imagem google

FESTIVAL DE EMPREENDEDORISMO FIESP: DIVERSIDADE E INCLUSÃO


Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655


O Comitê de Jovens Empreendedores da FIESP traz temas sensíveis e necessários nesta edição do Festival de Empreendedorismo, nos dias 10 e 11 de agosto,  como a diversidade, gestão inclusiva, saúde mental, pós-pandemia e toda a relação com a Felicidade e Resiliência Mental partindo do indivíduo para o coletivo; para o desenvolvimento não apenas de empresas, mas do líder e profissional como pessoa, como seres humanos que somos.

A ideia é ajudar a promover soluções cada vez melhores para a sociedade no decorrer do tempo, ouvindo a pessoas que são referências nestes temas e passando por reflexões profundas, para que possam fazer a diferença em sua empresa de acordo com sua necessidade.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

PROGRAMAÇÃO PRIMEIRO DIA

09h30 Abertura

Entrevista

  • João Pacífico  CEO Ativista Grupo Gaia

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Fundou o Grupo Gaia em 2009. Grupo é especialista em securitização imobiliária, agro e financeira, com mais de R$ 20 bi em operações. Criou a Gaia Impacto, securitizadora especializada em operações de impacto. Empresa B desde 2014, João construiu uma Cultura que tem como principais pilares a Felicidade e o Impacto Socioambiental. Co-fundador da Gaia+, ONG de educação socioemocional que impacta milhares de alunos e professores da rede pública. Palestrante sobre Cultura, Liderança e Impacto. Autor do livro Onda Azul e Top Voice no LinkedIn, com mais de 460.000 seguidoras

10h00 Painel: Efeitos da diversidade nas organizações – 1H

  • Giacomo Strazza, Head de RH e gerente de Desenvolvimento, Educação e Inclusão na TIM Brasil.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

  • Izabella Almeida, coordenadora do Projeto Vamos Juntos

11h05 Painel: O cuidado com o Bem-Estar e a importância desse olhar para o time – 1H

  • Mariana Clark, Psicóloga

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Psicologa, com MBA em Gestão de Pessoas, formada em Psicologia Positiva e Especialista em Perdas e Luto. Depois de 18 anos no mundo corporativo (Oi, Natura e TV Globo) como executiva de RH cuidando de gente, incrementou o desafio e resolveu cuidar de gente no auge do seu sofrimento. Se especializou em Perdas no contexto organizacional e escolar, e leva para esses ambientes o diálogo sobre a expressão e validação das nossas dores, através de processos de acolhimento e de prevenção de adoecimentos mentais.

Mentora de saúde mental na Top2You – plataforma de mentoria online que inspira, conecta e desenvolve pessoas. Fez parte da equipe de Psicólogos em Brumadinho cujo escopo do trabalho foi o Crescimento Pós-Trauma.

  • Carla Tieppo, neurocientista

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Doutora em Neurofarmacologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. É pioneira na aplicação da ciência do cérebro no desenvolvimento humano e organizacional. Há 25 anos é professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo onde é idealizadora e coordenadora da Pós-Graduação em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações e da Pós-Graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Ministra aulas sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com a mente e o comportamento humano. É CEO e sócia-fundadora da Ilumne Consultoria que oferece ao profissional e às empresas uma nova forma de pensar o Gerenciamento de Pessoas, a Liderança e a Alta Performance. É sócia-fundadora da Educação Inédita que apresenta ao mercado educacional uma nova forma de pensar a educação a partir da perspectiva da Neurociência, tanto para professores, quanto para mantenedores de escolas, alunos, pais e cuidadores. Ministra cursos de neurociência no Instituto Conectomus, empresa que tem como objetivo, transformar a vida das pessoas por meio dos cursos e formações. É consultora na Design Myself, marca que divulga o conhecimento neurocientífico através de produtos inspirados na temática cérebro e seu funcionamento. É faculty da Singularity University Brazil. É professora de Pós-Graduação Latu Sensu da PUC-RS, dos cursos Neurociência e Comportamento, Educação Transformadora, Moderna Educação e Gestão de Pessoas. Em 2019, lançou seu primeiro livro “Uma viagem pelo cérebro: a via rápida para entender Neurociência”.

12h00 Experiência de Meditação – 30 min

  • Monja Heishin Sensei, Pedagoga e Monja Budista

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Monja Heishin Gandra é do Budismo Zen da tradição Soto Zen – Japão.

