imagem google

Iniciativas Sustentáveis: P&G – Água potável para todos


Um dos principais programas de responsabilidade social desta indústria já impactou mais de 36 mil pessoas no Brasil

Imagem relacionada a matéria - Id: 1558639846

Por Karen Pegorari Silveira

Escolher uma causa pela qual lutar tem sido a aposta de companhias pelo mundo todo, são os chamados negócios com propósito – o propósito de uma empresa define quem e o quê a empresa é para si mesma, para seus membros, seus consumidores e sua comunidade. Essa tendência está inserida na 4ª Revolução Industrial, segundos estudiosos, e é uma nova oportunidade para o engajamento de colaboradores, segundo afirma um relatório recente da consultoria norte americana PWC. Empresas com propósito estão sempre buscando uma maneira de se conectar com os consumidores para tornar a vida deles melhor, enquanto também procuram inovações para promover impacto social e ambiental em larga escala.

Atenta às novas demandas sociais, a P&G escolheu sua causa – levar água pura para crianças e ajudar a reduzir mortes causadas por diarreia pela ingestão de água contaminada em países em desenvolvimento, onde 800 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água potável.

No Brasil, o programa Água Pura para Crianças foi implantado em 2014 e já atende mais de 36 mil pessoas nas comunidades ribeirinhas do Amazonas, Vale do Jequitinhonha e comunidades no extremo sul da Bahia. Atualmente, a empresa realiza uma campanha em comemoração aos 30 anos chamada “1 clique = 1 dia de água pura”, em que convidam consumidores a doarem gratuitamente um dia de água pura para uma família beneficiada pelo programa.

Este é um dos principais programas de responsabilidade social da P&G e permitiu transformar 15 bilhões de litros de água suja em água pura, em âmbito global, para pessoas sem acesso à água potável, desde 2004. A intenção da companhia é acelerar os esforços para oferecer água pura a um número ainda maior de pessoas no mundo – 25 bilhões de litros – equivalentes a mais de 100 bilhões de copos de água em todo o mundo, até 2025.

A P&G tem como um dos seus pilares de gestão a Cidadania, que engloba a Responsabilidade Social Corporativa, Diversidade, Igualdade de Gênero e a Sustentabilidade Ambiental como um dos seus focos. O principal desafio é pensar em ações que envolvam cada um desses pilares e sigam beneficiando cada vez mais as comunidades que estamos inseridos.

Um dos pilares da cidadania na P&G é o Impacto na Comunidade, em que globalmente a escolha estratégica da empresa é focar no desenvolvimento integrado da infância, através de programas de educação, saúde e bem-estar. No Brasil, a empresa conta com dois parceiros que viabilizam as metas de educação por meio do programa P&G pela Educação: United Way Brasil e Instituto Ayrton Senna. O programa integra todas as ações sociais feitas pelas duas instituições em parceria com a P&G.

Diversidade e inclusão também são outras questões do pilar de cidadania. Para eles, a obrigação e o compromisso de fazer a diferença para tornar o mundo um lugar mais tolerante e igualitário também faz parte do negócio. Toda contratação ou promoção conta uma candidata mulher e um candidato homem, que são avaliados igualmente pelo perfil, experiência e conhecimento. Hoje, 42% do time de liderança é composto por mulheres.

A companhia reconhece que ainda há muito a ser feito, mas trabalha para estimular a diversidade e inclusão, não apenas dentro da empresa, como fora. Algumas das iniciativas da companhia, por exemplo, incluem a parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares, para levar maior capacidade para o recrutamento de pessoas negras, parcerias com os coletivos negros das universidades.

A Sustentabilidade Ambiental é outro foco da Cidadania da P&G, que tem o objetivo de promover mudanças positivas nas áreas de clima, água e resíduos. Para isso, estabeleceram uma série de metas de curto prazo que garantirão a sustentabilidade da companhia a longo prazo. Com um plano intitulado “Ambição 2030”, querem tornar isso possível e inspirar um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade, criando valor para a companhia e para os consumidores.

No Brasil, todas as fábricas da companhia já são zero resíduo para o aterro sanitário e tiveram avanços significativos no consumo de energia e gestão sustentável do consumo de água. Hoje, a P&G está em compliance com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio do programa “Dê a mão para o futuro”, criado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) em parceria com outras associações. O programa arrecada recursos e investe em cooperativas de catadores selecionadas através de treinamentos e capacitação, compra de equipamentos e veículos e na estrutura necessária para que elas possam operar. Essas cooperativas recolhem as embalagens pós-consumo.

De acordo com a gerente de Comunicação Corporativa, a Responsabilidade Social é fundamental para o negócio da P&G e na construção de sua cultura. “Todos os dias trabalhamos para ser uma força para o bem e uma força para o crescimento. Nossa aspiração é impactar positivamente todos os nossos stakeholders em cada área do nosso trabalho de cidadania. Em todas as nossas marcas, funcionários, operações e parceiros de negócios, fazemos diferenças significativas na vida das pessoas em todo o mundo”, completa.

 Sobre a P&G Brasil

A P&G emprega 3.300 pessoas no Brasil, incluindo seus escritórios administrativos e 4 fábricas e atua com 14 marcas: Always, Ariel, Aussie, ClearBlue, Downy, Gillette, head&shoulders, Herbal Essences, Metamucil, OldSpice, Oral-B, Pampers, Pantene, Vick.