imagem google

Iniciativas Sustentáveis: QueenNut Macadâmia – Responsabilidade Social como diretriz


Imagem relacionada a matéria - Id: 1558640741

Por Karen Pegorari Silveira

O município de Dois Córregos, no interior paulista, é um dos maiores produtores nacionais de macadâmia e está numa região que responde por cerca de 35% da safra brasileira.

É nessa cidade também que fica a QueenNut, uma das pioneiras na produção de macadâmia no Brasil, que processa 2 mil toneladas por ano, possui 400 hectares, sendo 100 hectares plantados nos últimos dois anos, e produziu 800 toneladas na safra de 2018.

Para eles, a Responsabilidade Social é uma diretriz para todas as ações e decisões corporativas que gerem impactos para os colaboradores e as comunidades onde atuam. Neste sentido, a empresa promove diversas ações como:

O Projeto Atleta do Futuro, em parceria com o Sesi, tem o objetivo de incentivar crianças e adolescentes a se interessarem por esportes e já atendeu 450 crianças, adolescentes e adultos da faixa etária de 4 a 24 anos de baixa renda. O Projeto Proerd: Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência é uma parceria da empresa com a Polícia Militar da cidade de Dois Córregos, tem como objetivo prevenir e afastar crianças e adolescentes das drogas, e já atendeu 500 alunos de Educação Infantil e de anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. O Projeto Adolescente Aprendiz, é uma parceria com a ADEA – Associação Dois-correguense de Educação e Assistência e tem o objetivo de trabalhar para a formação intelectual, moral, educacional e de aprendizagem do jovem em sua primeira experiência de trabalho. Com o Projeto Selo Empresa Amiga da Apae de Dois Córregos, que doa recursos financeiros para as ações da entidade com foco em crianças, jovens e adultos especiais. O Projeto Piloto Apae – Dois Córregos – Cozinha Profissionalizante, que ensina crianças e adolescentes a confeccionar massas de bolos e salgados e ajuda a fortalecer a coordenação motora; para qual a empresa doa mensalmente 30 quilos de macadâmia estilo 7. O Projeto Empresa Amiga da Criança, que atua contra o trabalho infantil e promove a formação profissional e acesso ao emprego protegido para adolescentes. O Projeto Festa da Macadâmia, em parceria coma Prefeitura Municipal, Instituto Usina dos Sonhos e Entidades Sociais da cidade busca divulgar o potencial turístico da cidade e atrair pessoas de toda a região. A QueenNut doa as amêndoas de macadâmia para as entidades que elaboram pratos diversos de culinária para venda durante a festa.

Internamente, a QueenNut também desenvolve ações para todos os colaboradores, que passam por treinamentos para prevenção de Acidentes e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), contam com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Todos podem realizar acompanhamento médico e participam de palestras sobre saúde, cuidados com a Saúde da Mulher, palestras com psicólogos, palestras com nutricionista para qualidade e alimentação saudável, e a Ginastica laboral.

Qualificação técnica também é uma ação da empresa, que custeia cursos nas áreas em que o colaborador atua e também nas áreas de formação para aqueles que querem progredir na carreira. As bolsas de estudos podem ser integrais ou parciais em Formação Universitária ou por meio de treinamentos internos e externos, como a participação em Congressos Nacionais e Internacionais

A empresa também realiza ações em favor do meio ambiente, como: coleta seletiva destinando seu lixo adequadamente, em parceria com a unidade de coleta seletiva do Município de Dois Córregos. Todos os seus departamentos contam com coleta seletiva com o objetivo de incentivar a reciclagem. O material reciclável (papel, papelão, plástico) é retirado quinzenalmente por responsável pela reciclagem do lixo na cidade de Dois Córregos. Redução do consumo de energia elétrica através da troca de todas as lâmpadas pelo modelo Led, desligando as luzes das dependências quando não estiver em uso e com iluminação ornamental interna e externa, além do uso eficiente do ar condicionado. O desperdício de água também é evitado por meio do Diagrama de distribuição de água setorizando o consumo, monitorando necessidades de reparos em tubulações e reservatórios, utilizando torneiras automáticas em pontos de maior consumo. O processo de lavagem da macadâmia também conta melhor eficiência evitando o uso excessivo de água.

Todas as iniciativas socioambientais da empresa já impactaram mais de 3000 pessoas.

De acordo com a presidente da QueenNut, Maria Teresa P. E. Camargo, “o conceito de Responsabilidade Social é difundido nas atividades diárias da empresa e traduzido por meio de ações éticas, do diálogo transparente, da integridade das relações, do respeito e do tratamento justo com o público interno, meio ambiente, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e sociedade”, diz.

Sobre a QueenNut Macadâmia

Em 1994 por iniciativa dos seus fundadores e estudos de viabilidade climática, na cidade de Dois Córregos foi fundada QueenNut Macadâmia. Atualmente a empresa conta com 70 colaboradores na indústria e 180 no setor agrícola, sendo 80% dos cargos ocupados pelo sexo feminino. A empresa também fabrica chocolates com macadâmia, azeite de macadâmia, macadâmia caramelizada, macadâmia torrada e salgada e sabores de macadâmia temperada.