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Iniciativas Sustentáveis: Siemens – Educação com base na experimentação


Projeto desta indústria já impactou mais de 152 mil crianças utilizando o ciclo do pensamento científico como ponto de partida

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Por Karen Pegorari Silveira

A partir do grande desafio no cenário educacional brasileiro, a indústria Siemens, por meio de sua Fundação, se propôs a contribuir com a melhoria da educação no país, seguindo o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4, da ONU.

Por meio do programa educacional inovador chamado Experimento – para professores e alunos, a Fundação Siemens buscou se envolver em uma educação científico-tecnológica, ancorada em valores desde a primeira infância até o final do ensino secundário.  O programa, com metodologia baseada no aprendizado pela descoberta, prioriza a experimentação, exploração e compreensão autônoma de fenômenos naturais relacionados à energia, meio ambiente e saúde.

Entre os parceiros do projeto estão o Colégio Visconde de Porto Seguro, Educação Metodista, Grupo Ser, Prefeitura de Jundiaí, Instituto Qualidade no Ensino, Prefeitura de Juquitiba, Instituto Ayrton Senna, Escolas Associadas da Unesco, Escola de Inventor, Instituto Sabin, Atina Educação, BASF, Prefeitura de Guaratinguetá, FCA, Prefeitura de Paulista e um número crescente de escolas em todo o país.

A abordagem educacional busca ensinar através da colaboração – o “processo de aprendizagem” começa com uma pergunta para o mundo – e busca ensinar em contextos que estão ligados à vida cotidiana. As experiências científicas naturais desempenham um papel central no projeto, que utiliza Guias para professores, Fichas para estudantes, Kits de material para cerca de 136 hands-on experiências de sala de aula, Cursos de formação para professores e educadores – Redes para a troca de know-how e Plataforma on-line para o material mais detalhada.

O Programa Experimento foi implantado em final de 2014 e contou com o Colégio Visconde de Porto Seguro como primeiro parceiro. Eles se dedicaram a tropicalizar o projeto da Siemens Stiftung (Alemanha) para os cenários brasileiros, sobretudo com a adequação ao currículo do país. Os kits foram divididos por faixa etária e possuem metodologia própria, que cobrem da pré-escola ao ensino médio: Experimento | 4+ (de 4 a 7 anos), Experimento | 8+ (8 a 12 anos) e Experimento 10 + (de 10 a 18 anos).

Até o momento o projeto já treinou 2.124 professores, fez presença em 83 cidades em 16 estados brasileiros e impactou mais de 152 mil crianças. Durante o andamento do projeto, os responsáveis notaram benefícios como a reconstrução do pensamento de professores, crianças e jovens ao utilizar o ciclo do pensamento científico.

De acordo com a especialista em Sustentabilidade na Siemens e secretária-executiva na Fundação Siemens, Bianca Bozon Moreira Talassi, o Programa Experimento reafirmou a contribuição da empresa para que o Brasil atinja vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), como a educação de qualidade, entre outros. “Assumimos publicamente esse compromisso com a publicação do relatório Business to Society (B2S). A mudança que a empresa deseja para o país é que daqui a dez anos tenhamos profissionais do futuro, que são conscientes de seu processo decisório, interessados em inovar e aptos a ter melhores desempenhos social, econômico, financeiro e educacional”, esclarece.

Sobre o Grupo Siemens no Brasil

A Siemens está presente no Brasil há cerca de 150 anos. Hoje, seus equipamentos e sistemas são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada nacionalmente, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 10 anos. Atualmente, a empresa conta com 12 fábricas e sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados por todo o território nacional.