imagem google

SEMINÁRIO: OS DESAFIOS DA GESTÃO EMPRESARIAL


Horário: 8h30 às 18h00
Evento gratuito – Vagas limitadas

Imagem relacionada a matéria - Id: 1574296017

SOLUÇÕES QUE APOIAM A CAPACITAÇÃO PARA AS EMPRESAS

Venha conhecer uma seleção de desafios reais de empresas e participar de uma mentoria prática coletiva com especialistas das principais Instituições de Ensino nas áreas de Gestão: Administrativa-Financeira, Produção, Pessoas e Vendas.

No encontro, os caminhos para as soluções dos cases serão debatidos e você terá a oportunidade de identificar as ferramentas de capacitação para apoiar o seu negócio. Participe!

Imagem relacionada a matéria - Id: 1574296017


Confira a programação detalhada do Seminário e saiba mais sobre o Feirão das Universidades* (atividade paralela), clicando nas abas acima.

*Feirão das Universidades: Soluções de Gestão para as Empresas
Espaço para as empresas receberem mentoria e encontrarem formas de apoio nas soluções de gestão dos seus negócios.

Realização:
Imagem relacionada a matéria - Id: 1574296017

08h30

RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO
Café de boas vindas

09h00

ABERTURA DO SEMINÁRIO
Sylvio Gomide, Diretor Titular do Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera FIESP

Contextualização do Seminário:
• Apresentação dos Resultados da Pesquisa: Gestão e Capacitação Empresarial

10h00

GESTÃO DA PRODUÇÃO: OS DESAFIOS NA MELHORIA DO PROCESSO PRODUTIVO

Moderador:
Carlos Monteiro, Diretor do Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera FIESP

Desafio da empresa:
Murilo Cunha, Diretor da Cunha Alimentos (Twin Peaks)

Especialistas:
Antonio Cabral, Coordenador do curso de engenharia da produção e da pós-graduação em engenharia de embalagem do Instituto MAUÁ de Tecnologia
Bruno Araújo, Agente de Inovação do SENAI-SP
Mari Tomita Katayama, Diretora do Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa do IPT
Mauro Sampaio, Professor do Departamento de Engenharia de Produção do Centro Universitário FEI
Willians Rizzo, Professor Especialista na graduação e coordenador da pós Especialização Lean Six Sigma da FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba

12h00

Almoço livre

13h30

GESTÃO ADMINISTRATIVA-FINANCEIRA: A SUA IMPORTÂNCIA PARA A TOMADA DE DECISÃO

Moderador:
João Kepler, Diretor do Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera FIESP

Desafio da empresa:
Humberto Gonçalves, Sócio-gerente administrativo da Tec Stam Forjaria e Estamparia

Especialistas:
Arthur Ridolfo Neto, Professor Adjunto do Departamento de Finanças da FGV EAESP - Fundação Getúlio Vargas
Cesar Nazareno Caselani, Professor de finanças-parceiro da Fundação VANZOLINI
Diogo Moreira Carneiro, Coordenador de Projetos e Pesquisas da FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras
Luciano Gilio, Coordenador de Pós-Graduação e MBA na área de finanças da Faculdade TREVISAN

15h00

GESTÃO DE PESSOAS: MOTIVAR PARA IMPACTAR NOS RESULTADOS

Moderador:
Marcus Maida, Diretor do Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera FIESP

Desafio da empresa:
Ana Cláudia Paulino Muçouçah, Diretora da Alutec Indústria e Comércio

Especialistas:
Gleyziane Cazassa Gomes, Gestora comercial da Unisant’anna
Luiz Vagner Raghi , Coordenador EaD e Docente graduação, pós presencial e EaD do MACKENZIE
Rosilene Andréa Santos Alvarenga , Docente da UNISA
Simone Pita do Nascimento , professora adjunta da Universidade São Judas Tadeu

16h30

VENDAS: MELHORIAS PARA FIDELIZAR E CONQUISTAR NOVOS CLIENTES

Moderadores:
Augusto Boccia, Diretor do Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera FIESP
Paolo Fraga, Diretor do Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera FIESP

Desafio da empresa:
Vivian Ismael Mendes, Sócia-proprietária da empresa Shangrila Indústria e Comércio

