imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Emphasis – Responsabilidade e Competitividade


Promover a qualificação profissional, o cuidado com a saúde e a qualidade de vida, além da conscientização sobre temas importantes são algumas práticas desta indústria

Imagem relacionada a matéria - Id: 1561487233

Por Karen Pegorari Silveira

Sendo o quarto maior parque produtivo do mundo e com faturamento anual de 45 bilhões de dólares, é possível entender a relevância do setor têxtil brasileiro para o mundo. O setor emprega 8 milhões de pessoas, com cerca de 1,5 milhão de colaboradores.

Trabalhar com estes números exige responsabilidade e cuidado, assim como faz a indústria Emphasis, localizada na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo.

A empresa é mantenedora da ‘Associação Ser Consciente’, que foi idealizada pelos sócios fundadores e atua com os filhos dos colaboradores e também com crianças em geral da cidade de Sorocaba, onde a mesma está localizada. A associação fornece aulas de informática, música e pintura para crianças de 8 a 16 anos. Hoje, há 150 crianças assistidas. Com o ‘Programa bolsa de estudos’, a empresa oferece, anualmente ao colaborador uma porcentagem do valor da matrícula para incentivar a crescer dentro da organização ou voltar aos estudos. Além da Associação Ser Consciente, a Emphasis destina ainda parte do seu faturamento para instituições do terceiro setor. No Programa Menor Aprendiz, a empresa promove cursos juntamente com o Senai de costura na cidade de Votorantim, acompanhando os alunos no seu desenvolvimento e contratando os melhores no fim do curso.

Para cuidar da saúde dos seus colaboradores a empresa criou o ‘Mês da qualidade de vida’, em 2018, e incentiva seus colaboradores a terem uma vida mais saudável, buscando exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida tanto dentro quanto fora da empresa, além de promover a interação entre os processos internos. Também realizam Ginástica Laboral com objetivo de prevenir lesões, estresse, entre outros, e implantaram a metodologia OCRA em seus processos produtivos, com o intuito de prevenção de distúrbios musculoesqueléticos de membros superiores. Além disso, a empresa aderiu às campanhas Setembro Amarelo (suicídio), Outubro Rosa (câncer de mama) e Novembro Azul (câncer de próstata) para promover a conscientização dos colaboradores.

Há também o cuidado com o trabalho digno na cadeia produtiva, o que garantiu o Selo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), criado pelas grandes marcas da moda, com intuito de combater o trabalho análogo ao escravo e infantil na cadeia de valor, e está entre os fornecedores de grandes redes de moda como a C&A.

Segundo a diretora Administrativa, Gabriele Ghiselini Cavaliunas, “para a Emphasis, responsabilidade social é um investimento no futuro! Investir no bem-estar e em um melhor ambiente para nossos colaboradores e na sociedade como um todo faz parte da nossa estrutura, é um dos nossos valores! ”, diz.

Sobre a Emphasis

A Emphasis foi criada em 1989 com quatro colaboradores e três máquinas de costura. Hoje a Empresa conta com 1500 colaboradores entre diretos e indiretos, uma produção de 350 mil peças por mês e capacidade instalada para 450 mil peças.