imagem google

III Congresso de Direito Digital – A Internet das Coisas e a Indústria


O evento pretende expor as questões atuais relativas aos dispositivos conectados que compõem o universo da chamada “Internet das Coisas”, delimitando seus aspectos mais relevantes sob a ótica institucional, regulatória, social e tecnológica.

Pretende avaliar os desafios e as oportunidades que estas plataformas apresentam para o ambiente de negócios, sobretudo do ponto de vista da indústria. Participe!

PROGRAMAÇÃO*

09h00 – Credenciamento 

09h30 às 10h20 – Abertura institucional e contextualização

Participação prevista:
Paulo Skaf, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).
Maximiliano Salvadori Martinhão, Secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
Humberto Barbato, Presidente Executivo da ABINEE – Associação Brasileira da Industria Elétrica e Eletrônica e Vice-Presidente da FIESP.
Hélcio Honda, Diretor Titular do Departamento Jurídico da FIESP (DEJUR) e Vice-Presidente do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da FIESP (CONJUR).
Ricardo Lerner, Vice-Presidente da FIESP e Diretor Titular do Departamento de Segurança da FIESP (DESEG).
Coriolano A. A. C. Santos, Conselheiro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos (CONJUR) da FIESP e Coordenador do Grupo de Estudos Temáticos de Direito Digital e Compliance do Departamento Jurídico da FIESP e do CIESP.
Ivana David, Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, onde integra a 4ª Câmara de Direito Criminal. Especialista em Direito Penal e em Direito Processual Penal;
Luciana Nunes Freire, Diretora Executiva Jurídica da FIESP.

10h20 às 11h10 – Painel 1 – Aspectos jurídicos relacionados ao crescente uso de dispositivos conectados IoT.

Conheça através deste painel os principais pontos de impacto e riscos jurídicos e legais que a Internet das Coisas IoT pode trazer para o ambiente da produção industrial e para os negócios.

Participação Prevista:
Marcelo Crespo, Doutor e Mestre em Direito pela USP é Subcoordenador do Grupo de Estudos Temáticos de Direito Digital e Compliance do Departamento Jurídico da FIESP e do CIESP.
Renato Leite Monteiro, Professor de Direito Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Rafael Zanatta, pesquisador do IDEC
Caio César Carvalho Lima, Advogado, professor e integrante do Grupo de Trabalho de Segurança Cibernética da FIESP.
Luiz Augusto Azevedo de Almeida Hoffmann, Diretor Titular do Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da FIESP

Moderador: Eduardo Oliva, Consultor independente especializado nas áreas de TI, Segurança e Negócios. Criador da “Teoria da Organização Digital®”.

11h10 às 11h25 – Intervalo

11h25 as 12h15 – Painel 2 – Aspectos técnicos relacionados à segurança dos dispositivos conectados IoT.

Este painel permitirá entender os principais problemas técnicos relacionados à padrões e a segurança do ecossistema de IoT, que podem ser determinantes para o futuro da indústria e para a segurança e privacidade das informações em uso.

Participação Prevista:
Cassio Vecchiatti, Diretor do Departamento de Segurança – DESEG da FIESP; Diretor do Departamento de Segurança – DESEG, da FIESP, com foco na segurança da Internet e segurança eletrônica e Diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da FIESP.
Cristine Hoepers, Gerente-Geral do CERT.br.
Thales Marçal Vieira Netto – Coordenador-geral do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, da Secretaria de Política de Informática.

Moderador: Juliana Abrusio, Professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

12h25 às 13h05 – Painel 3 – IoT como alavanca de Inovação.

Durante este painel os participantes entenderão as razões que fazem com que IoT permita de forma rápida a integração de tecnologias e o desenvolvimento de ciclos de inovação, cada vez mais abrangentes e alinhados as necessidades da sociedade, sendo propulsor de novos modelos de negócios para indústria.

