imagem google

Iniciativas Sustentáveis: WEG – Foco na Gestão de Riscos Corporativos


Sistema de Gestão de Riscos dessa multinacional brasileira engloba áreas Estratégica, Financeira, Pessoas, Compliance & Governança e Processos

Imagem relacionada a matéria - Id: 1638097509

Por Karen Pegorari Silveira

De acordo com pesquisa da Ernst Young, a pandemia intensificou o foco na gestão de riscos e a Covid-19 não é apenas um grande evento de risco em si, mas também um acelerador de riscos já existentes, colocando a saúde dos trabalhadores à prova, mais do que nunca.

E gerir riscos faz parte da cultura da WEG, multinacional brasileira fabricante de motores elétricos, transformadores, geradores, automação industrial e tintas, que implementou a gestão do Sistema de Riscos Corporativos.

Para isso, existem comitês e comissões multidisciplinares desde 1969 para analisar, definir, aprovar e implementar alterações em seus processos de negócio. A gestão de riscos é de responsabilidade destes comitês e comissões e é submetida periodicamente ao referendum da alta direção da empresa. O Sistema de Gestão de Riscos Corporativos da Weg é avaliado globalmente e conta com as categorias: Estratégica, Financeira, Pessoas, Compliance & Governança e Processos.

A atribuição do Comitê de Saúde e Segurança é avaliar e aprovar projetos de melhoria para a segurança e ergonomia nos ambientes de trabalho. Além disso, eles também analisam os resultados dos indicadores, objetivos e metas anuais, apoiando investimentos necessários para estabelecer o padrão de prevenção necessário. O tema é tão estratégico para a empresa que o comitê é formado apenas por líderes como: o diretor de RH e Sustentabilidade; um diretor superintendente; três diretores Industriais; um diretor de Produção e o gerente de Saúde e Segurança Corporativo.

Nos Parques Fabris a empresa vem implementando as ferramentas do Pilar Segurança nas áreas modelos e de expansão, desde 2017, com o PROGRAMA WMS (WEG Manufacturing System). De acordo com o gerente corporativo de Segurança e Saúde da WEG, João Alfredo Silveira, “todos os programas e ferramentas atuais passam por revisão e atualização, tomando como base a estrutura do sistema de gestão de manufatura que visa melhorar a segurança, qualidade, produtividade, manutenção e logística, através de um conjunto de estrutura de métodos e ferramentas”, destaca.

Em 2020 a empresa teve como resultado  a redução de 21% na quantidade total de acidentes em relação ao ano de 2019 na Unidade Motores; redução de 18,4% na quantidade total de eventos de pequenas lesões em relação ao ano de 2019 nos segmentos Motores, Energia e automação, e redução de 11,5% dos perigos e riscos associados aos processos produtivos envolvendo as Áreas Modelos do sistema de gestão WMS (WEG Manufacturing System) – Pilar Segurança;

Com um quadro de colaboradores que ultrapassa 25 mil pessoas no Brasil, a empresa realizou em 2021 mais de 4,5 mil exames admissionais, 22,5 mil periódicos e 2,2 mil de transferência de funções, nas diversas oportunidades internas de carreira geradas ao longo do ano, através de sua estrutura própria de ambulatórios e profissionais de saúde. Na área assistencial, realiza mais de 166 mil atendimentos/ano em seus ambulatórios, e investiu mais de R$ 4 milhões em 50 mil testes para covid-19, atuando desde o inicio no atendimento de todas as legislações federais, estaduais e municipais sobre o tema, e desenvolvendo protocolos robustos de prevenção que asseguraram suas operações ao longo da pandemia.

Desenvolve também diversos subprogramas que dão suporte a saúde e segurança dos colaboradores, como programa de conservação auditiva, de Ergonomia, Ginástica laboral (realizada em parceria com o SESI desde 2001, com mais de 440 grupos atualmente), campanhas internas de vacinação (H1N1/Influenza, com adesão de 79%) e o programa #ViverBemWEG, de prevenção e promoção de hábitos saudáveis.

E ainda com o objetivo de fortalecer sua atuação nas questões ligadas a ESG e estreitar o relacionamento com suas partes interessadas, a WEG designou uma diretoria para tratar de sustentabilidade e criaram um comitê específico para o tema.

Sobre a WEG

Fundada em 1961, com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 35 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2020 a WEG atingiu faturamento líquido de R$17,5 bilhões, destes 56% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil.