imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Cotton Star – Atitudes Responsáveis


Fabricante de roupas do sul do Brasil aposta em prevenção de acidentes, ecoeficiência e estímulo à leitura para ganhar competitividade no mercado têxtil

Imagem relacionada a matéria - Id: 1566735933

Por Karen Pegorari Silveira

Santa Catarina é o segundo maior polo têxtil produtor e exportador do Brasil, atrás de São Paulo. No estado, o setor conta com mais de 9 mil estabelecimentos, que representam 18,5% de toda a indústria catarinense. A maior concentração de empresas do ramo está no Vale do Itajaí, como é o caso da empresa Cotton Star Indústria e Confecção.

Para competir em um mercado tão desafiador, a empresa apostou em práticas de Responsabilidade Social simples, mas que são importantes diferenciais para quem deseja fornecer para grandes empresas de moda.

Entre as iniciativas estão a campanha do agasalho, que já soma um total de 1000 kg de roupa doados; a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) com palestras sobre saúde, atenção no trânsito, alimentação saudável e feminicídio; a Feira do Colaborador; a Campanha Atitude Sustentável, com ações de doação de 1 muda de árvore para cada colaborador – totalizando 500 árvores que poderão ser plantadas; mudanças como instalações de secadores de mãos e sensores de luz nos banheiros, adesivos de consumo responsável em todas as impressoras, tomadas e máquinas de ar; kits com caneca lavável e squeeze para novos colaboradores; festa de Dia das Crianças; biblioteca com livros e computadores de livre acesso para colaboradores; e destinação correta de resíduos.

De acordo com a analista de Gestão Humana da empresa, Flavia Carolina Campestrini, “a Cotton anda muito junto com a C&A e com as certificações de responsabilidade social da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), Sistema Sul Certificador (SSC) e Facility and Merchandise Authorization Application and Instructions (Disney FAMA). Estamos sempre tentando melhorar os nossos desperdícios tanto do processo quanto em materiais mais simples como copos plásticos e papel toalha. Nos sensibilizamos com o meio ambiente e a sociedade ao nosso redor e a família do colaborador.  Um dos nossos 5 valores é a responsabilidade social e ‘Cumprir todas as legislações, bem como participar de projetos de sustentabilidade’”, conta ela.

A analista Administrativa e responsável pelas auditorias na empresa, Romana Esser Schultz, conta que a SSC (C&A) tem uma equipe própria de auditores que além de fazerem o trabalho de auditoria fazem o trabalho de orientação e suporte na sua rede de fornecimento para que esta seja sustentável com o passar do tempo, procurando condições de trabalho mais justas e seguras. Além das questões do check list elaborado em cima de bases legais onde é verificado as condições de trabalho, regularização das empresas, saúde, segurança, meio ambiente, sistema de gestão, controle de químicos e de resíduos, são realizadas entrevistas com funcionários e verificação nos setores de toda a empresa para confrontamento de evidências. “Nós, como fornecedores também fazemos nosso papel ativo na nossa rede de fornecimento, procurando realizar visitas constantemente para que a monitoração seja constante e funcional. Hoje temos orgulho de ser uma empresa modelo em todo esse processo de sustentabilidade onde nossa maior conquista é isso, trabalho para todos e com dignidade procurando sempre melhorar’, completa.

Sobre a Cotton Star

Criada em 2003, iniciou suas atividades na cidade de Indaial (SC), permanecendo até 2008. Com as novas instalações, mudou-se para a cidade de Blumenau (SC) e em 2011 começou seus processos de certificações: ISO-9001 – 2008, ABVTEX e FAMA. Atualmente conta com 370 colaboradores.