imagem google

Rosa e azul pela saúde!

Artigo publicado no jornal Diário de S. Paulo e na Rede Bom Dia, em 11/11/2013.

Rosa e azul pela saúde!    

Paulo Skaf

Há alguns anos o mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização de combate ao câncer de mama, segunda causa de morte entre as mulheres no Brasil.

Monumentos, fachadas de prédios, casas, vitrines se tingem de rosa, cor símbolo da campanha Outubro Rosa, que alerta para que as mulheres façam o autoexame, a fim de detectar a doença o mais cedo possível e combatê-la com sucesso.

Com o sucesso dessa iniciativa, o mês de novembro passou a ser dedicado aos cuidados e à prevenção do câncer de próstata. O Novembro Azul está colorindo o estado de São Paulo.

A indústria, que participou ativamente do Outubro Rosa, também está engajada nesta campanha, e a Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Fiesp/Ciesp, iluminaram sua fachada, programaram debates, palestras e a distribuição  de folhetos informativos e pulseiras na Avenida  Paulista, em frente a sua sede, além de diversos programas informativos para seu público interno.

As escolas do Sesi-SP e do Senai-SP, com capacidade de alcance de milhões de pessoas, estão promovendo campanhas educativas e ações de conscientização com familiares dos alunos e com as comunidades em que estão localizadas.

O esporte também adotou a ideia. Como fizeram no Outubro Rosa, até o final do mês os líberos dos times de voleibol masculino e feminino do Sesi-SP trocarão a camisa de seu uniforme para uma de cor azul. Nas costas, em vez do nome, a fita azul símbolo da campanha com a frase “Câncer de Próstata: Previna-se”.

As ações do Novembro Azul têm como objetivo incentivar a população masculina a procurar atendimento médico preventivo, principalmente para os homens que estão na faixa acima dos 40 anos, pois o câncer de próstata é, hoje, a segunda causa de morte nos homens. Só no Brasil, a doença acomete 60 mil homens por ano.

A campanha vem para reforçar aos brasileiros a diferença que um simples exame preventivo pode fazer na vida das pessoas.