O CJE em cada tema
O Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) possui subgrupos de trabalho que atuam em diversas áreas. Estes grupos estão divididos em nove comitês especializados em várias áreas temáticas.
AMBIENTAL
O CJE Ambiental tem como finalidade a interação do jovem empreendedor nas questões ambientais relacionadas ao setor produtivo. No âmbito externo, suas ações são destinadas a conduzir os interesses industriais junto a instituições públicas e privadas. No âmbito interno, atua como coordenação da Câmara Ambiental da Indústria Paulista, interage com o Conselho Superior de Meio Ambiente – Cosema-Fiesp e demais departamentos e comitês de cadeia produtiva da Fiesp, pautadas nas áreas de Gestão Ambiental; Licenciamento ambiental; Prevenção e controle da poluição; Recursos Hídricos; e Resíduos Sólidos.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
O Comitê de Relações Internacionais (CRI) visa à interação do jovem empreendedor nas questões de relacionamento internacional e comércio exterior do setor produtivo. Divide-se em seis áreas: Relações Internacionais, Defesa Comercial, Eurocentro, Recepção de Missões Internacionais, Promoção Comercial e Operações de Comércio Exterior. Atua também com a Comissão de Assuntos Internacionais, composta por vinte membros atuantes e estudiosos da área. O CRI, dos jovens empreendedores, ganhou notoriedade na Fiesp a partir do seu primeiro projeto em parceria com o departamento titular, de mapeamento dos diversos segmentos da indústria junto aos sindicatos.
ECONOMIA
O Comitê de Economia de Jovens Empreendedores (Ceje) tem como objetivo a interação do empreendedor nas questões relacionadas à Economia, em especial aos seus efeitos sobre a cadeia produtiva.Divulga indicadores econômicos referentes à indústria e estatísticas setoriais.Desenvolve estudos técnicos e promove discussões sobre temas específicos e seminários sobre economia focados na Indústria.
COMPETITIVIDADE E TECNOLOGIA
O Comitê de Competitividade e Tecnologia (Comtec) tem como finalidade a interação do jovem empreendedor nas questões relacionadas à evolução tecnológica e competitividade. Discute barreiras e soluções para o aumento da competitividade da cadeia industrial brasileira.Para o mercado global, seu desafio é estudar o modelo de competitividade comum e disponibilizar ferramentas para nela inserir a indústria nacional.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
O Comitê Muda Mundo (Comm)tem como finalidade a interação do jovem empreendedor na divulgação do conceito da responsabilidade social empresarial como ferramenta de gestão.Suas atividades contribuem para que a indústria alie competitividade, inserção nos mercados nacional e internacional, crescimento e lucro à construção do bem comum e ao desenvolvimento social e ambiental sustentáveis.Apresenta a Responsabilidade Social como ferramenta essencial de gestão e incentiva sua prática e manutenção.
JURÍDICO
O Comitê de Assuntos Jurídicos do Jovem Empreendedor (Cajje) está estruturado para desenvolver trabalhos com o objetivo de auxiliar e informar os empreendedores acerca de todas as implicações decorrentes de alterações legislativas e jurisprudenciais.
APOIO NACIONAL AO JOVEM EMPREENDEDOR
O Apoio Nacional ao Jovem Empreendedor (Anje) é um projeto que tem o objetivo de promover o empreendedorismo universitário de alto impacto no país, por meio de ações que abrangem desde o apoio coletivo até o auxílio individual do empreendedor e seu projeto.Linhas de Ação:. Promover a cultura empreendedora nas instituições de ensino;
. Selecionar, inspirar, capacitar, orientar e acompanhar;
. Universitários empreendedores;
. Articular ações com entidades governamentais a fim de reduzir as Barreiras às atividades empreendedoras.
AGRONEGÓCIO
O CJE Agro tem como missão promover a valorização do meio rural, através de iniciativas inovadoras, criando pontes entre o campo e a cidade, trazendo sinergias entre os jovens estudantes, empreendedores e produtores rurais paulistas.Como parte do CJE, este comitê visa despertar e desenvolver o Empreendedorismo Rural no jovem do campo e também no urbano, comunicando ao jovem e a sociedade urbana, a importância e a necessidade de discussões, debates e ações bem como da promoção do empreendedorismo e da inovação nos agronegócios.Com isso gerar uma forma nova de visualizar e criar oportunidades no meio rural, promovendo, incentivando eventos relativos à temática do empreendedorismo rural, tecendo ações conjuntas e colaborativas com entidades ligadas ao binômio “jovem + agronegócio”.Nossos valores: “Ser a juventude empreendedora rural mais presente, atuante e inovadora do agronegócio paulista.”
. Empreendedorismo
. Visão Sistêmica
. Sustentabilidade
. Aprendizado
. Sinergia
. Inovação
. Desenvolvimento