidadania das pessoas. É um esforço conjunto de transformação. Quando falamos que queremos um mundo melhor, isso depende de cada um e das empresas em desenvolverem trabalhos e boas práticas nesse sentido”, acrescenta.

O Grupo A.Yoshii realiza todas as ações de responsabilidade social por meio do Instituto Atsushi e Kimiko Yoshii, organização criada em 2006 que atua de maneira a favorecer o desenvolvimento dos próprios colaboradores, população e da região onde o Grupo está inserido. Dentre seus vários projetos estão ainda o programa de voluntariado, bazares, eventos com palestras de conscientização sobre temas importantes, campanhas de doação e de prevenção de doenças, plantio de árvores e apoio a instituições filantrópicas.

Todas as atividades do grupo têm como foco o fomento à Cidadania, à Educação e o respeito ao meio ambiente, dentro das premissas do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Sobre o Grupo A. Yoshii

Fundado em 1965, a A.Yoshii Engenharia atua na construção e incorporação de empreendimentos imobiliários em Londrina, Maringá e Curitiba, no estado do Paraná. Em 2009 fundou a Yticon Construção e Incorporação, focada em criar empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização. Entre os prêmios e reconhecimentos estão “150 Melhores Empresas para Você Trabalhar”, Revista Você S/A; “Melhores Empresas do País em Gestão de Pessoas”, Revista Valor Carreira; “Maior construtora da Região Sul”, Valor Econômico; “Great Place to Work”.