Pedagoga. A sua atividade profissional desde 1983 é no Governo do Estado de São Paulo, contribuindo na formação e capacitação de servidores de prefeituras municipais e de órgãos estaduais para a implementação de políticas públicas das áreas sociais, direitos humanos, meio ambiente, e em movimentos de cultura de paz e não violência.

Monja Zen Budista há 13 anos, discípula de Monja Coen Roshi, orienta práticas de zazen, meditação zen e facilitadora docente de cursos de budismo. Participa de iniciativas de mobilização e sensibilização social e diálogos temáticos a diversos públicos. Contribuiu na constituição do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz da Assembleia Legislativa do

Estado de São Paulo e atuou na Secretaria Executiva. Musicista, comunica som como expressão do interser.

13h00 Painel: Construindo um mundo de acesso para todos (Inclusão PCD) – 1H

  • Ana Paula Kagueyama, Diretora Sênior de Customer Services para América Latina no PayPal

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Diretora Sênior de Operações Globais do PayPal para a América Latina. Ana Paula Kagueyama iniciou sua trajetória no PayPal em setembro de 2010, na área de Operações. E, atualmente, é Global Operations Senior Director do PayPal Latam. Anteriormente, ocupou a posição de diretora de Operações Globais do PayPal Brasil, sendo responsável pelas áreas de gestão de riscos, reivindicações, habilitação, due diligence e mídias sociais para consumidor, tendo como desafio garantir um alto nível de satisfação dos clientes e entregar resultados operacionais com ótima performance de produtividade e qualidade. Em abril de 2018, assumiu a liderança da área em toda a América Latina. Durante sua gestão, o PayPal foi campeão quatro anos do “Prêmio Época ReclameAqui – As Melhores Empresas Para o Consumidor” (2013, 2014, 2015 e 2017), que reconhece a excelência do atendimento ao cliente de empresas por meio de votação popular. Com graduação em Marketing de Serviços pela Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo, e pós-graduação em Gestão de Pessoas pela FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas), Ana conta mais de 15 anos de experiência na área bancária, em departamentos de atendimento ao cliente e prevenção de risco. Passou pela posição de gerente sênior de Prevenção a Fraudes no Grupo Santander Brasil, além de ter atuado como gerente de Atendimento e Operações do Banco Itaú Personnalité.

  • Guilherme Bara, consultor para o desenvolvimento, implementação e gestão de programas corporativos de diversidade e incluso

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Guilherme Bara é consultor para o desenvolvimento, implementação e gestão de programas corporativos de diversidade e inclusão, tendo auxiliado mais de 80 grandes empresas nos últimos dois anos. Contribui para que seus clientes avancem em 04 frentes: governança, engajamento interno, reputação/atração de talentos e retenção/desenvolvimento.

Guilherme é membro especialista do G100 Brasil, grupo que reune CEOs de importantes empresas brasileiras e multinacionais. Também é conselheiro da Automotive Business nos temas de diversidade e inclusão. Anteriormente atuou no time global de diversidade e inclusão da BASF. onde era responsável pelo programa na América do Sul. Ainda na BASF, foi coordenador de marketing e licitações da tintas Suvinil.

Guilherme também atuou no governo e no terceiro setor onde se destaca sua atuação como Chefe de gabinete da Secretaria da pessoa com deficiência da cidade de São Paulo e como Diretor membro do Comitê de responsabilidade social da FIESP. Como palestrante já realizou mais de 600 apresentações para diferentes públicos. De líderes corporativos a gestores públicos, de profissionais de RH a equipes das fábricas, foram mais de 60mil pessoas que conheceram a abordagem que se aprofunda em temas sensíveis e relevantes de forma engajadora e respeitosa.

13h55 Painel: Papel das lideranças para buscar a igualdade – 1H

  • Carine Roos, CEO e fundadora da Somos Newa, consultoria de DE&I

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: CEO e fundadora da Somos Newa, consultoria de DE&I. Há 15 anos ampliou a sua consciência sobre a desigualdade de gênero como um problema estrutural e fundou iniciativas como a MariaLab, a UPWIT e a Escola ELAS para ampliar a consciência das mulheres sobre os seus direitos. Nos últimos 10 anos, foram mais de 12 mil pessoas impactadas em vivências com mais de três mil horas em salas de aula e mais de 2 mil mulheres mentoradas, que hoje estão mais seguras, mais estratégicas, mais reconectadas com a sua história e com a sua essência.

