imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Procter & Gamble – Oportunidades Iguais


Programa de uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo facilita o acesso de negócios liderados por mulheres às grandes cadeias de suprimentos globais, através do aperfeiçoamento de seus modelos de gestão empresarial

Por Karen Pegorari Silveira

De acordo com afirmação da presidente da P&G Brasil, Juliana Azevedo, o público feminino representa cerca de 85% do poder de compra em todo o mundo, porém menos de 1% dos gastos das multinacionais em compras são destinados a empresas lideradas por mulheres.

Para facilitar o acesso dessas empresas pertencentes e lideradas por mulheres às grandes cadeias de suprimentos globais, a companhia direcionou 2 bilhões de dólares de seu orçamento de compras a empresas pertencentes a mulheres e desenvolveu uma iniciativa para aperfeiçoamento de seus modelos de gestão empresarial, o I Programa P&G de Desenvolvimento de Fornecedoras.

Realizado em parceria com a organização não governamental WEConnect International – uma aliança entre 85 multinacionais comprometidas em aumentar seus gastos de compras com empresas pertencentes a mulheres em todo mundo – a edição brasileira selecionou 25 empresas de pequeno e médio porte, cujo pelo menos 51% da propriedade e controle estão na mão de uma ou mais mulheres.

O currículo do curso é formado por 10 módulos presenciais ministrados pelos próprios executivos da Procter & Gamble, bem como convidados externos, de forma a transferir boas práticas da corporação a potenciais futuras fornecedoras. Entre os temas abordados estão: Estratégia de Negócios, Inovação, Branding & Tecnologia, Vendas, Acesso à Capital, Serviço ao Cliente, entre outros.

Segundo declara a presidente da P&G, Juliana Azevedo, “temos compromisso com a diversidade e inclusão e queremos mudar esse cenário investindo nessas pequenas e médias empreendedoras para que tenham as habilidades necessárias para expandir seus negócios”, afirma.

Até o momento, 139 empresárias foram beneficiadas pelo programa, que percorreu países como Índia, Turquia, Nigéria, Reino Unido, México, China e África do Sul, Costa Rica e Singapura.

Sobre a P&G

A P&G atende quase 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo com marcas como Always, Ariel, Aussie, ClearBlue, Downy, Gillette, Head&Shoulders, Metamucil, entre outras, e sua operação chega a aproximadamente 70 países.