Participação Prevista:
Ciro Furtado Bueno Teixeira, Diretor do Departamento de Segurança da FIESP (DESEG) e do Comitê Acelera FIESP (CAF).
Lucas Pinz, da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM).
Giuseppe Sidrim Marrara, Diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas da Cisco do Brasil e Vice-Diretor da Comissão de Internet da Coisas IoT da ABINEE.
Sylvio Araujo Gomide, Diretor Titular do Comitê Acelera FIESP.

Moderadora: Patrícia Peck Pinheiro, Árbitra do Conselho Arbitral do Estado de São Paulo (CAESP), Vice-Presidente Jurídica da Associação Brasileira dos Profissionais e Empresas de Segurança da Informação (ASEGI) e professora de pós-graduação em Gestão da Inovação e Direito Digital da FIA.

13h05 às 14h15 – Intervalo para almoço.

14h15 as 15h05 – Painel 4 – IoT – Compliance e Segurança – Como fica a Proteção de Dados Pessoais?

Ao assistir este painel o participante compreenderá a visão dos especialistas sobre os aspectos de conformidade regulatória e as necessidades de Segurança da Informação para IoT, para que se garanta a proteção de dados e privacidade de informações pessoais, que devem fazer parte de qualquer solução que a indústria apresente ao mercado.

Participação Prevista:
Alexandre Zavaglia, Professor e Diretor Executivo do Instituto de Direito Público de São Paulo – IDP | São Paulo, um dos coordenadores da série de livros Direito, Tecnologia e Inovação.
Jonny Doin, Fundador CEO da GridVortex Systems, Vice-Presidente CiberSecurity do Instituto Smart City Business America e membro da Frente Parlamentar Mista em Apoio às cidades inteligentes e humanas da Câmara dos deputados.
Rogério Winter, Coronel Exército brasileiro, Oficial de Ligação no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.
Jeferson D´Addario, Sócio-Diretor de Consultoria da DARYUS Consultoria e Treinamento Brasil.

Moderadora: Cristina Moraes Sleiman, Professora do programa de pós-graduação em Direito Digital e Compliance da Faculdade Damásio, Presidente da Comissão de Educação Digital e 2ª Vice-Presidente da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP.

15h05 às 15h55 – Painel 5 – Experiências do mercado relacionadas à utilização de dispositivos IoT conectados.

O objetivo deste painel é formar uma sólida visão de casos práticos já em pleno uso de IoT, no Brasil e no mundo, seus impactos regulatórios, legais e de segurança, de forma que se possa entender os desafios das soluções de IoT já implantadas.

Participação Prevista:
Luiz Resende, Presidente da Volvo no Brasil – Área automobilística.
Francisco Giacomini Soares, Diretor Sênior de Relações Governamentais da Qualcomm Incorporated e Diretor da Comissão de Internet da Coisas IoT da ABINEE- Associação Brasileira da Industria Elétrica e Eletrônica.
Tiago Machado, Diretor de marketing e relações institucionais da Ericsson.

Moderador: Renato Opice Blum, Professor Coordenador do MBA em Direito Eletrônico da Escola Paulista de Direito e do curso de Direito Digital do INSPER, Vice-Presidente da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP, membro do Grupo de Estudo Temático de Direito Digital e Compliance do Departamento Jurídico da FIESP e do CIESP.

15h55 às 16h10 – Intervalo

16h10 às 17h00 – Painel 6 – Casos de sucesso com dispositivos e soluções IoT.

Neste painel o foco é demonstrar o enorme potencial do ecossistema de IoT e suas inúmeras possibilidades para o fomento industrial e soluções práticas no cotidiano humano, que já se apresentam de forma irreversível. O grande desafio reside no planejamento de projetos consistentes de IoT nas organizações.