Possui diversas especializações como o Programa Executivo de Liderança Feminina da Columbia Business School, Master em Programação Neurolinguística, treinadora comportamental no Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Coaching, Hipnose Ericsoniana, Thetahealing Avançado e Formação em Comunicação Não Violenta.

  • Twylla Ferraz Aragão, Nutricionista

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Nutricionista especializada em serviços de alimentação coletiva. Atualmente educadora social no Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul de eletrodomésticos. Pós-

graduada em gestão da segurança dos alimentos e pós-graduanda em gestão de projetos sociais. Há quatro anos trabalhando com micro empreendedoras de todo o Brasil as assessorando para gestão de seus negócios, com formação de preço, plano de negócios, marketing, sustentabilidade, gênero, raça e formalização.

15h00 Painel: O futuro da relação gestão, meio ambiente e sociedade (ESG) – 1H

  • Cristiano Prado, líder da unidade de Desenvolvimento Socioeconômico Inclusivo

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: É formado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui mestrado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com cursos de pós-graduação na Insead e Harvard Business School. Atuou por dez anos como economista-chefe de infraestrutura e desenvolvimento econômico na Federação de Indústrias do Rio de Janeiro – FIRJAN e foi diretor executivo da Associação Brasileira de Empresas de Engenharia Consultiva – ABCE. No PUND Brasil é o líder da unidade de Desenvolvimento Socioeconômico Inclusivo, que reúne os projetos econômicos e sociais do organismo no país.

  • Felipe Bismarchi, Professor da FACULDADE FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Luis Felipe Bismarchi, 35, administrador, mestre, doutor e pós-doutorando pela Universidade de São Paulo (USP), com interesse e estudos voltados para sustentabilidade, estratégia, inovação e complexidade. Trabalha no setor financeiro há quase 15 anos e também dá aulas em graduação e pós-graduação na FACULDADE FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras.

16h00 Bate-papo com Luiza Junqueira, Diretora do CJE

16h05 Painel: Como engajar colaboradores com pautas de diversidade e voluntariado – 1H

  • Joyce Baena, consultora e sócia fundadora da La Gracia

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Joyce Baena é sócia fundadora da La Gracia e da HUG, uma plataforma de encontros de construção colaborativa de conhecimento. É graduada em Comunicação Social pela PUC de São Paulo, facilitadora de temas associados a comunicação humanizada, subjetividade, vulnerabilidade,

empatia e roteiro de discursos e apresentações. Durante sua carreira, criou o primeiro curso de design e apresentações do Brasil, desenvolveu projetos de humanização para Gol Cia. Aérea, Porto Seguro, Coca-Cola e Basf. Desenvolveu projetos e experiências humanizadas para empresas como Adidas, ALD, Supermercado Dia, entre outros. É apaixonada por criar metodologias colaborativas para gerar aprendizado consistente, baseado em prática e realidade do aluno.

  • Grácia Elisabeth Fragalá, Diretora Titular do CORES – Comité de Responsabilidade Social da FIESP

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Assistente Social com MBA em Gestão de Pessoas e Negócios – FIA – Fundação Instituto de Administração. Experiência de mais de 15 anos como responsável pelas áreas de Saúde Corporativa, Segurança no Trabalho, Saúde Ocupacional no Grupo GPA e na Telefonica|Vivo.

Coautora nas publicações especializadas: “SAUDE MENTAL E TRABALHO”, CREMESP, 2015; “FAP-RATNTEP: Efeitos na Gestão Empresarial”, FIESP, 2015; “Inclusão Social e Profissional – Valorização da Capacidade de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”, FIESP, 2013 e “Sem Barreiras

(Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência)”, SMPED, 2008.

É sócia na TPA Saúde, Vice-Presidente do Conselho Superior de Responsabilidade Social – CONSOCIAL e Diretora Titular do Comitê de Responsabilidade Social, ambos da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Diretora Titular do Núcleo de Responsabilidade Social do Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, além de Conselheira na ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida e na Will – Women in Leadership in Latin America

17h00 Bate-papo com Adriana D’Urso, Diretora do CJE

17h05 Painel: Inclusão 50+ – 1H

  • Mórris Litvak, Professor

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Formado e pós-graduado em Engenharia de Software pela FIAP de São Paulo e empreendedor desde os 15 anos, começou a estudar envelhecimento e longevidade em 2014 e iniciou em 2015 a MaturiJobs (agora Maturi), primeira plataforma do Brasil que conecta profissionais acima de 50 anos a empresas que buscam experiência e comprometimento, já conta com mais de 150 mil pessoas cadastradas em todo o país. Atualmente é professor dos cursos de pós-graduação em gerontologia dos Hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês.

