imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Votorantim Cimentos – Transformação social e moradias dignas


Impactar pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica no Brasil é uma das ações da área de Transformação Social da indústria Votorantim Cimentos
Imagem relacionada a matéria - Id: 1653190729

Colaboradores da Votorantim Cimentos fazendo trabalho voluntario em Heliópolis.


Por Karen Pegorari Silveira

Em 2019, o Brasil registrou um dos maiores índices de déficit habitacional, chegando a 5,8 milhões de moradias, conforme dados levantados pela Fundação João Pinheiro. O indicador inclui domicílios precários, em coabitação e afetados pela especulação imobiliária, representando 8% das moradias do país.

Com esse cenário desafiador em mãos, a Votorantim Cimentos (VC) decidiu investir em projetos de habitação com o objetivo de impactar cada vez mais pessoas. Desde 2019, a empresa participa do Lab de Habitação, iniciativa para acelerar negócios de impacto social, voltados ao aumento do número de residências para população de baixa renda, água e saneamento, regularização fundiária e logística reversa, em parceria com negócios sociais, incubadoras, ONGs e outras grandes empresas, como Gerdau, Vedacit e Tigre.

Quase 90 casas em comunidades de São Paulo, Curitiba, Recife, Aracaju e Laranjeiras, já foram reformadas pelo projeto, beneficiando um total de 328 pessoas. Essa iniciativa foi reconhecida em junho de 2021 pela Habitat para a Humanidade, organização social presente em mais 70 países, que trabalha para garantir que pessoas em situação de pobreza tenham condições dignas de moradia. Para realização de parte da reforma dessas casas a empresa conta com participação voluntária de empregados e empregadas da VC. Mais de 150 pessoas de já participaram das brigadas para reformas de casas em comunidades.

Em 2021, globalmente a empresa investiu R$ 12,7 milhões em projetos de transformação social, incluindo iniciativas como engajamento social, conexão com o negócio, fortalecimento da gestão pública e educação, entre outras iniciativas.

Para o ano de 2022 a VC definiu o investimento no Projeto Soma (Sistema Organizado de Moradia Acessível), uma iniciativa do mercado imobiliário brasileiro que pretende criar oportunidade de moradia digna a pessoas de baixa renda. Junto com outros parceiros, investiram na construção de um prédio no centro da cidade de São Paulo que oferecerá locação acessível para mais de 100 famílias e será lançado em 2024.

De acordo com a consultora de Transformação Social da Votorantim Cimentos, Élyda Tavares, “a habitação é um tema prioritário para Votorantim Cimentos e por meio do desenvolvimento de projetos de habitação, contribuímos com o crescimento de oportunidades e negócios que impactam de forma positiva as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica no Brasil”, declara.

Sobre a Votorantim Cimentos

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é, hoje, uma das maiores empresas internacionais do setor, com quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 13 bilhões em 2019. As unidades da Votorantim Cimentos estão presentes em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai.