imagem google

Iniciativas Sustentáveis – Ajinomoto: Gastronomia de Impacto Social


O projeto desta indústria japonesa oferece curso gratuito de gastronomia que já capacitou mais de 400 jovens em situação de vulnerabilidade social em São Paulo

Imagem relacionada a matéria - Id: 1571877736

Por Karen Pegorari Silveira

De acordo com a Comissão Econômica da ONU para a América Latina e o Caribe (CEPAL), 64% dos jovens latino-americanos são de famílias pobres ou vivem em situação de vulnerabilidade social e, por conta disso, não conseguem entrar para a classe média consolidada.

Como forma de incentivar o desenvolvimento desses jovens o Instituto Ajinomoto criou o Projeto Jovens Chefs, que é realizado em parceria com o Instituto Viva Melhor e oferece curso gratuito de gastronomia a jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.

O projeto Jovens Chefs está alinhado ao conceito global Ajinomoto Shared Value (ASV), que promove ações de responsabilidade social atreladas à criação de valor econômico.

Ao longo de seis meses, o programa contempla atividades como: workshops com chefs de cozinha, palestras com dicas de carreira e sobre umami, o quinto gosto básico do paladar humano. Na etapa final do curso, os alunos participam de uma atividade nos moldes de um reality show culinário e preparam receitas com a temática umami.

De acordo com a gerente do departamento de comunicação da Ajinomoto do Brasil, Priscila Santana, no decorrer do curso, os alunos aprendem técnicas de cozinhas profissionais, são capacitados para trabalhar em restaurantes ou auxiliar e ainda aprendem sobre como iniciar um negócio, como a venda de marmitas, salgados ou bolos.

Até o momento, o projeto capacitou mais de 400 estudantes, com 40 já inseridos no mercado de trabalho.

Esta ação foi idealizada pelo Instituto Ajinomoto, fundado em 1999, braço social da Ajinomoto do Brasil e responsável pelos investimentos sociais da companhia. A organização tem o objetivo de contribuir para solução de questões sociais por meio de seu conhecimento e tecnologia em nutrição, saúde e bem-estar, em prol de uma sociedade saudável e justa.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto do Brasil oferece insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelos temperos AJI-NO-MOTO e SAZÓN, além das sopas individuais VONO e os refrescos em pó MID e FIT, entre outros produtos.