imagem google

Iniciativas Sustentáveis: Ambev – Treinamentos técnicos para todas as áreas


Indústria de bebidas criou universidade corporativa e ministra treinamentos de acordo com as necessidades dos colaboradores

Imagem relacionada a matéria - Id: 1590563119

Por Karen Pegorari Silveira

Em 1952, nascia em Nova York, nos Estados Unidos, a primeira universidade corporativa do mundo: Crotonville Hill, o centro de treinamento de uma multinacional de tecnologia e serviços. Pelas salas de aula americanas passaram alunos renomados, presidentes da empresa e executivos muito admirados do mundo.

Universidade corporativa é um tipo de instituição de ensino técnico e superior, em nível de graduação e pós-graduação, vinculada a empresas privadas e públicas. Seu objetivo é oferecer cursos customizados para os colaboradores da organização, reduzir custos com treinamentos externos e obter rapidez na formação da mão de obra.

Muitas empresas também utilizam esta estratégia no Brasil, como é o caso da companhia de bebidas Ambev, que oferece a Universidade Ambev (UA) a funcionários de todos os níveis hierárquicos.

Criada há 20 anos, inicialmente como Universidade Brahma, a UA oferece hoje 42 programas, em módulos presenciais e online, com treinamentos técnicos para todas as áreas funcionais da companhia.

O diferencial da UA é seu modelo de formação, que conta com a participação ativa de líderes de diversos setores ministrando treinamentos, identificando lacunas e elaborando propostas educacionais para suprir as necessidades dos colaboradores em todos os níveis organizacionais. A coordenação da universidade é feita por uma equipe corporativa, que conta com um gerente e um especialista, além de uma equipe do Centro de Serviços Compartilhados formada por um coordenador e quatro analistas de gente e gestão.

Atualmente, a UA é dividida em três eixos temáticos – Liderança e Cultura, Funcional e Método – e os treinamentos abrangem as áreas de vendas, fabril, marketing, logística, administrativo e financeiro.

O eixo Liderança e Cultura promove o perfil do líder e tem como premissa utilizar exemplos de liderança e de funcionários que trabalham dentro das diretrizes da Cultura Ambev, com foco nos pilares Sonho, Gente e Cultura. Além de oferecer dicas práticas, ferramentas e conceitos a respeito dos temas, os programas utilizam ferramentas que ajudam o líder e o funcionário a conhecer e entender seu próprio perfil e, a partir daí, buscar a evolução constante.

O eixo Funcional procura desenvolver e aprimorar o conhecimento técnico em todas as funções da companhia, tendo como base melhorias no desempenho operacional, comercial, produtivo e em áreas de suporte. Já o eixo Método está focado em disseminar as práticas e ferramentas de gestão por meio da visão sistêmica do negócio.

Os cursos são presenciais ou realizados por meio de ferramentas como e-learning (UA on-line) e televisão corporativa (TV AmBev), transmitida via satélite, que tem as funções de veículo de comunicação e de transmissão de conhecimento para todas as unidades da empresa. Em 2014 a empresa iniciou um projeto piloto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que contempla cursos profissionalizantes de 180 horas, mais de 1450 funcionários se formarão em 21 unidades da cervejaria.

Por ano, a instituição capacita mais de 1450 mil técnicos e só em 2015 o investimento foi de R$ 40 milhões, com treinamento de mais de 5.600 mil pessoas. Em 2016, a meta é atingir até 1600 colaboradores.

A gerente de desenvolvimento de gente e engajamento, Fabíola Higashi Overrath, diz que o investimento em gente é contínuo. “Ele integra todos os programas de treinamento e aprendizagem da companhia e atinge todos os níveis hierárquicos. Todo esse trabalho fez com que fôssemos reconhecidos pela Fundação Instituto de Administração (FIA) como uma empresa ‘fábrica de líderes’”, diz.

Sobre a Ambev

Nascida no ano 2000, com a fusão das centenárias cervejarias Brahma e Antarctica, a Companhia de Bebidas das Américas foi sucedida pela Ambev. Hoje opera em 16 países das Américas e está entre as maiores cervejarias globais. Sua marca de cerveja Skol é a 3ª mais consumida no mundo e seu refrigerante Guaraná Antarctica é líder histórico no mercado brasileiro do segmento de guaraná.