imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Procter & Gamble – Saúde como estratégica do negócio


Esta companhia apostou no cuidado com a saúde integral de suas equipes e conseguiu reduzir significativamente a sinistralidade do seu plano de saúde e tributos previdenciários, além de aumentar a produtividade dos colaboradores

Imagem relacionada a matéria - Id: 1627910147

Por Karen Pegorari Silveira

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) uma em cada quatro pessoas acabará sofrendo com um transtorno da mente ao longo da vida, e a depressão será o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo.

Preocupados com este cenário, a P&G vem desenvolvendo ações para cuidar da saúde mental de seus colaboradores há alguns anos e tem adaptado o programa Vibrant Living para atender as demandas que surgiram neste momento de pandemia vivido em diversos países.

O programa é global e atua em varias frentes, como: determinantes sociais com consultoria financeira, educação/ capacitação, apoio às comunidades, saneamento básico, segurança etc. No autoconhecimento dos trabalhadores com seu nível de estresse, ansiedade, depressão e outros transtornos mentais (com biofeedback, questionários de rastreamento, avaliação e acompanhamento psicológico). Na resiliência dos indivíduos com mindfulness/ meditação, relaxamento muscular, respiração, gerenciamento do estresse, biofeedback, massagem, sala de descompressão, educador físico, alimentação saudável, sono adequado etc. No apoio terapêutico com coordenação do cuidado pela equipe de saúde, psicoterapia, psiquiatria, serviços acessíveis e de qualidade, PBM (acesso a medicamentos) etc. Na liderança comprometida, engajada e que converse abertamente e de forma transparente sobre o tema.

Com toda essa atenção voltada à saúde integral dos colaboradores, a P&G alcançou grande economia em redução da sinistralidade do plano de saúde e tributos previdenciários e aumento da produtividade dos trabalhadores.

O gerente médico sênior da P&G, Fernando Mariya, conta que o Vibrant Living tem a intenção de inspirar os funcionários a viver bem e a estar no seu melhor estado de saúde. “O Vibrant Living representa o compromisso da empresa em ajudar os trabalhadores da P&G a atingir seu pico e viver uma vida significativa, feliz e saudável. Por isso, oferecemos uma família de programas nas áreas de preparação física, nutrição, resiliência mental e emocional, educação e treinamento em saúde e atividades/ eventos práticos para ajudar na conexão social, realização pessoal e desempenho máximo. Saúde é uma ação estratégica do negócio”, diz.

Segundo Mariya, os savings que têm retornam para a empresa em investimento para novos negócios, tecnologias e bonificação para os funcionários, e impacta em aumento da produtividade dos colaboradores, que adoecem menos, faltam menos ao trabalho e reduzem seu presenteísmo por estarem mais saudáveis e focado, relata.

Sobre a P&G

A P&G atende quase 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo com marcas como Always, Ariel, Aussie, ClearBlue, Downy, Gillette, Head&Shoulders, Metamucil, entre outras, e sua operação chega a aproximadamente 70 países.