  • Fran Winandy, Psicóloga

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Psicóloga com MBA em RH e Mestrado em Administração de Empresas. Sócia de Consultoria em Recursos Humanos (www.acalantis.com.br). Pesquisadora na área de Diversidade Etária. Responsável pelo Blog Etarismo (www.etarismo.com.br). Palestrante na área de Etarismo, Diversidade Etária e Integração Geracional. Consultora na área de Diversidade Etária e RH com projetos em Organizações. Consultora na área de Transição de Carreira com atendimentos personalizados para empresas e pessoas físicas, com foco principal no público 50+.

18h00 – Encerramento

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

PROGRAMAÇÃO SEGUNDO DIA

09h30 Abertura – 30 min

Entrevista com Anderson “Buiu” 

10h00 Painel: Empresas no esporte, ferramenta que vai além do marketing1H

  • Pedro Benedito Batista Júnior, Diretor Executivo da Prevent Senior

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Médico formado pela PUC-SP. Possui especialização em Cirurgia Geral pela BP-SP

MBA Helathcare Policy pela University Of Miami. É Diretor Executivo da Prevent Senior

  • Rafael Furlanetti, Diretor Institucional da XP

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Rafael Furlanetti, Capixaba, Bacharel em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, iniciou sua carreira no Bradesco BBI e em 2010 juntou-se a XP Investimentos, onde atuou em funções nas áreas de Equity Sales e Expansão de novos negócios, tornando-se sócio da empresa em 2014. Desde 2018, Rafael é Diretor Institucional da XP.

11h00 Experiência de Meditação – 1H

  • Preethaji, Mentora espiritual

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Sri Preethaji é a cofundadora do Ekam, um movimento na consciência junto de seu marido Sri Krishnaji. Ela também é a criadora do Breathing Room, uma plataforma massiva de meditação online para meditações guiadas. Junto de seu marido e filha, Sri Preethaji está envolvida em muitas iniciativas beneficentes envolvendo educação, reflorestamento, fornecimento de água potável , e revificação da cultura antiga em 1000 vilarejos ao redor do amplo campus deles na Índia.

Sri Preethaji é uma das principais filósofas com renome mundial em nosso tempo. Suas opiniões sobre a consciência e a mente humana, sobre propósito e significado, sobre paternidade e sabedoria pré-natal, sobre criação de riqueza e cooperação em ambientes corporativos têm sido revolucionárias. Ela se sente tão confortável entre os que buscam a verdade quanto entre os jovens que tentam curar seus sofrimentos. Sua abordagem é tanto lógica quanto mística. Ela discursou em prestigiosas instituições acadêmicas e fóruns em todo o mundo e apareceu em vários canais de televisão na Índia. Buscadores de todo o mundo participam dos Manifestes e dos 5 Despertares – seus principais processos online e o Festival da Iluminação do Ekam, uma experiência espiritual de 7 dias na Índia. Meditações silenciosas com ela, conhecidas como entrar no Campo Ilimitado da Consciência, são conhecidas por levar as pessoas a estados transcendentais de consciência. Com certeza ela é rara e estar na presença dela é algo muito desejado.

12h00 Painel: A Inclusão no mundo da Tecnologia1H

  • Gustavo Glasser, CEO, Co-Founder da Carambola.com.vc

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Gustavo Glasser, CEO da Carambola, é um homem transgênero, que enfrentou muitos obstáculos para se incluir e começar a trabalhar no mercado de tecnologia da informação. Para se sustentar, iniciou sua carreira como garçom de restaurante e, percebendo a oportunidade no mercado de trabalho em tecnologia, construiu seu próprio caminho superando muitos desafios: passou por programas de treinamento da Microsoft, trabalhou em grandes empresas, participou de competições internacionais e fundou a Carambola, onde já foram treinadas e incluídas no mercado mais de 220 pessoas. Sempre presente na mídia e palestras sobre Educação em Tecnologia, inclusão e diversidade em eventos nacionais e internacionais, Gustavo foi premiado como Empreendedor Social de 2019 pela FOLHA DE SÃO PAULO, uma das maiores empresas de mídia do Brasil.

