imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Emerson – Diversidade e Inclusão


Estimular a inclusão e a diversidade no setor de ciências, tecnologia, engenharia e matemática é um dos grandes projetos dessa indústria do setor de refrigeração que está há mais de 100 anos no mercado

Imagem relacionada a matéria - Id: 1571283321

Por Karen Pegorari Silveira

Embora o principal desafio de sustentabilidade das indústrias de refrigeração, aquecimento e tratamento do ar seja a eliminação gradativa do fluído HCFC 22, substituindo-o gradativamente por fluídos refrigerantes alternativos, este segmento enfrenta também alguns desafios de gestão e de responsabilidade social, como a escassez de mão de obra capacitada para instalar e manter máquinas, falta de experiência técnica e de estratégia de gestão, falta de regulação de padrões de eficiência a serem adotados pelo mercado, ampliação da diversidade, segurança do trabalho e etc.

Dessa forma, algumas empresas vêm integrando iniciativas para promover uma gestão mais sustentável, como a Emerson Eletric, que desenvolveu vários projetos, entre eles o Pescar com o objetivo de iniciar a aprendizagem profissional de jovens em vulnerabilidade social, oferecendo conhecimento técnico e desenvolvimento pessoal. A formação dos jovens acontece através da ação voluntária de funcionários que dedicam parte de seu tempo para ensinar. Um dos voluntários é o coordenador de Centro de Treinamento, Fernando Madalena, que acolhe os jovens do projeto para desenvolvimento de atividades práticas. Até o momento, 12 estudantes passam pelo programa anualmente.

Para valorização da carreira nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, a empresa criou a iniciativa I Love STEM com foco em inclusão de Mulheres em Liderança na carreira de exatas. O STEM Day é uma espécie de Open House para filhos de funcionários a fim de conhecerem as atividades profissionais de seus pais e experimentarem, de forma divertida o trabalho nas áreas de exatas. Esse projeto já teve público médio de 70 crianças e 30 pessoas como voluntários. A Semana STEM, realizada no mês das mulheres, conta com atividades de valorização e desenvolvimento feminino para comunidade e profissionais Emerson. As mães dos jovens do projeto Pescar também são convidadas para palestras e visitas as áreas de trabalho. No STEM nas escolas: acontecem apresentações sobre o programa STEM, além de eventos desenvolvidos pelas próprias instituições – escolas de ensino médio e graduação. Há também parcerias com Escolas Técnicas e Universidades para promover conteúdo técnico sobre o mercado de ar condicionado e refrigeração, apresentando aos estudantes a possibilidade de carreira nesta área.

O Programa de Estágio na Emerson Brasil promove o desenvolvimento de jovens em início de carreira através de workshops de desenvolvimento pessoal e com participação nos projetos de melhoria continua, 34 estagiários divididos em 6 grupos de trabalho contam com acompanhamento de mentores em um ciclo de 2 anos.

Além destas, a Emerson promove ações sócias na Casa do Menor de Sorocaba e na Creche Maria Claro, onde 64 crianças e adolescentes assistidos recebem um kit com roupas, sapatos, brinquedos, materiais de higiene, acessórios, entre outros.

Um dos grandes objetivos da empresa é fomentar a diversidade e inclusão das mulheres no mercado. “Atrair, desenvolver e reter as melhores mulheres em funções relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) para melhorar a diversidade de ideias e abordagens que impulsionam o crescimento dos negócios e os resultados financeiros” é a missão do programa Emerson Women in STEM.

De acordo com o gerente geral da Clima e Tecnologia no Brasil, Daniel Rohe, “a missão da Emerson é inspirar as novas gerações de engenheiros e líderes que irão atuar no amanhã medindo nosso sucesso através do impacto positivo que deixamos nas pessoas, atuando com responsabilidade e ética como membros ativos de nossas comunidades”, diz.

Sobre a Emerson Brasil

Emerson foi fundada em 1890 em St. Louis, Missouri, e era uma fabricante de motores elétricos e ventiladores. Nos últimos 100 anos se tornou uma central de soluções tecnológicas globais.