imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Setin – ESG para crescer


Com o objetivo de avaliar a exposição a riscos e gerenciá-los essa incorporadora criou um comitê de ESG, entre outras ações

Imagem relacionada a matéria - Id: 1627718756

Por Karen Pegorari Silveira

Investimentos com foco em sustentabilidade no setor imobiliário ainda são tímidos no país, mas o mercado financeiro está cada vez mais interessado nesse segmento e o Brasil começa a conviver com os primeiros fundos imobiliários (FIIs) com certificação ESG.

Os FIIs ligados a questões sustentáveis pretendem investir em prédios com Certificação LEED (sustentabilidade do espaço, racionalização do uso de água, eficiência energética, gestão de resíduos e materiais) e apostam em empreendimentos ou projetos que fazem parte da economia verde, como parques eólicos e solares.

Mirando nessa nova realidade a Setin, incorporadora especializada em empreendimentos residenciais e comerciais de médio e alto padrão na cidade de São Paulo, vem integrando iniciativas dos pilares ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e reforçando o compromisso com ações de impacto positivo para crescer e inovar.

Para isso, a empresa criou em outubro de 2020, o Comitê de ESG e busca avaliar a exposição a riscos, gerenciá-los e implementar políticas de mitigação, assim como desenhar práticas sustentáveis a serem implementadas este ano.

O comitê é composto por representantes de diversas áreas, como Gestão de Pessoas, Jurídico, Marketing, Financeiro, Obras, Projetos e Produto e liderado pela diretora de Operações, Bianca Setin. As reuniões periódicas servem para acompanhar os resultados dos trabalhos já realizados, avaliar novas perspectivas diante dos cenários em constante mudança e para implementar novos programas, além da criação de campanhas de endomarketing para conscientizar toda a empresa sobre a importância das iniciativas adotadas e o andamento de cada uma das ações.

Bianca conta que primeiro trabalho do comitê foi o aprimoramento do projeto ‘Tapume Gentileza’ – os tapumes das obras da Setin contam do lado de fora com banco de descanso, uma área de pet, carregadores de celular, proteção de chuva e iluminação noturna – que inibe o uso de drogas e episódios de violência em lugares ermos.

Outra iniciativa reformulada pelo comitê foi o Programa Heróis do Cotidiano. “Ele é realizado em parceria com a ONG Mestres da Obra para transformar os canteiros de obras da Setin em um espaço de conhecimento, com aulas e trocas sobre temas do cotidiano, como violência doméstica, sustentabilidade e arte voltadas aos profissionais da construção civil”, descreve.

Um projeto criado genuinamente pelo comitê e mencionado pela executiva é o Programa Acolher, lançado em fevereiro de 2021, que traz uma consultoria especializada em saúde emocional, para proporcionar aos colaboradores da Setin rodas de conversas temáticas sobre estresse, ansiedade e adaptabilidade à mudança, além de suporte individual e personalizado com psicólogos e terapeutas.

No quesito ambiental, Bianca destaca que nos empreendimentos da incorporadora, com a finalidade de proteger recursos naturais, utilizam água de reuso para rega de plantas e lavagem de calçadas, e instalam painéis solares e sistema flexível de distribuição de água. Para diminuir o volume de resíduos produzidos, a incorporadora ainda decidiu pela não utilização de copos plásticos no escritório – iniciativa que evitará o descarte de cerca de 71.500 copos plásticos no período de dois anos, e busca diminuir e destinar seus resíduos.

De acordo com Bianca, a empresa tem criado KPIs para mensurar e monitorar a evolução de cada prática realizada e já vem colhendo os frutos desse trabalho. “Fomos procurados por dois fundos de investimento recentemente e isso me mostra que nossos esforços estão sendo notados, que estamos no caminho certo”, diz.

Sobre a Setin

Fundada há 42 anos, a Setin Incorporadora conta com aproximadamente 200 colaboradores e já entregou mais de 21 mil imóveis e 1,9 milhão de metros quadrados construídos. No setor hoteleiro, 6.600 quartos em 34 hotéis construídos.