imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Micro-Química – Dedicação e Reconhecimento


Ao assumir a gestão da empresa familiar, o herdeiro Claudio Hanaoka, transformou sua empresa e a colocou no trilho da Sustentabilidade, garantindo mais negócios e prêmio de reconhecimento

Imagem relacionada a matéria - Id: 1585944436

Por Karen Pegorari Silveira

Era o ano de 2001 quando Claudio Hanaoka decidiu trocar um emprego estável no mercado financeiro para assumir o negócio familiar do pai, com cultura e gestão conservadoras. Três meses depois e com um plano estratégico traçado Hanaoka decidiu investir em Sustentabilidade para diferenciar sua gestão.

“Tomei a decisão de evoluir a gestão da empresa através da sustentabilidade, na promoção de um desenvolvimento organizacional que respeitasse o meio ambiente, fosse socialmente responsável e com crescimento econômico. Tudo muito bonito na teoria e nos conceitos, mas o desafio era transformar isso em realidade numa pequena indústria de administração familiar altamente conservadora e com recursos limitados”, lembra o empresário.

Ainda de acordo com Claudio, a responsabilidade socioambiental ajudou na construção de um novo propósito para a empresa e apesar do choque entre gerações, foi possível aos poucos compartilhar uma visão de futuro, comunicando, explicando sobre a importância de mudar, convidando todos os colaboradores a participar desse desafio envolvendo o meio ambiente e o social.

Como benefícios alcançados após essa mudança Claudio destaca a melhoria na saúde e segurança do trabalhador, ganhos de eficiência na produção, reaproveitamento de produtos antes descartados, diminuição nos gastos com tratamento de efluentes, captação e uso de água de chuva, maior eficiência energética e logística reversa nas embalagens, participação em prêmios renomados como Prêmio da Água e Prêmio de Mérito Ambiental – da Fiesp, Prêmio DuPont de Saúde e Segurança do Trabalhador, entre outros.

Em sua avaliação, Claudio pondera que trabalhar com um maior enfoque na responsabilidade socioambiental permitiu manter e conquistar novos clientes, auxiliar na construção de uma imagem melhor e em ganho de reputação, trouxe ainda novos fornecedores, permitindo inclusive a aquisição de matérias primas de maior qualidade e melhor preço.

Para ele, “muitos clientes, principalmente os de maior porte e multinacionais, têm maior atenção em práticas socioambientais, realizando auditorias, por exemplo. Isso permitiu uma troca de experiências e relacionamentos mais próximos e de valor. Outro benefício que a Sustentabilidade nos trouxe foi a iniciativa ‘Juntos pela Sustentabilidade’ ou Together for Sustainability (TfS), uma iniciativa conjunta e uma rede global de 22 empresas químicas, para a qual a Micro-Química foi convidada a participar graças ao trabalho socioambiental realizado na empresa”.

Para as novas lideranças, Claudio faz um alerta, “assumir essa jornada é um dos principais desafios da liderança contemporânea, trazendo maior senso de pertencimento num mundo que clama por mudanças na forma de produção, consumo e descarte de uma economia linear ultrapassada para uma economia circular contemporânea e mais sustentável”.

Sobre a Micro-Química

Há 31 anos no mercado, a empresa produz Ácidos Inorgânicos (Ácido Sulfúrico e Nítrico) com altíssimo teor de pureza, além de diluir e comercializar ácidos e outros produtos.