imagem google

Iniciativas Sustentáveis: MRV Engenharia – Investimento Social


Com um investimento de mais de 15 milhões de reais em projetos sociais a construtora já transformou, por meio de seu Instituto, a vida de quase 400 mil pessoas direta e indiretamente

Imagem relacionada a matéria - Id: 1555686020

Por Karen Pegorari Silveira

Para acompanhar a evolução do conceito de filantropia para o investimento social privado estratégico, a MRV Engenharia criou o Instituto MRV e atualmente investe 1% do total do seu lucro líquido em iniciativas de desenvolvimento educacional nas comunidades onde atua. Além disso, a companhia conta com o apoio de mais de 2.600 colaboradores voluntários.

Somente no ano de 2018 foram investidos R$ 6 milhões de reais em programas internos e de apoio a importantes instituições, como o Programa Educar para Transformar – Chamada Pública de Projetos, que busca propostas que associam educação aos três pilares do desenvolvimento sustentável: social, ambiental e econômico. Os projetos selecionados recebem aporte financeiro e suporte da equipe do Instituto para o desenvolvimento das ações, o acompanhamento da aplicação dos recursos e a realização de capacitação. 20 projetos já foram apoiados dentro do programa, impactando 27 mil pessoas diretamente.

No MRV Voluntários, o primeiro desenvolvido pelo Instituto, mais de 24 mil pessoas foram impactadas diretamente pelas ações dos colaboradores da empresa. Em 2018 mais de 2.600 voluntários foram cadastrados.

O Programa Seu filho, Nosso futuro apoia os colaboradores com o fornecimento de material escolar para as crianças e os adolescentes com idade entre 6 e 14 anos e incentivo ao hábito da leitura para crianças de 0 a 5 anos. Mais de 11 mil crianças e adolescentes, filhos dos nossos colaboradores, foram impactados com o programa.

Já o Escola Nota 10 foca na capacitação profissional no local e horário de trabalho do operário. Desde 2011, a empresa desenvolve o programa em todas as suas regionais.  Com o apoio do Instituto MRV, atualmente são mais de 5.800 trabalhadores beneficiados de diversas áreas.

Além destas, há outras ações como a parceria com a ONG Mulher em Construção, que ofereceu gratuitamente curso de cerâmica exclusivo para o público feminino, em canteiro de obras de Canoas (RS). As mulheres selecionas para a primeira turma tinham mais de 18 anos e antes de iniciarem o treinamento elas tiveram as carteiras assinadas pela construtora. O curso teve duração aproximada de um mês (168 horas, oito horas por dia), com aulas teóricas pela manhã e práticas à tarde, no próprio canteiro. O processo contou com participações em atividades culturais, apoio psicológico durante todo o período e por fim, a formatura, que marcou o término do treinamento e a entrega da certificação. Esse foi um projeto piloto que iniciou no Rio Grande do Sul e pode alcançar o território nacional, nos 22 Estados onde a construtora atua.

As iniciativas sustentáveis da MRV levaram a empresa até a 73º Assembleia Geral da ONU, onde a construtora apresentou seu case no “SDG’s in Brazil” de propostas e ações para atingir os ODS no país. Além disso, a MRV Engenharia integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, onde as empresas listadas são reconhecidas por sua governança corporativa, boas práticas ambientais e sociais, sustentabilidade do negócio e produtos.

De acordo com Eduardo Fischer, presidente da MRV Engenharia, há um consenso de que empresas bem-sucedidas precisam assumir responsabilidades diante da sociedade. “Na MRV, por estarmos plenamente conscientes do nosso papel social, temos contribuído por meio do Instituto MRV, de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida das comunidades em que atuamos de norte a sul do Brasil. Se são as pessoas que fazem da MRV a maior construtora residencial do Brasil, é para as pessoas que investimos em projetos que envolvem educação, visando sempre o bem-estar de todos os públicos com os quais interagimos”, declara.

Raphael Lafeta, diretor do Instituto MRV, declara ainda que “Garantir um país mais solidário e sustentável é o nosso compromisso. Para isso, o Instituto vem atuando em parceria com empresas, entidades e órgãos públicos para promover acesso a oportunidades de crescimento social. Acreditamos que isso só é possível por meio da educação. Por essa razão, desenvolvemos e apoiamos projetos com esse viés”, diz.

Sobre a MRV Engenharia

Fundada em outubro de 1979 a MRV Engenharia é a primeira construtora da América Latina a oferecer energia fotovoltaica para seu segmento de atuação e está presente em mais de 150 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal. Em seus 38 anos de atividade já vendeu mais de 300 mil unidades e foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a maior e a melhor empresa do ano no setor de Construção pelo ranking Melhores e Maiores 2018, publicado pela revista Exame.