Portos


A Lei 8.630/93 de modernização portuária estabeleceu os conceitos de Porto Organizado, Autoridade Portuária (Administração do Porto), institui o Conselho de Autoridade Portuária (CAP), a figura do Operador Portuário e o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), visando fundamentalmente estimular os arrendamentos, o aumento da eficiência operacional nos portos, à redução de custos e, consequentemente, à promoção do porto para condição de veículo logístico moderno voltado à facilitação e ao estímulo de fluxos comerciais crescentes e sustentáveis.

Porto de Santos

O porto é administrado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), está localizado no centro do litoral do Estado de São Paulo, estendendo-se ao longo de um estuário limitado pelas ilhas de São Vicente e de Santo Amaro, no oceano Atlântico.

Santos é o porto da indústria, da agroindústria e da agricultura do Estado de São Paulo e de grande parte das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e países do Mercosul. Com os investimentos e logística necessários, Santos pode garantir a posição de hub port (porto concentrador) para a região sudeste do Brasil e todo o cone sul.

O porto de Santos está instalado em uma área total de 7.700.000 m², têm um cais acostável: 13.013m de extensão e profundidades variando entre 5,0m e 13,5m; com um total de 64 berços para atracação de navios.

Acesso
Rodoviário – Pelas BR-101 (Rio/Santos), SP-055 (Rod. Pe. Manoel da Nóbrega), SP-150 (Via Anchieta) e SP-160 (Rod. dos Imigrantes).
Ferroviário – Pela MRS Logística, Ferroban – Ferrovia Bandeirantes.

Instalações
Cais acostável – 13.013m de extensão e profundidades variando entre 6,6m e 13,5m; 521m de cais para fins especiais, com profundidade mínima de 5m, e 1.883m para uso privativo, com profundidades de 5m a 11m.

O Porto de Santos é responsável por 27 % do comércio exterior brasileiro, movimentando, em 2005, mais de 71,9 milhões de toneladas, sendo em contêineres 1.478.428 unidades e 5.535 navios. As principais mercadorias movimentadas foram: açúcar, soja em grãos, farelos, sucos e cítricos, trigo, fertilizantes e óleo diesel.

Porto de São Sebastião

O Porto de São Sebastião atualmente é administrado pela Dersa e tem como sua principal atividade a movimentação de cargas da Petrobrás. Sua característica principal é a profundidade do canal de acesso (calado natural) para atracação, não necessitando de dragagem. Está localizado na cidade de São Sebastião, em frente à Ilha de São Sebastião (Ilhabela), no litoral norte do estado de São Paulo.

Acesso
Rodoviário – Pela zona urbana de São Sebastião, através das avenidas São Sebastião e Dr. Altino Arantes. O município é alcançado pelas SP-055/BR-101, que encontram a SP-099, em Caraguatatuba, essa dando acesso ao Vale do Paraíba e à rodovia Presidente Dutra (BR-116, Rio – São Paulo).

Instalações
As instalações de acostagem, em formato de píer, medem 362m de comprimento, comportando quatro berços, sendo apenas um comercial, com 150m e profundidade de 8,2m.