  • Roberto Professor – SESI

13h00 Bate-papo com Carla Falcão, Diretora do CJE

13h05 Painel: Construção de valor a partir do propósito1H

  • Ana Couto, Design, fundadora da Agência Ana Couto

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Designer de formação pela PUC-Rio, Ana concluiu seu mestrado em Visual Communication, no Pratt Institute, NY, antes de se especializar em Branding na Kellogg.

Fundou a agência Ana Couto em 1993, com a proposta de usar o Branding como um método para construir Marcas fortes. Desde então, envolve-se direta e indiretamente em todos os projetos do escritório, que conta hoje com mais de 80 profissionais multidisciplinares, com diferentes backgrounds. É uma líder intelectual do mercado e referência em Branding no Brasil. Seu reconhecimento é refletido por meio de diversos prêmios, além das mais de dez publicações internacionais em livros de design. Em 2015, inaugurou a LAJE, consultoria que desenvolve projetos em estratégia e cultura de inovação. Foi jurada do Festival de Cannes em 2016, do Festival D&AD de Londres em 2017 e presidente do júri do Brasil Design Award, da ABEDESIGN em 2019.

  • Rodolfo Witzig Guttilla, Sócio Diretor da CAUSE Brasil

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Jornalista e Cientista Social; Mestre em Antropologia pela Pontifícia

Universidade Católica de São Paulo; e especialista em Marketing pela Northwestern

University, Kellogg Institute e Fundação Dom Cabral.

Experiência: atua nos campos da comunicação organizacional e da sustentabilidade há quase três décadas. No início dos anos 2.000, concebi e conduzi as atividades da Diretoria de Assuntos Corporativos, Sustentabilidade e Relações Governamentais da Natura, tendo sido responsável pela implementação de políticas e projetos de Apoios e Patrocínios Institucionais, programas de Relacionamento com Comunidades de Entorno e com a sociedade, e programas de Voluntariado Corporativo. Ao longo dos treze anos em que permaneci à frente da Natura, liderei iniciativas no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia, no México, no Peru e na Venezuela.

Anteriormente, organizei e coordenei estratégias de comunicação e relações públicas da Whirlpool Corporation, também na América Latina, durante seis anos.

Atuei como Conselheiro de associações internacionais, como Union for Ethical Biotrade e Global Reporting Initiative, GRI, entre outras. No Brasil, presidi o Conselho Consultivo do Ponto Focal do GRI no país e aconselhei o Grupo de Trabalho da Força Tarefa de Finanças Sociais. Atuando em associações de classe, presidi e dirigi organizações como Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, ABERJE, ABEVD, ABIHPEC e SIPATESP, dentre outras.

 

14h00 Painel: Esporte como ferramenta de inclusão1H

  • Mayra “Sheetara” Bueno, lutadora de UFC

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: É lutadora de UFC, começou no mundo das lutas em uma academia de artes marciais da cidade e se tornou profissional em 2015, hoje é considerada uma das maiores promessas do Brasil no UFC e possui oito lutas profissionais em sua carreira com um recorde de sete vitórias.

  • Glória de Paula, lutadora de UFC

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: É lutadora de UFC, começou no mundo das lutas em uma academia de artes marciais da cidade e se tornou profissional em 2017, hoje é considerada uma das maiores promessas do Brasil no UFC e possui oito lutas profissionais em sua carreira

  • Aline Silvia, atleta do SESI, lutadora de Wrestling

15h00 Painel: A Capacitação e o Ensino como ferramentas de incluso1H

  • José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Advogado, é doutor em Educação pela UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba- SP. Mestre em Administração pela Metodísta de Piracicaba), mestre em Direito pela Escola Paulista de Direito. É fundador e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, fundador presidente da Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural – Afrobras, fundador e titular do Movimento Todos Pela Educação, fundador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, fundador da Virada da Consciência, fundador do Movimento Ar – Vidas Negras Importam. Membro do Conselho Pesquisas Judiciárias do CNJ – Conselho Nacional de Justiça, Membro da Comissão de Acompanhamento da Política de Inclusão da USP, Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da Republica, Presidente Conselho de Gestão da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Membro do Conselho Curador da Fundação Memorial da América Latina , Membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da FIESP, Membro Fundador e Titular do Movimento Todos Pela Educação, Membro do LIDE – Líderes Empresariais, Vice-Presidente Comissão Verdade Sobre Escravidão da Ordem dos Advogados do Brasil, ex-membro do Conselho Curador da Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura, ex-membro do Conselho Gestor do Conselho da Cidade de São Paulo, ex-membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Responsabilidade Empresarial, ex-membro do Conselho da FEBRABAN- Federação Brasileira de Bancos, ex-membro do Conselho Consultivo do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, membro da Comissão de Juristas Negros da Câmara dos Deputados e Autor do livro: Discursos Afirmativos (Editora Unipalmares, 2018).

