imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Tereos – Economia Circular e Indústria Positiva


Adeptos da Economia Circular, uma das empresas líderes do setor sucroenergético brasileiro aproveita todo o potencial de suas matérias-primas e limita a pegada ambiental
Imagem relacionada a matéria - Id: 1558517530

Foto: Ferdinando Ramos/Plus Images

Por Karen Pegorari Silveira

A Tereos trabalha para contribuir para o desenvolvimento social, econômico e ambiental nas regiões em que está presente. Para isso, desenvolve ações com foco na preservação e diminuição do impacto ao meio ambiente.

Entre as diversas práticas estão a recuperação de nascentes. Até o momento, cinco nascentes já foram recuperadas desde a implantação do projeto em 2015. Neste período, a Tereos também recuperou 15 hectares de áreas próximas a nascentes, o equivalente a 21 campos de futebol. Outro projeto de grande investimento é o reflorestamento que já atingiu a marca de 60 hectares reflorestados com mudas nativas produzidas pelo viveiro do grupo, localizado na unidade de Cruz Alta, em Olímpia, e que tem capacidade para produzir mais de 700 mil mudas. Há também o Programa Risco Zero em Casa, que visa conscientizar a comunidade por meio de palestras, distribuição de material didático e atividades recreativas sobre temas como segurança alimentar e doméstica, cuidados no trânsito e segurança patrimonial. Além da forte campanha de comunicação e conscientização da comunidade, a companhia tem um projeto chamado ORION (Observed Remote Information from Orbital Navigation), sistema pioneiro de prevenção e combate à incêndios em canaviais que utiliza 13 satélites para monitorar as plantações 24h por dia, ajudando no trabalho realizado pelas brigadas de combate.

A implementação das ações socioambientais tem gerado resultados: o Viveiro de Mudas, na safra 2017/18 produziu 400 mil mudas; o Reflorestamento, desde 2014, reflorestou quase 60 hectares, mais de 80 campos de futebol; o Recuperação de Nascente já recuperou 5 nascentes próximas às unidades do Grupo; e o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios, já reduziu 34% de cana incendiada em toneladas na comparação entre safras (de abril a setembro) de 2017/18 com a 2018/19.

Na Tereos, a Sustentabilidade é baseada em cinco pilares: agricultura sustentável, indústria e logística positiva, garantia dos produtos, desenvolvimento local, nutrição e saúde.

Para o diretor de Sustentabilidade da Tereos, Edilberto Bannwart, a sustentabilidade está no cerne do negócio. “Um dos nossos pilares de Desenvolvimento Sustentável é o que chamamos de Indústria Positiva, cujo objetivo é aproveitar todo o potencial de nossas matérias-primas e limitar a pegada ambiental de nossos produtos. O Grupo adota a lógica da economia circular, o que permite limitar o seu impacto ambiental, otimizando seus processos de transformação de matérias-primas”.

Sobre a Tereos

O Grupo no Brasil concentra sua atuação no Estado de São Paulo: Tereos Açúcar & Energia Brasil com 7 unidades industriais no noroeste do estado de São Paulo:  nas cidades de Colina, Guaíra, Guaraci, Olímpia, Pitangueiras, Severínia e Tanabi; Tereos Amido & Adoçantes Brasil, em Palmital (SP); Escritório comercial na cidade de São Paulo. O Grupo Tereos Brasil tem cerca de 8.500 colaboradores contratados em base permanente e mais um contingente de safristas em torno de 1.200.