imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Tronox – Gestão Equilibrada e Qualidade de Vida


Programa de Qualidade de Vida dessa fabricante de dióxido de titânio engloba prática de atividades físicas, nutrição, apoio psicológico, terapias como quiropraxia, fisioterapia e massoterapia, além de aconselhamento jurídico e financeiro

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638578482

Por Karen Pegorari Silveira

O conceito de qualidade de vida no trabalho ou QVT, diz respeito a um conjunto de ações para o ambiente corporativo com o objetivo de melhorar o dia a dia dos colaboradores, aumentando a produtividade e gerando um clima de satisfação geral por parte de cada funcionário dentro da organização.

Esse conceito também faz parte da cultura da Tronox, que com o intuito de cuidar da saúde e do bem-estar do empregado de forma integral, implantou em janeiro de 2020 o Programa de Apoio ao Empregado (PAE), dentro do seu programa de saúde mental, cujo nome já explica o seu objetivo: Equilíbrio.

O Equilíbrio é um dos três braços do Programa de Qualidade de Vida (PQV) da Tronox, que conta também com o Mais Leve e o Movimente-se e engloba no seu conjunto ações voltadas a prática de atividades físicas, nutrição, apoio psicológico, aconselhamento jurídico e financeiro e cuidados com o corpo com procedimentos como quiropraxia, fisioterapia e massoterapia.

Como principal vetor do programa Equilíbrio, o PAE foi implementado para orientar os empregados e oferecer suporte para resolução de diversos problemas. Entre os principais estão os voltados para as questões emocionais, orientação jurídica e financeira, suporte em caso de perdas e falecimento de familiares, compulsões, entre outras demandas. O serviço é oferecido gratuitamente para os colaboradores e seus familiares, garante a confidencialidade do teor dos atendimentos e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. Em emergências, o suporte é oferecido 24 horas por dia, sete vezes por semana. Os atendimentos incluídos no PAE são prestados pela empresa parceira Chestnut Global Partners (CGP do Brasil).

No caso específico do acompanhamento psicológico, a Tronox disponibiliza duas maneiras de acesso. A primeira é o plano de saúde com cobertura para atendimento psicológico. A segunda é o PAE, por meio do qual o empregado é inicialmente atendido via telefone por um psicólogo ou um assistente social que fará uma classificação da demanda e orientará o usuário direcionando para um especialista. Em situações nas quais os colaboradores precisam de psicoterapia, o atendimento é oferecido a curto prazo, com até seis sessões presenciais por tipo de demanda (ansiedade, depressão, divórcio, perdas).

Em outra vertente, a Tronox oferece também sessões de massoterapia dentro da fábrica, no horário de trabalho. O serviço é prestado desde 2013, para cuidar da saúde do empregado e promover relaxamento muscular e mental, o que também favorece um maior nível de atenção às atividades de trabalho. Este é um benefício muito utilizado pelos colaboradores e o agendamento não requer liberação das lideranças. Para agendar uma sessão, é preciso ligar para a enfermaria da fábrica e marcar um horário. Cada sessão tem duração de 30 minutos e o balanço é de quase 300 pessoas atendidas por mês. O mesmo modelo de agendamento é válido para as sessões de quiropraxia e fisioterapia, sendo que estes requerem solicitação do médico que acompanha o respectivo usuário do serviço e o devido encaminhamento da área médica da Tronox.

Outra ação dentro do programa Equilíbrio são as palestras. Em janeiro de 2021 foram 02 webinars, ambas abertas à participação dos familiares, sendo uma sobre Preservação e Construção do Equilíbrio Emocional e outra com foco em Saúde Mental e Bem-estar.

Todo investimento no Programa Qualidade de Vida (PQV) tem proporcionado à Tronox resultados como: zero comunicados de acidentes de trabalho CAT’s emitidas por doença ocupacional nos últimos 5 anos. Absenteísmo menor que 2%. Zero afastamentos por doenças psiquiátricas/psicológicas nos últimos 15 anos. Somente 01 afastamento previdenciário por doença psiquiátrica em 26 anos.

Na visão do gerente de Recursos Humanos da Tronox, Rodrigo Assunção, a empresa vem evoluindo muito nos últimos 50 anos e, de acordo com ele, em 2020 investiu mais fortemente num formato integrativo que coloca em atenção a saúde física e emocional dos empregados com o apoio e consultoria da CGP do Brasil.

“As empresas precisam estar atentas à realidade de que investir na saúde emocional do empregado proporciona benefícios para a organização e contribui para mitigar transtornos psíquicos que afetam o dia a dia das pessoas. A Tronox tem como premissa cuidar não apenas do negócio, mas do seu maior patrimônio que são as pessoas”, declara Assunção.

Sobre a Tronox

A Tronox extrai e processa minério de titânio, zircão e outros materiais e fabrica pigmentos de dióxido de titânio, produtos de dióxido de titânio de grau especial e produtos químicos de titânio de alta pureza.