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Iniciativas Sustentáveis: Statkraft – Pilares da Satisfação


Com o objetivo de cuidar dos colaboradores, manter as equipes motivadas, unidas e ativas no home office durante a pandemia, esta geradora de energia renovável desenvolveu o programa #JuntosNaStatkraft

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Por Karen Pegorari Silveira

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia identificou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Além disso, ele é mais motivado a atender melhor o cliente, causa menos acidentes no trabalho e evita desperdícios.

Certos de que a felicidade no ambiente corporativo é o melhor caminho, a Statkraft, geradora de energia renovável, desenvolveu o programa #JuntosNaStatkraft. Ele foi desenhado pela área de Recursos Humanos e lançado em março de 2020, uma semana após a empresa ter adotado a prática de home office para todos os escritórios como forma de proteger os colaboradores frente à pandemia.

O programa é composto por cinco pilares: Informe-se, Movimente-se, Divirta-se, Conecte-se e Seja Solidário.

Dentro do pilar Informe-se, a empresa realizou bate-papos com as lideranças e equipes, reuniões frequentes com toda a empresa, e produziu informativos semanais sobre o status do Covid-19 nas cidades onde tem escritórios, no Brasil e no mundo.

No pilar Movimente-se, incentivaram a prática de atividades físicas em casa, disponibilizando videoaulas semanais de ioga, alongamento, ginástica laboral e aulões de outras práticas – com profissionais especializados, de forma personalizada e ao vivo. No total, foram mais de 30 aulas de cada modalidade durante o ano. As aulas de ioga e alongamento foram gravadas e ainda estão disponíveis para os colaboradores via Instagram.

Para a saúde mental e emocional dos colaboradores a empresa também disponibilizou aulas e vídeos de mindfulness; rodas de conversas de como superar o isolamento, diálogos de inspiração, palestras com psicólogos e nutricionistas e dicas semanas de saúde e bem-estar. Ao todo, foram mais de 18 palestras com adesão significativa 34 dicas disponibilizadas.

Para o pilar Divirta-se a Statkraft elaborou uma agenda especial para os fins de semana, com propostas envolvendo shows de música, culinária, conhecimentos especiais, bingos virtuais, pocket shows, dentre outros. As dinâmicas foram promovidas por colaboradores da empresa ou convidados especiais, como familiares e profissionais do ramo. A ideia foi unir as pessoas, proporcionando momentos agradáveis e divertidos. Foram mais de 30 eventos realizados durante o ano.

Na visão da empresa, o fator emocional é o que mais tem impactado as pessoas no momento, e, neste sentido, o apoio psicológico se tornou fundamental. “Ter um programa de apoio aos empregados e dependentes que possam suprir essa necessidade através de atendimentos realizados por especialistas de forma individualizada e confidencial é uma ação de grande valor para o momento. Proporcionar oportunidades para que as pessoas possam compartilhar suas experiências e possam ser ouvidas é também uma iniciativa importante. Por isso, trabalhamos para criar uma rede de apoio e suporte com atendimentos especializados”, declaram.

Além disso, a empresa oferece assistência médica – canal de atendimento 0800 especializado para orientações e consultas online – 24×7; PAE – Programa de Apoio ao Empregado: atendimento psicológico, social, planejamento financeiro e jurídico – 24×7; Pesquisa e acompanhamento de condição de saúde e vulnerabilidade para proporcionar o atendimento individualizado necessário; Consultoria médica – atendimento e suporte diário aos casos suspeitos e confirmados; Realização de testes para todos os colaboradores que apresentaram sintomas durante o período de home office.

Com o Desafio Solidário, programa já existente que ajuda pessoas em vulnerabilidade social, os colaboradores acumulam quilômetros que podem ser revertidos em ajuda humanitária ao realizar exercícios físicos, aulas de ioga e mindfulness.

O principal resultado do trabalho realizado pelo RH foi o retorno e a percepção dos colaboradores. Na pesquisa anual de engajamento, a empresa obteve 98% de satisfação, com destaque para a comunicação que atingiu resultado de 99% e o cuidado com a saúde que também obteve 99% de resultado.

Segundo a diretora de Recursos Humanos da empresa, Liandra Pellegrini, “esse é o momento em que todas as atividades que visam promover a saúde emocional e o bem-estar das pessoas têm um efeito muito positivo e contribuem muito para passarmos por essa crise da melhor forma possível. Nunca foi tão premente colocar em prática o conceito de diversidade, em que cada um é único e especial, assim como suas necessidades e particularidades”, diz.

Sobre a Statkraft

A Statkraft é uma empresa internacional de energia hidrelétrica e a maior geradora de energia renovável da Europa. No Brasil o Grupo controla 18 ativos de geração de energia eólica e hidrelétrica, com um total de 450 MW de potência.