imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Inarco – Sustentabilidade para Crescer


Se adequar às exigências de um grande fornecedor foi o principal motivador para que esta pequena empresa de troféus pudesse transformar sua gestão e suas práticas de operação

Imagem relacionada a matéria - Id: 1585943295

Por Karen Pegorari Silveira

Fornecer para grandes empresas é a meta de muitos empresários brasileiros, porém as exigências relacionadas a Sustentabilidade podem ser grandes oportunidades ou grandes empecilhos para a efetivação da venda.

Para a Inarco, uma pequena fábrica de troféus da zona sul de São Paulo, as premissas de Sustentabilidade exigidas por um novo fornecedor foram uma oportunidade para a empresa ampliar suas iniciativas de responsabilidade socioambiental.

Apesar de ter implantado pequenas ações sociais quando se transferiu do centro de São Paulo para o Morumbi, as inciativas ganharam força quando surgiu a oportunidade de ser fornecedora de troféu da Fórmula 1. No início as ações de Responsabilidade Social foram necessárias devido à falta de mão de obra qualificada para as funções que a empresa necessitava.

Como a empresa decidiu contratar colaboradores apenas do entorno da fábrica foi preciso fazer um trabalho social, o “Projeto Minha 1º Carteira de Trabalho”, oferecendo emprego e capacitação inicialmente nas áreas de montagem, embalagem, limpeza e segurança. Com esta iniciativa, a empresa manteve por 2 anos funcionários com idade entre 20 e 30 anos, capacitando e proporcionando a “1° Carteira de Trabalho com Registro”. Bolsas universitárias para funcionários e cursos profissionalizantes também foram inseridos no quadro de benefícios e em seguida a empresa implantou a cultura do voluntariado e atividades de valorização da família.

Para atender questões ambientais a empresa, que fabricava tradicionalmente troféus em metal, criou a linha ecológica feita com matérias recicláveis, que não agridem a natureza, como madeira de reflorestamento, alumínio reciclado e tinta eco sustentável, o que garantiu premiações e homenagens no meio empresarial.

A Inarco foi a fornecedora do Troféu da Fórmula 1, do ano de 2019, que homenageou o saudoso piloto Ayrton Senna foi 100% fundido em alumínio reciclável e pintado com tinta ecológica.

De acordo com Rosely Ugolini, sócia-diretora da Inarco, “a maioria das empresas é resistente à produtos ecológicos, ainda busca por troféus em metal com banho dourado, prateado ou em plásticos. Porém, estamos aos poucos mudando e incentivando as empresas a direcionar um olhar diferente sobre a importância de preservação do meio ambiente, através do uso de materiais recicláveis”, conta a empresária.

“Se quisemos alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 temos que, acima de tudo, praticar o respeito, a ética e a solidariedade”, completa ela.

Sobre a Inarco

Há 28 anos no mercado, essa fabricante de troféus, placas, bustos, esculturas, medalhas e outros produtos é a maior empresa de Troféus da América Latina e tem grande atuação social com as comunidades do entorno de sua fábrica.