  • Theo van der Loo, Founder & CEO NatuScience S.A.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio Fundador & CEO da NatuScience S.A. Membro do Conselho Consultivo. Orador público. Líder experiente. Educação e orientação internacional. Mais de 40 anos de experiência em gestão na indústria farmacêutica no Brasil, Espanha e região da América Latina. Exposição de liderança de alto nível em grandes organizações multinacionais e de matriz divisional complexa. Mais de 35 anos de experiência na liderança de pessoas. Criativo, com reconhecida capacidade de gerar mudanças, liderar e motivar pessoas, mantendo forte foco em resultados. Experiência profissional em networking, ajudando a construir relacionamentos e parcerias. Papel de liderança em Associações Industriais por muitos anos. Experiência prática em gestão de crises e no trato com a imprensa. Profundo envolvimento em processos de pré e pós fusão de empresas adquiridas, bem como, desinvestimentos e cisões de áreas / divisões específicas de negócios. Empreendedor e inovador. Mente estratégica afiada, com forte foco em posicionamento de marketing e branding. Engajamento social ativo, com ênfase na inclusão e diversidade. Mentor de jovens talentos (pro-bono). Desde 2013 é membro da iniciativa CEO Legacy da FDC (Fundação Dom Cabral).

16h00 Painel: Trabalhando com ESG e Inclusão nas organizações 1h

  • Carlo Pereira, Diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio: Diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU

Carlo tem mais de 15 anos de experiência em sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, atuando em assuntos relacionados às mudanças climáticas, energias renováveis, investimento privado, índices de sustentabilidade no mercado de capitais, entre outros temas. No Pacto Global, é o co-chair do Conselho das Redes, lidera o Conselho Regional das Redes Locais na América Latina e Caribe e integra a instância máxima da iniciativa, o Conselho do Global Compact. Graduado em química, tem mestrado em Ciência (Universidade de São Paulo), MBA em Sustentabilidade (University of Lüneburg), assim como especialização em International Leadership Training (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ).

  • Gabriel Estevam Domingos – Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ambipar

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655

Mini-bio:  Engenheiro ambiental formado pela Universidade São Judas Tadeu, com atuação como pesquisador vinculado ao Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA-USP) e especialização em empreendedorismo focado em gestão de projetos inovadores pela FGV, Gabriel trabalha com pesquisa e inovação, há dez anos. Lidera os projetos dessa área na Ambipar, onde desenvolveu diversos produtos a base de resíduos, registrando 14 patentes para a empresa.

Gabriel recebeu 29 prêmios, entre eles o “Prêmio Bayer Embaixadores Ambientais” (2012), em parceria com o programa das Nações Unidas para o meio ambiente da ONU, foi escolhido como Condutor Oficial da Tocha Olímpica dos “Jogos Olímpicos Rio 2016” representando o protagonismo e contribuição na área ambiental, recebeu o “23° Prêmio FIESP de Mérito Ambiental” (2017), “Prêmio Jovem Brasileiro 2017”, Prêmio de Empreendedorismo e Inovação EDP 2020, entre outros. O diretor tem nome de peso no universo sustentável, com participação no Programa Jovens Embaixadores Ambientais das Nações Unidas (ONU), missões técnicas internacionais, Sínodo Amazônia, Rio + 20 e muito mais.

Nas horas vagas, Gabriel faz trabalhos sociais (reforma de escolas, parques, escadarias) e viagens de missões técnicas sobre temas como tecnologia e meio ambiente. Gosta muito de criar invenções a partir de resíduos e estar em meio a natureza.

 

17h00 TALKING LOUNGE

  • Diretoras do CJE: Elisabeth Romero, Carla Falcão, Luiza Junqueira, Ingrid Barth

 

18h00 Experiência – 1H

  • Apresentação da Bachiana Filarmônica do SESI-SP

*Programa sujeito a alteração.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1632858655