imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Mattel – Respeito desde a infância


Criadora de uma das bonecas mais famosas do mundo, a Barbie, diversifica portfólio pensando na representatividade e na inclusão

Imagem relacionada a matéria - Id: 1606698589

Por Karen Pegorari Silveira

Qual menina na infância não sonhou ser igual a Barbie? Porém, anos atrás elas eram apenas brancas, de cabelos loiros e lisos, altas, magras e faziam com que muitas meninas sem essas características se sentissem inferiores por não ser igual a elas.

Os anos se passaram e com eles o mundo foi se transformando, assim como a Mattel, criadora da Barbie, que percebeu como a representatividade das suas bonecas era importante para a infância e para a formação da autoestima de milhares de meninas.

Nasceram novas bonecas Barbies, a negra de cabelo cacheado, a morena, a cadeirante, a com vitiligo, a careca, a cheia de curvas, a que usa prótese, entre outras bonecas. Ao todo são mais de 170 novos estilos, nove tipos de corpos, 35 tons de pele e 94 diferentes cabelos.

De acordo com a empresa, embora a linha tenha adicionado mais de 100 novos visuais nos últimos anos para tornar seu estoque cada vez mais diversificado, as últimas adições são uma resposta direta ao que os fãs da Barbie desejam.

Para representar adequadamente as pessoas com deficiência, a Mattel trabalhou com eles para criar a cadeira de rodas da Barbie – na qual qualquer uma das Barbies da coleção “Feito para mover” se encaixará – e a Barbie com um membro protético. Além de trabalhar com uma equipe da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) para criar a cadeira de rodas, a Mattel trabalhou com a designer e autora Jordan Reeves, de 12 anos, que tem uma prótese de braço, e ajudou a equipe de projeto com detalhes sobre membros protéticos, como pedir que a prótese fosse removível para ser mais realista. Para criação da Barbie com vitiligo, um dermatologista especializado foi consultado para certificar que a doença de pele fosse representada com precisão. 

Segundo a vice-presidente de Design Barbie da Mattel, Kim Culmone, “esse foi um dos nossos primeiros grandes insights”, sobre o pedido de Jordan para que a prótese fosse removível. “Isso não é necessariamente algo que teríamos percebido como seria importante para alguém que vive com essa experiência”.

Nos EUA a marca também lançou coleções de profissões, como a Barbie juíza negra por exemplo, e Barbie sem gênero para que meninos e meninas personalizem o brinquedo, com diferentes opções de roupas, acessórios e perucas, que incluem penteados longos e curtos.

Recentemente, a empresa fez uma parceria com a famosa marca de maquiagem MAC, para desenvolver uma cor de batom que fique bem em todos os tons de pele.

De acordo Kim Culmore, o feedback que receberam sobre a boneca e a marca não estava de acordo com as intenções da empresa, mas levaram a sério e “desse feedback surgiu o aumento da etnia, do tipo de corpo e etc”, conta.

Sobre a Mattel

Presente no Brasil desde 1988, a Mattel é especializada na criação e produção de brinquedos como Barbie, Hot Wheels, Fisher-Price, Thomas & Friends e MEGA. A empresa opera em 40 localidades e comercializa seus produtos em mais de 150 países em parceria com as principais redes de varejo e tecnologia do mundo.