Participação Prevista:
Patrícia Peck Pinheiro, Árbitra do Conselho Arbitral do Estado de São Paulo (CAESP), Vice-Presidente Jurídica da Associação Brasileira dos Profissionais e Empresas de Segurança da Informação (ASEGI) e professora de pós-graduação em Gestão da Inovação e Direito Digital da FIA.
Maurício Ruiz, Presidente da Intel Brasil.
Mauricio Ruiz – Presidente Intel Brasil desde setembro de 2016. O executivo conta com 17 anos de experiência na Intel, tendo atuado em diversas áreas. Formado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Administração de Empresas e MBA em Gerenciamento de Negócios Estratégicos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Maria Campos, executiva da General Motors do Brasil Ltda. (GMB).
Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), titular de MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP). Atuou como advogada na área de Tecnologia da Informação, Direitos Autorais, Propriedade Intelectual e Direito Digital desde 1999, com carreira construída em empresas como MTV Brasil e Universo Online S/A (UOL). No momento atua, desde 2014, na General Motors do Brazil Ltda. (GMB).
Renata Marques, CIO na Whirlpool Latin America.

Moderador: Marcelo Crespo, Doutor e Mestre em Direito pela USP é Subcoordenador do Grupo de Estudos Temáticos de Direito Digital e Compliance do Departamento Jurídico da FIESP e do CIESP.

17h00 às 17h50 – Painel 7 – Investigação Forense e IoT.

Através deste painel os participantes compreenderão os problemas relacionados a investigação criminal, que deve ser conduzida em análise de casos que envolvam sistemas IoT, suas particularidades, dificuldades na coleta de vestígios de evidências e indícios sob a ótica ética e lógica, que possam contribuir na constituição da cadeia de custódia para aplicação Forense e validação da prova pericial.

Participação Prevista:
João Roberto Peres, Professor e Consultor FGV, Diretor do Núcleo Internacional de Pesquisa em Segurança Corporativa NTSC-Br, Diretor de Tecnologias Investigativas da KOMP Security Brazil.
Marcos Tupinambá, Professor de “Investigação de Crimes Eletrônicos” da Academia de Polícia do Estado de São Paulo.
Carlos Eduardo Sobral, Delegado de Polícia Federal e Presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF); Professor e Diretor Executivo do Instituto de Direito Público de São Paulo – IDP | São Paulo, um dos coordenadores da série de livros Direito, Tecnologia e Inovação.
Fernando Carbone, Diretor de investigação cibernética na Kroll.

Moderador: Adriano Vallim, Perito Forense Computacional, Consultor em Segurança da Informação e Professor nas Universidades Mackenzie e UNIP.

17h50 às 18h30 – Conclusões e Encerramento

Neste painel de encerramento, serão discutidas as conclusões e as tendências que IoT deverá trazer para indústria de modo geral, considerando fatores como: Motivadores para a Indústria e mercado, Inovação, Regulação, Compliance, Segurança, Casos de Uso, Casos de Sucesso, Aspectos Jurídicos, Criminais e Investigativos.

Participação Prevista:
Paulo Skaf, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).
Coriolano A. A. C. Santos, Conselheiro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos (CONJUR) da FIESP e Coordenador do Grupo de Estudos Temáticos de Direito Digital e Compliance do Departamento Jurídico da FIESP e do CIESP.
Renato Opice Blum, Professor Coordenador do MBA em Direito Eletrônico da Escola Paulista de Direito e do curso de Direito Digital do INSPER, Vice-Presidente da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP, membro do Grupo de Estudo Temático de Direito Digital e Compliance do Departamento Jurídico da FIESP e do CIESP.
Cristina Moraes Sleiman, Professora do programa de pós-graduação em Direito Digital e Compliance da Faculdade Damásio, Presidente da Comissão de Educação Digital e 2ª Vice-Presidente da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP.
Marcelo Crespo, Doutor e Mestre em Direito pela USP é Subcoordenador do Grupo de Estudos Temáticos de Direito Digital e Compliance do Departamento Jurídico da FIESP e do CIESP.
Francisco Giacomini Soares, Diretor Sênior de Relações Governamentais da Qualcomm Incorporated e Diretor da Comissão de Internet das Coisas IoT da ABINEE- Associação Brasileira da Industria Elétrica e Eletrônica.
Lucia Lombardi, Procuradora Federal da AGU em São Paulo e membro da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP.

 *programação sujeita a alteração.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1631836573

Localização

Prédio da FIESP - Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP