Iniciativas Sustentáveis: Marfrig – Reforço na Saúde Ocupacional
Diretoria de Saúde Ocupacional foi a aposta dessa companhia de alimentos para reforçar os cuidados com os colaboradores
Por Karen Pegorari Silveira
Uma pesquisa de abril de 2021 da Willis Towers Watson obtida pelo Jornal Valor Econômico com 186 empresas com atuação no Brasil indica que o interesse no tema de bem-estar aumentou 33% nos últimos seis anos. Com a pandemia, mais da metade das organizações ouvidas (54%) afirmaram que mudaram em grande medida a abordagem para ações de promoção do bem-estar. Para 97% das empresas, nos próximos três anos a prioridade será o bem-estar emocional, 90% o físico, 80% o social e 68% o financeiro.
Alinhada com esta pesquisa, a Marfrig criou, em dezembro de 2020, a diretoria de Saúde Ocupacional com o objetivo de ampliar os serviços de atendimento ambulatorial em suas unidades e reforçar os cuidados com os colaboradores na gestão assistencial e ocupacional com maior agilidade e autonomia. Essa diretoria é composta por médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e ergonomistas, distribuídos nas unidades da empresa.
De acordo com o médico e diretor de Saúde Ocupacional da Marfrig, Altemir Ferro Corrêa, “a empresa optou pela internalização de profissionais de saúde e ergonomia que além de identificar e monitorar os riscos/exposições ocupacionais, realizam ações de busca ativa e passiva, executam planos de ações preventivos e acompanhamento durante a jornada nos serviços externos de saúde”, destaca.
A diretoria tem ainda o programa para atendimento médico assistencial e ocupacional e implantará ainda este ano um software de prontuário médico 100% digital, o que facilitará os processos de atendimento nos ambulatórios médicos.
Atualmente a empresa já custeia os gastos dos colaboradores por meio de convênios com farmácias locais, laboratórios, médicos especialistas, fisioterapeutas, bem como a realização de palestras e campanhas mensais para conscientização sobre doenças como DST, alcoolismo, drogas, tabagismo, entre outras. Em março de 2021, por exemplo, aconteceu a vacinação contra H1N1 entre os mais de 18 mil colaboradores no Brasil.
No âmbito da Saúde e Segurança do Trabalho a Marfrig realiza a gestão das áreas com instruções de trabalho, considerando os requisitos legais e os itens das normas internacionais de referência, como a OSHAS 18001. Cada unidade faz um levantamento específico de aspectos e impactos ambientais e de perigos e riscos intrínsecos às atividades, além de um programa de objetivos e metas visando à melhoria contínua do Sistema de Gestão Integrada.
Com este trabalho multidisciplinar da equipe de saúde ocupacional a empresa obteve o perfil populacional e epidemiológico de seus trabalhadores, o que possibilitou a tomada de decisões e a diminuição de níveis de absenteísmo, acidentes, internações hospitalares, custos previdenciários e trabalhistas.
Segundo Corrêa, a Marfrig é uma das empresas mais bem posicionadas em rankings globais de ESG, “reflexo de trabalho consistente e das diretrizes corporativas para lidar com possíveis impactos e riscos ambientais em segurança dos alimentos, assim como em saúde e segurança das operações”, declara.
Sobre a Marfrig
Essa produtora de carne bovina e hambúrguer emprega mais de 30 mil colaboradores, distribuídos em 32 unidades produtivas, processa e comercializa carne in natura, produtos processados, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional.