imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Hyundai – Pilares de Responsabilidade


Baseada em 6 pilares, as ações de Responsabilidade Social dessa indústria automotiva já impactaram quase 2 milhões de pessoas indiretamente

Imagem relacionada a matéria - Id: 1576498939

Por Karen Pegorari Silveira

Independência financeira para grupos vulneráveis, apoio a negócios, serviços de acessibilidade e mobilidade para pessoas com deficiência física, melhoria da segurança no trânsito, conservação ambiental e combate a mudanças climáticas, além de ações de voluntariado são o foco das ações sociais da Hyundai Motor Company no mundo.

Seguindo as diretrizes da matriz, a Hyundai Motor Brasil desenvolve projetos nessas temáticas, como: a Clínica Hyundai de Futebol Infantil – que desde 2012 desenvolve semanalmente, atividades esportivas e de cidadania para crianças de escolas públicas municipais de Piracicaba e já beneficiou cerca de 11.500 pessoas; o Trailer Sorriso Cidadão – consultório odontológico itinerante que leva tratamento dentário gratuito para a população do município e que já realizou mais de 50 mil atendimentos durante os cinco anos de existência do projeto; o patrocínio, há dez anos, à Festa das Nações – maior evento de solidariedade da região, em que  todo recurso financeiro arrecadado é revertido para instituições sociais do município que atendem aproximadamente 14 mil pessoas; patrocínio há cinco anos à Orquestra Sinfônica de Piracicaba, na realização da temporada anual de concertos e três projetos sociais em escolas públicas municipais, proporcionando arte, cultura e educação musical para  mais de 15 mil pessoas, anualmente; na grande São Paulo, desde 2018, a montadora apoia a realização de cursos de capacitação profissional para jovens de baixa renda do Instituto da Oportunidade Social, e patrocina oficinas de Taekwondo destinadas a crianças com e sem deficiência intelectual do Instituto Olga Kos, com o objetivo de melhorar a saúde e a inclusão social do público assistido.

Outro importante compromisso social da montadora é com a segurança no Trânsito. Este ano a Hyundai projetou na fachada prédio da FIESP um videogame chamado “Running Safe”, para que o público praticasse, de forma divertida, noções de segurança no trânsito. O jogo iluminou a Avenida Paulista durante todo o mês de maio e impactou mais de 1 milhão de pedestres.

A Hyundai também é a única montadora do país com certificado de “Trabalho Decente” reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) brasileiro. A cada seis meses essa auditoria sobre as condições de trabalho é atualizada. Nessa linha também há um canal exclusivo para denúncias.

A Hyundai disponibiliza o Ethics Line, canal de denúncias exclusivo para receber denúncias anônimas ou identificadas sobre desvios de conduta ética de quaisquer pessoas direta ou indiretamente relacionadas com a empresa. A HMB instrui todos os colaboradores, independente de seu nível hierárquico, sobre a importância de fazerem as melhores escolhas no dia-a-dia, sempre pautados em elevados padrões éticos.  A empresa também solicita que todos seus parceiros comerciais, fornecedores e concessionárias, se comprometam em realizar seus negócios de forma ética, combatendo toda forma de discriminação, assédio, propina, corrupção, concorrência desleal, ou quaisquer outras condutas ilegais ou antiéticas.

Sobre a Hyundai Motor Brasil

A Hyundai possui 10 fábricas no mundo e 7 delas são fora da Coreia do Sul. No Brasil desde 2012, a empresa conta atualmente com 2,7 mil colaboradores e este ano, com investimentos de US$ 35 milhões, a capacidade produtiva foi aumentada de 180 mil para 210 mil carros por ano.