imagem google

Seminário: A Qualidade do Ambiente Interior


Objetivo: Discussão e divulgação dos principais aspectos de qualidade do ambiente interior de edificações de qualquer natureza, dimensão e uso, e sua relação com a saúde e o meio ambiente.

13h30 – Credenciamento

14h00Abertura
Nelson Pereira dos Reis, Diretor Titular do DMA – FIESP
Paulo Dallari, Diretor Titular Adjunto do DMA – FIESP
José Rogelio Medela, Presidente do Sindratar e Diretor do DMA – FIESP
Ruy Salvari Baumer, Coordenador do Comsaúde – FIESP

14h15Os Perigos Ocultos Relacionados com o Tratamento do Ar
Palestrante:  Szymon Gartenkraut, Médico de formação, com especialização em Medicina do Trabalho. Assistente Técnico da Justiça do Trabalho. Atualmente está  no cargo de Subgerência da Vigilância em Saúde do Trabalhador e chefia a vistoria de grandes instalações de Ar Condicionado em edificações de uso coletivo em demandas da Prefeitura do Município de São Paulo e do Ministério Público do Trabalho.

14h45  – Perguntas

14h55A Contaminação de Ambiente Interior
Palestrante: aguardando confirmação
 
15h25Perguntas
 
15h35Coffee Break
 
15h50Normas Técnicas para o Controle da Qualidade do Ar Interior
Palestrante: Wili Colozza Hoffmann, Engenheiro Mecânico, professor da FEI – Faculdade de Engenharia Industrial e do PECE da USP – Universidade de São Paulo (Escola Politécnica), tendo ministrado cursos de graduação e pós-graduação (Latu Sensu). Membro associado da Ashrae (American Society of Heating, Refrigeration and Air Conditioning Engineers) e do ISPE (International Society For Pharmaceutical Engineering). Membro do GT 03 – Nacionalização da NBR/ ISO 14644-3 do Comitê Brasileiro CB 55 da ABNT e Comissão de Estudo CE 46001. Espelho do ISO TC 209. Membro do CB 55 – Preparação e revisão das normas NBR 16401-2008 Sistemas de Climatização e da Secretária do Comitê de Estudos Especiais (CEE-138) da ABNT. Equipamentos de Limpeza do Ar e Outros Gases (filtros), espelho do ISO TC 142.

16h20Perguntas

16h30Aspectos Jurídicos do Ambiente Interior
Palestrante: Sidney de Oliveira, Advogado, coordenador da Comissão de Aspectos Jurídicos da Qualidade do Ar de Interiores na  Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente, da OAB/SP – Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo. Docente de Curso Multidisciplinar de Qualidade do ar e Poluição em Ambientes Interiores – Aspectos Técnicos e Efeitos na Saúde. Sócio proprietário da empresa TAO Tecnologia Ltda.

17h00 – Perguntas

17h10Mesa RedondaAspectos Tecnológicos e Regulatórios: Recomendações
Szymon Gartenkraut, Médico de formação, com especialização em Medicina do Trabalho.
Wili Colozza Hoffmann, Engenheiro Mecânico, professor da FEI – Faculdade de Engenharia Industrial e do PECE da USP – Universidade de São Paulo (Escola Politécnica)
Sidney de Oliveira, Advogado, coordenador da Comissão de Aspectos Jurídicos da Qualidade do Ar de Interiores na  Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente, da OAB/SP – Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo.
Moderador: Paulo Dallari Soares, Diretor Titular Adjunto do DMA – FIESP

17h40Encerramento
Rogélio Medela, Presidente do Sindratar e Diretor do DMA – FIESP

Imagem relacionada a matéria - Id: 1566618544

Localização

Edificio Sede Fieso - Av. Paulista, 1313, São Paulo, SP