imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Bombril – Diversidade Reconhecida


Empresa brasileira de higiene e limpeza doméstica apostou na diversidade e recebeu o Selo Paulista da Diversidade como reconhecimento pelas práticas de governança corporativa voltadas à equidade de gêneros, direitos e cidadania

Por Karen Pegorari Silveira

Estudos divulgados nos últimos anos, muitos com um foco particular sobre o impacto de melhorar o equilíbrio de gêneros, identificaram que a diversidade no ambiente de trabalho melhora o desempenho financeiro de uma companhia. No mês passado, a McKisney & Company publicou um relatório concluindo que se todos os países investissem na igualdade dos gêneros, o PIB mundial poderia aumentar em até US $ 12 trilhões até 2025.

Este também é um dos benefícios percebidos pela empresa brasileira de higiene e limpeza Bombril, que este mês recebeu do governo do Estado de São Paulo o Selo Paulista da Diversidade como reconhecimento às suas práticas de governança corporativa voltadas à equidade de gêneros, direitos e cidadania.

A Bombril mantém o projeto DOC (Desenvolvimento Organizacional & Carreira), que promove um ambiente de desenvolvimento, crescimento e valorização das pessoas. Entre as ações, está o Mulheres em Foco, que fomenta o empoderamento feminino por meio do desenvolvimento da mulher no ambiente de trabalho – em 2016, o programa terá sua terceira turma e vai preparar outras colaboradoras para cargos de liderança.

Segundo informações de seu relatório de Sustentabilidade, a Bombril possui diferença salarial entre homens e mulheres ainda, especialmente em função do tempo de trabalho de alguns colaboradores. Porém, reconhecendo esta realidade, a empresa passou a monitorar as promoções oferecidas aos funcionários, objetivando melhorar a equidade salarial. Em 2014, foram 259 promoções no total, sendo 175 para homens e 84 para mulheres. Ainda para buscar mais equilíbrio, em 2014, a licença maternidade foi estendida para seis meses.

O programa Mulheres em Foco, que foi criado há dois anos com o objetivo de promover o empoderamento feminino por meio do desenvolvimento da mulher dentro do ambiente corporativo, acontece durante oito meses e tem como objetivo desenvolver as mulheres para assumirem cargos de liderança. A Bombril tem como meta aumentar o número de colaboradoras, principalmente em cargos de liderança. Para tanto, promove a equidade de gêneros, garantindo aos gestores 50% de candidatas mulheres às novas vagas da empresa. Em 2014 o programa teve a participação de 68 mulheres, sendo que 48% das participantes obtiveram movimentação de cargo/salário neste período. Em 2016, o programa terá sua terceira turma.

Além das ações internas, a companhia mantém a Casa Bombril, que é um centro de capacitação gratuita para domésticas e já formou mais de 2.500 alunas. O curso é composto por cinco módulos que abrangem a limpeza de todas as áreas de uma casa como lavanderia, organização de ambientes, limpeza e conservação. Além disso, está focado no desenvolvimento pessoal, com temas que abordam a valorização da autoestima, do autoconhecimento e noções de empreendedorismo. E também é associada ao Movimento Mulher 360º, cujo objetivo é a promoção da diversidade e a ampliação da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor.

Para Marcos Scaldelai, presidente da Bombril, todas estas ações reforçam o posicionamento da Bombril na valorização da mulher na sociedade. “De forma pioneira, nossa empresa atua há anos no empoderamento feminino interna e externamente. Mantemos projetos e metas claras de desenvolvimento e promoção de nossas colaboradoras; criamos o projeto social Casa Bombril, que já capacitou mais de 2 mil empregadas domésticas de forma gratuita; apoiamos novos talentos femininos da música popular brasileira, além de patrocinar esportistas de ponta no país”, conta Scaldelai.

Sobre a Bombril

Considerada uma das maiores e melhores empresas de soluções de higiene e limpeza no Brasil, a Bombril está no mercado há 67 anos e possui um portfólio de quase 600 itens de limpeza doméstica, dividido em 27 marcas e 70 categorias de produtos que aliam qualidade e tecnologia.