IV Seminário de Telecomunicações
Objetivo
O IV Seminário de Telecomunicações terá como objetivo abordar os principais temas da atualidade e promover debates visando à expansão do setor e à melhoria da qualidade dos serviços de telecomunicações.
Principais atrativos
Participação de palestrantes destacados no setor e presença de público especializado, empresários, setor acadêmico, concessionários, setor público, etc.
Escopo
Vivemos em uma sociedade informacional que, impulsionada por fatores como a difusão das redes sociais, a necessidade de informação on demand, a democratização do acesso, a convergência entre mídias e a ampliação da comunicação máquina a máquina, tende a depender cada vez mais dos serviços de telecomunicações e tecnologia da informação.
A vertiginosa evolução das chamadas TIC requer, além do aporte de investimentos, a antecipação dos setores público e privado na discussão sobre sua regulamentação coerente e na criação de políticas que visem ao favorecimento do seu desenvolvimento e à universalização, promovendo a competitividade da indústria tanto como usuária dessas tecnologias, como fornecedora de bens e serviços nas mais diversas fases de sua cadeia de desenvolvimento.
Serão discutidas questões como governança, neutralidade e segurança no uso de redes e serviços; implantação da 4G no Brasil; padronização técnica de produtos e serviços; compartilhamento de postes e redes; incremento da competitividade; ampliação da infraestrutura; relação entre urbanismo, meio ambiente e tecnologias; redução da carga tributária; contingenciamento dos fundos setoriais e regulamentação do setor e da atuação de seus players nos âmbitos municipal, estadual, federal e internacional.
O mundo interconectado exige cooperação e reflexão em todos os níveis da sociedade, visando aos aperfeiçoamentos normativo, econômico e institucional do Setor de Telecomunicações.
A FIESP, com o intuito de contribuir para esse avanço, reunirá, em seu IV Seminário de Telecomunicações, os principais players – operadoras e indústria –, os formuladores de políticas e os representantes da sociedade civil, para a discussão das necessidades, dos princípios e das metas necessárias ao desenvolvimento do setor.
Formato
Painéis com debatedores e moderador, nos quais serão discutidos os principais temas e cenários do mercado de telecomunicações.
Público-alvo
Autoridades, executivos de associações representativas do setor, representantes da sociedade civil e os principais players, indústria e operadoras.
08h30
Abertura
10h40
Painel 1: Governança, segurança e neutralidade na internet
Coordenador: Carlos Fernando Ximenes Duprat, Diretor do Departamento de Infraestrutura da FIESP
• Jarbas José Valente, Conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações- ANATEL
• Eduardo Levy Cardoso Moreira, Presidente do Sinditelebrasil- Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal.
• Renato Opie Blum, Professor coordenador do Programa de Legislação Digital na FGV, advogado e economista.
• Demi Getschko, representante de notório saber em assuntos da Internet no Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
• Cássio Vecchiatti, representante da indústria no Comitê Gestor da Internet no Brasil. Diretor do DESEG- FIESP.
12h30
Intervalo para almoço
14h00
Painel 2: Novas tecnologias, desafios e oportunidades na implementação do serviço móvel
Coordenador: Gilson Rondinelli, Diretor do Departamento de Infraestrutura da FIESP
• Maximiliano Salvadori Martinhão, Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações.
• Amadeu Castro Neto, representante da GSM Association no Brasil
• Antonio Carlos Valente da Silva, presidente do grupo Telefonica no Brasil
• Janilson Bezerra da Silva Júnior, Diretor de Inovação Técnica da TIM
15h50
Intervalo
16h10
Painel 3: Competitividade da Indústria Brasileira no Setor de Telecomunicações: desoneração tributária, incentivos à produção nacional
Coordenador: Paulo Gomes Castelo Branco, Diretor do Departamento de Infraestrutura da FIESP
• Laerte Cleto, Gerente de Projetos do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério das Comunicações
• Raul Antonio Del Fiol, membro do Grupo de Empresas Nacionais de Tecnologia – GENTE
• Eduardo Araújo, Head da Nokia Siemens Network para a América Latina
• Sérgio Quiroga, presidente da Ericsson para a América Latina
• Wagner Ferreira, diretor comercial da Alcatel-Lucent
18h00
Encerramento
TEATRO DO SESI - Av. Paulista, 1313 - São Paulo, SP

- Principal Executivo na região, responsável pelas operações da Nokia Siemens Networks na América Latina
- Antes de se juntar à Nokia Siemens Networks, Eduardo foi o Presidente para a América Latina da Ingram Micro Corporation
Eduardo Araujo começou sua carreira em 1981 na Asea Brown Boveri,e, posteriormente, ocupou diversos cargos em diversas funções como P&D, Marketing e Vendas, Desenvolvimento de Negócios e Alta Gestão. Esta rica e abrangente experiência foi conquistada em empresas de renome como AT&T/NCR, Peoplesoft, Compaq, EDS e Hewlett-Packard.
Eduardo é engenheiro elétrico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.





Ao longo de todo o período, Janilson Bezerra assumiu diferentes posições na organização, liderando diferentes projetos de tecnologia e inovação tecnológica. Hoje, como diretor de Inovação de REDE, ele suporta as ações estratégicas de transformação tecnológica, combinando competências nas áreas de tecnologia, finanças e inovação.

Em 2007, ingressou na administração pública federal na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, tendo sido designado para o Ministério das Comunicações, onde atua na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento tecnológico e industrial do setor de telecomunicações no Brasil.


Iniciou sua carreira no Sistema Telebrás, onde ocupou diversos cargos, como o de gerente do Departamento de Planejamento Técnico da Telebrás e da Telerj. Foi membro, entre 1997 e 2004, do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da qual também foi vice-presidente. Atuou como Assessor Especial do Ministro das Comunicações (1997) e foi também membro das comissões de avaliação da União Internacional de Telecomunicações (UIT).
Em novembro de 2004, assumiu a presidência do Grupo Telefônica no Peru. Desde janeiro de 2007, é o presidente do Grupo Telefônica no Brasil e da Telefônica São Paulo (Telecomunicações de São Paulo S.A. - Telesp). Em maio de 2011, passou a ser também o presidente da Vivo Participações, empresa incorporada pela Telesp, como sua subsidiária integral.
Preside também a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) e o SindTelelebrasil, respectivamente associação civil e sindicato que reúnem as empresas de telecomunicações brasileiras. Em abril de 2011, assumiu também a presidência da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil.

Exerceu, antes de chegar ao Ministério, o cargo de Gerente Geral de Certificação e Engenharia do Espectro da ANATEL, tendo ocupado outras posições Gerenciais e de Assessoria na Agência. Atuou como Engenheiro de Planejamento do Sistema TELEBRÁS.
Foi representante da Administração Brasileira em diversos fóruns nacionais e internacionais de telecomunicações.

Tem formação em Eletrônica; Tecnologia da Informação e em Fundição de Aços Inoxidáveis -refratários de especiais - tendo atuado mais de quarenta anos na área.
Foi fundador e Diretor Presidente da Abranet – Associação Brasileira de Provedores de Acesso e Informação da Internet, Presidente do Conselho de qualidade da Fundação Vanzolini, Diretor da ISOC Brasil (Capítulo brasileiro da Internet Society – isoc.org.br), é membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) representando o segmento Empresarial Usuário, membro da Comissão Fiscal do LACNIC (Registro de Endereços da Internet para a América Latina e o Caribe,lacnic.net ), membro da Comissão Fiscal do NIC BR (Nucleo de Informação e coordenação do ponto BR (nic.br), e foi também Conselheiro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT. Atualmente é Diretor do Departamento de Segurança – DESEG, da FIESP, com foco na segurança da Internet e segurança eletrônica e Diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da FIESP. Implantou em 1996, o uso da Internet, após ter orientado a instalação da rede corporativa, mudando o conceito de comunicação e criando paradigmas para as quarenta e duas Diretorias Regionais do CIESP, para os Sindicatos Patronais e para as empresas associadas. Este projeto foi incorporado no Governo do Estado de São Paulo e na Secretaria de Segurança - que funciona até hoje - devido a sua eficácia.
