imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Bio Extratus – Energia Sustentável


Grande investimento em Sustentabilidade e energia solar fotovoltaica foi a aposta dessa indústria 100% brasileira, especializada na fabricação de cosméticos com alta concentração de ativos naturais
Imagem relacionada a matéria - Id: 1569099216

(©) {Marcio Regis – Bio Extratus}, all rights reserved

Por Karen Pegorari Silveira

Apesar de estar entre os dez países que mais consomem energia em todo o mundo, de ter a seu favor o calor dos trópicos e sol brilhando durante todo o ano, o Brasil ainda depende do sistema hidrelétrico. De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 3% no primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018.

Na contramão deste panorama, a fabricante de cosméticos mineira Bio Extratus investiu o correspondente a 3 milhões de reais numa matriz sustentável de energia limpa para reduzir gastos, sustentar 100% do seu processo industrial e ter mais sustentabilidade.

O projeto de implantação desse sistema foi elaborado e implantado por uma empresa especializada em conjunto com a equipe de técnicos em eletroeletrônica da própria Bio Extratus. Foram adquiridos e instalados 2159 módulos fotovoltaicos, cada um com capacidade de gerar 265 kWh, totalizando em um mês 68.656,2 kWh. Visto que o consumo mensal da empresa corresponde à média de 67 mil kWh, ela passou a ser autossuficiente em energia elétrica.

Os módulos fotovoltaicos se distribuíram sobre os telhados dos galpões da empresa. A energia gerada pelo conjunto de módulos passa pelos inversores, ficando no mesmo padrão da rede elétrica, ou seja, transformam a energia de corrente contínua para corrente alternada. O excedente da energia gerada é encaminhado para a rede da concessionária local, gerando um crédito para a empresa.

Além desse sistema, a fabricante desenvolveu em um sistema móvel “Cata-Sol”, no qual os módulos fotovoltaicos acompanham a incidência da luz solar, tornando a produção de energia 22% mais eficiente.

Como resultados a Bio Extratus obteve redução da emissão de CO2, gás agravador do efeito estufa, deixando de lançar para a natureza aproximadamente 444,302 toneladas por ano. E, apesar do alto custo da aquisição e implantação da tecnologia, a estimativa é que o investimento seja pago em 10 anos. Após este período de recuperação do investimento, a energia solar será praticamente gratuita e a economia se estenderá. A expectativa de retorno econômico, é de R$ 3 milhões em energia ao final da vida útil do sistema fotovoltaico por todos os anos enquanto o sistema estiver ativo – estimado em 25 anos – quando ainda opera com uma média de 80% de sua capacidade.

Além de todas as vantagens ambientais e econômicas, a instalação da Usina Solar Fotovoltaica impactou significativamente a sociedade, pois a Bio Extratus passou a ser exemplo na região e influenciou vários segmentos (comerciais, industriais e residenciais) a investirem em energia fotovoltaica.

Sobre a Bio Extratus

A Bio Extratus é uma empresa 100% brasileira, especializada na fabricação de cosméticos formulados com alta concentração de ativos naturais e destinados ao tratamento dos cabelos e da pele. Foi fundada em 1991 e mantém também a Fundação Bio Extratus, que atua no desenvolvimento social da comunidade onde está localizada.