Especialistas:
Alexandre Fillietaz, Coordenador de relações externas da Faculdades Integradas RIO BRANCO
Giovana Vieira dos Santos, Professora no núcleo do Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento - PROCED da FIA - Fundação Instituto de Administração
Maria do Carmo Oliveira, Professora Integral | Escola de Negócios e Hospitalidade da FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas
Reinaldo Nogueira, Professor Pós Graduação na ESPM, Diretor Executivo Digital

18h00

Encerramento

*programação sujeita a alteração

Atividade Paralela:

Horário: 13h30 às 18h00
Local:  Salas do 11º andar

Imagem relacionada a matéria - Id: 1574296017

Espaço para as empresas encontrarem formas de apoio nas soluções da gestão dos seus negócios. Participe!

Conecte com as instituições de ensino/pesquisa e conheça os produtos e serviços que poderão auxiliar a sua empresa, tais como:

  • Programas de Capacitação
  • Assessoria e Serviços tecnológico
  • Atendimentos Empresariais/ Consultorias
  • Certificações
  • Pesquisas
  • Acesso a laboratórios

Confira as DESCRIÇÕES DE PRODUTOS E SERVIÇOS das instituições parceiras no feirão,  CLIQUE AQUI


Imagem relacionada a matéria - Id: 1574296017



Instituições de Ensino/Pesquisa Parceiras participantes:

Imagem relacionada a matéria - Id: 1574296017

Prédio da FIESP - Av.Paulista, 1313 - 15º andar (Espaço Nobre)São Paulo, SP

Alexandre Fillietaz Coordenador de Relações Externas, professor e orientador de pós-graduação nas Faculdades Integradas Rio Branco. Mestre em Administração pela USCS, foi aluno especial da FEA-USP, especialista em Administração Gerência de Marketing pela UNIB, Aluno especial de doutorado no Programa de Estudos da América Latina - PROLAM - USP e formado em Comércio Exterior pela UCDB, bacharel em Administração pela UCDB. Professor na graduação da FIAP. Foi professor da Faculdade de Tecnologia SENAI Conde José Vicente de Azevedo. Professor na pós graduação da Escola SENAI Theobaldo De Nigris. Foi professor e coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Braz Cubas modalidade EAD. Consultor credenciado do SEBRAE SP. Professor convidado da Escola SENAC. Luiz Vagner Raghi Docente graduação e pós presencial e EaD / Coordenador EaD no Mackenzie. Mestrado Acadêmico Gestão de Pessoas e Organizações – UMESP; Pós-graduação Administração de Recursos Humanos – FGV; Graduação Administração de Empresas – USCS (antigo IMES). Experiência de trinta anos na área de Recursos Humanos, vinte e cinco anos em cargos diretivos. Empresas: Mercedes Benz do Brasil, General Motors do Brasil, Brasinca Industrial, Indústrias Filizola. Coordenou e lecionou em programas de graduação e pós na área de Gestão de Pessoas por dez anos. atuando em projetos de consultoria na área de Desenvolvimento Humano e Relação capital / trabalho. Rosilene Andréa Santos Alvarenga General manager e professora universitária na Unisa. Formada em Administração de Empresas, Pós graduada em Psicologia Organizacional e Recursos Humanos e Mestre pela UFRRJ em Gestão Estratégica de Negócios. Mestre em Administração de Empresas com foco na Gestão e Estratégia de Negócios e especializações nas áreas de RH e Psicologia. Professora universitária, de Graduação, Pós e MBA, desde 2002, ministrando disciplinas na área de Adm, gestão de pessoas, liderança, marketing, pedagogia e psicologia. Expertise em gestão e reestruturação de empresarial , certificações e registros internacionais e negociações frente a crises. Consultoria estratégica, na identificação de oportunidades de melhorias de RH, Avaliação de Estruturas e Organograma; Avaliação Comportamental de Profissionais e Candidatos, Desenho da estratégia para formação de líderes e sucessão. Arthur Ridolfo Neto Professor Adjunto do Departamento de Finanças na FGV-EAESP. Doutor em Administração de Empresas – Fundação Getulio Vargas – EAESP – Professor Visitante na Universidade do Texas (Austin). Mestre em Administração de Empresas – Fundação Getulio Vargas – EAESP. Administrador Fundação Getulio Vargas – EAESP. Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade, Finanças e Controle (CFC) da Fundação Getulio Vargas – EAESP, onde ministra aulas nos cursos de Mestrado Profissional em Administração (MPA), Graduação em Administração e Pós Graduação (CEAG e MBM). Professor do curso de Pós Graduação em Direito – GV Law - Fundação Getulio Vargas – Direito SP Diogo Moreira Carneiro Coordenador de Projetos e Pesquisas da Fipecafi. Economista, contabilista, mestre em Controladoria e Ciências Contábeis e doutorando em Administração pela FEA-USP. Professor em cursos de graduação e pós-graduação em reconhecidas escolas de negócios e colabora como pesquisador no CMS-Lab, laboratório que pesquisa temas relacionados à gestão de custos na FEA-USP. Atua em projetos de consultoria empresarial, além de coordenar a Área de Projetos da FIPECAFI. Participante ativo de diversos empreendimentos empresariais e iniciativas ligadas à inovação, possui ampla experiência executiva em empresas de renome, como Scania, Deloitte, Banco do Brasil, Banco Bradesco, INSS, ZF do Brasil, dentre outras. Cesar Nazareno Caselani Professor de finanças-parceiro da Fundação Vanzolini Doutor em Administração pela FGV-EAESP, com intercâmbio na University of Texas at Austin. Professor de Finanças na FGV-EAESP.Professor e palestrante em cursos de pós-graduação, MBAs e programas in company. Comentarista frequente em veículos de mídia. Consultor de empresas. Bruno Araujo de Sousa Agente de Inovação do SENAI-SP. Possui graduação em Tecnologia Mecânica pela Faculdade de Tecnologia Mecatrônica SENAI, MBA Gestão de Projetos e Gestão da Produção. Experiência de oito anos na área de Engenharia de Processos de Fabricação de autopeças e Gestão de projetos de infraestrutura fabril. Atuou como coordenador adjunto de infraestrutura e projetos especiais na WorldSkills São Paulo 2015. Foi especialista técnico no projeto de desenvolvimento do OpenLab 4.0, Demonstrador de Indústria 4.0 e laboratório aberto para PD&i, sediado no SENAI de São Caetano do Sul – SP e também do desenvolvimento do OpenLab Confecção 4.0, sediado na unidade SENAI Têxtil e Vestuário de São Paulo. Atual gestor de projetos de inovação e implementação de tecnologias conceituais da Indústria 4.0 no Instituto SENAI de Tecnologia de São Caetano do Sul. Wilians Cesari Rizzo Professor Especialista na graduação e coordenador da pós Especialização Lean Six Sigma com Certificação Black Belt da FACENS. Graduado em Matemática, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Pós-Graduado em Administração e Marketing pela UNISO, Automação para Manufatura pela UNICAMP e Engenharia de Produção pela FATEC. Possui 37 anos de experiência por ter atuado e liderado departamentos de Engenharia de Processo e Planejamento, Vendas, Manufatura, Sistemas de Produção, Sistema de Gestão da Qualidade e PMO em algumas plantas do grupo ZF no Brasil e no exterior. Black Belt com mais de 20 projetos estratégicos de melhorias em diversos processos de negócios, transacionais e de produção e serviços. Master Black Belt qualificado pela MI Domenech, responsável pelo programa Lean Six Sigma na ZF do Brasil entre 2008 e 2016. Consultor Lean Six Sigma na WR Consulting & Training, professor das disciplinas Sistemas de Manufatura, Qualidade, Estatística, Sistemas Avançados de Manufatura Lean Six Sigma, Minitab Avançado na graduação de engenharia Reinaldo Nogueira Professor Mestre em Engenharia com Ênfase em Tecnologia da Informação. Administrador de Empresas e com pós Graduação em Gestão de Projetos e Governança Corporativa. Possui experiencia global em Gestão Estratégica na Oracle Corporation, PePsico Corporation e Google. Atuou como Executivo no Grupo Abril entre outras empresas nacionais de relevância no segmento. Atualmente é Executivo da TI 360 (www.projetoti360.com) e professor dos programas de MBA da ESPM, FIA/USP, BSP entre outros. Mauro Sampaio Professor do Departamento de Engenharia de Produção do Centro Universitário FEI Pós-doutorado em administração pelo Fisher College of Business da Ohio State University (OSU-USA) e pela Chalmers University of Technology (CHALMERS-Suécia). Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela EAESP/Fundação Getúlio Vargas. Engenheiro de Produção: Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor da FeI Seus temas de interesse de pesquisa são: Produção e Operações, Supply Chain Management e Logística Antonio Carlos Dantas Cabral Coordenador e Professor dos Cursos de Graduação em Engenharia de Produção e Pós-graduação em Engenharia de Embalagem do Instituto MAUÁ de Tecnologia. Carreira desenvolvida em empresas e instituições de atuação destacada em seus setores de atividade – CETEA / ITAL, Copersucar, Cia União dos Refinadores, Santista Alimentos, ABRE - Associação Brasileira de Embalagem, Refinações de Milho Brasil, Unilever Best Foods e Instituto Mauá de Tecnologia. Luciano Gilio Coordenador de pós-graduação em IFRS, Auditoria e do MBA em Controladoria e Gestão Financeira da Trevisan Escola de Negócios. Professor nos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Administração na Trevisan Escola de Negócios, Universidade São Judas e Universidade Santa Cecília, com experiência de mais de 10 anos. Instrutor em treinamentos in-company. Bacharel em Ciências Contábeis e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Bacharel em comunicação social pela ESPM. Consultor especializado em normas internacionais de contabilidade e controladoria. Experiência de mais de 15 anos como executivo principalmente no mercado financeiro, setor elétrico e outros. Gleyzi Cazassa Gomes Gestora comercial na UnisantAnna. Economista. Especialista em Gestão Estratégica pela UFMG. Gestora de captação, professora e consultora financeira do Centro Universitário UnisantAnna. Coordenadora do Curso de pós graduação em Gerenciamento de Obras. Giovana Vieira dos Santos Professora na FIA. Carreira de 20 anos desenvolvida nos segmentos de papéis gráficos e office supplies para mercado corporativo. Diretora Executiva no mercado B2B, respondendo pelas áreas: Comercial, Televendas, Novos Negócios, Compras, Marketing, logística, Inteligência de Mercado e Administrativo de Vendas. Formada em Economia, Pós graduada em Administração de empresas e Mestre em Gestão de negócios. Ferramentas para obter sucesso no comércio eletrônico B2B. Mari Tomita katayama Diretora do Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa do IPT. Atua há mais de 20 anos na implementação e operacionalização de programas tecnológicos voltados para a melhoria de competitividade da micro, pequena e média empresa, tanto no mercado interno quanto no mercado externo. Foi responsável pela Rede Paulista de Extensão Tecnológica do Estado de São Paulo – Sibratec e membro titular do Comitê Técnico do Sibratec, ambos do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Foi também responsável pelo Programa de Apoio Tecnológico à Micro, Pequenas e Médias Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDE. Atualmente também exerce a função de Coordenadora de Programas e coordena para o IPT o Projeto Piloto “4º Revolução Industrial nas Pequenas e Médias Empresas” do Forum Econômico Mundial. Simone Pita do Nascimento Professora na Universidade São Judas Tadeu. Atuação de 12 anos no Ensino Superior. Mestre em Administração com ênfase em Gestão de Organizações (UMESP/2012). Especialista em Construção da Docência no Ensino Superior (UMESP/2011). Graduação em Gestão de RH (UMESP/2008). Avaliadora do INEP/MEC para autorização de cursos na modalidade EAD e presencial. Atuação docente na área de Gestão, respectivamente nos cursos de RH / Administração / Marketing / Processos Gerenciais / entre outros. Coordenação e gestão de equipes para a promoção de um ensino eficaz e engajador. Publicações em Congressos, Periódicos, além de autoria em capítulos de livros. Consultora em Análise Comportamental – DISC, bem como em soluções empresariais. Experiência com E-learning, Recrutamento, Seleção e Treinamento. Maria do Carmo Oliveira Professora da Escola de Negócios da FMU. Publicitária, Pós graduada em Marketing pela ESPM, Mestre em Administração, especialista em Governança Corporativa, Gestão Empreendedora e Desenvolvimento Sustentável. Docente de Pós Graduação, Graduação e extensão. Autora e tutora de EAD. Consultora e Capacitadora em Gestão Organizacional. Mais de 20 anos de experiência em Planejamento Estratégico para pequenas empresas. Gestão Estratégica de Vendas e Relacionamento. empresas governamentais e organizações do terceiro setor. Gestão Pedagógica.