imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Termodin – Responsabilidade Social e Governança


Quando as filhas assumiram a gestão desta pequena empresa familiar fabricante de ventiladores, elas implantaram diversas ações que levaram o negócio a um novo patamar: o dos negócios responsáveis

Imagem relacionada a matéria - Id: 1585947578

Por Karen Pegorari Silveira

Conhecer de perto a gestão de uma das maiores multinacionais de ventilação americana foi o impulso que as filhas precisavam para assumir o bastão da empresa familiar fabricante de ventiladores e equipamentos termodinâmicos.

A visita mudou a cabeça das gestoras, que no ano seguinte, contrataram uma consultoria e começaram a implantar os princípios de Governança Corporativa, baseada no benchmarking que conheceram com o objetivo de reforçar os pilares econômico e social do negócio.

De acordo com a executiva Juliana Araújo Pereira, a sustentabilidade na Termodin nasceu de dentro para fora, como uma questão de princípios, mas inicialmente foi sendo implantada sem estrutura ou propósito definido. Porém, após essas duas experiências – a visita benchmarking e a consultoria, começaram a se organizar para trilhar o caminho da inovação.

A certificação ISO9001 (norma-modelo de gestão da qualidade), em 2012, veio como resposta ao trabalho que começaram a realizar na empresa e o próximo passo seria ampliar as ações para o restante do tripé – social e ambiental, até chegar ao CRCC (Certificado de registro e classificação cadastral) por conta do fornecimento para obras da Petrobrás.

Porém, em 2014 chegou a crise que afetou os setores de construção civil e óleo e gás (seus 2 principais mercados) e os planos das gestoras tiveram que ser adiados e refeitos para priorizar a sobrevivência do negócio e das pessoas.

De acordo com Juliana, a estrutura hierárquica da empresa foi desfeita e voltaram à estrutura do início da fundação, somente com o dono e os colaboradores diretos, sem outros gerentes e diretores.

“Nesse período de crise, eu e minha irmã nos afastamos da empresa. Fomos buscar conhecimento e experiência em outros ramos, ela na área de eventos e eu na área da educação. E quando retornamos, em 2019, estávamos prontas para retomar os planos de crescimento, porém, pensando também em ações sociais que fizessem sentido para nós”, relata Juliana.

A gestora relata ainda que as experiências vividas com a rotina de profissional e mãe as fizeram repensar as causas sociais da empresa e as levaram a eleger as questões voltadas à família e às relações de vínculo pais e filhos como propósito.

“Enquanto empresa sabemos da nossa responsabilidade e papel nesse contexto e enquanto seres humanos desejamos ardentemente ajudar milhares de profissionais a alcançarem o caminho da realização profissional, sem deixar de cuidar da família, tão importante para o desenvolvimento da sociedade como um todo”, diz Juliana.

No retorno à empresa, a filha Mariana assumiu a gestão do dia-a-dia e a Juliana passou a buscar estratégias para expandir os nichos de mercado e territórios atendidos mudando-se para o interior de São Paulo, onde montou com o esposo uma base estratégica para acessar novos mercados e uma consultoria para auxiliar a Termodin e outras empresas a tirar do papel seus projetos de inovação nas áreas técnica, mercadológica e do tripé social da sustentabilidade (desenvolvimento humano e projetos sociais).

Atualmente, a Termodin está desenvolvendo outras ações e está preparando uma área de descompressão para os colaboradores e acolhimento das famílias (pais e filhos), que funcionará como um ponto de apoio para mães e pais com filhos pequenos. Contará também com materiais de apoio (vídeos, cartilhas, jogos) e palestras para a conscientização de ações de estímulo ao desenvolvimento integral na primeira infância.

Todo esse processo, na visão das gestoras, deu musculatura, resiliência e maturidade suficiente para a empresa caminhar rumo a implantação das ações que o novo conselho de sócios (formado pelas filhas e esposos) está planejando, com vistas a perenidade do negócio.

Sobre a Termodin

A Termodin é uma fabricante de ventiladores que fornece para as maiores indústrias de ar-condicionado do país. Além de ventiladores centrífugos sirocco, limit-load, air foil, in-line e axiais, a empresa fabrica e comercializa caixas de ventilação, fan-coils e máquinas especiais para diversos segmentos de mercado.