Classificação


Transportes por Modalidade

Terrestre – Rodoviário, Ferroviário e Dutoviário.

Aquaviário – Marítimo de longo curso, Cabotagem, Fluvial e Lacustre Aéreo.

Transporte por tipo de modal

Modal – Deslocamento de carga realizado por um único meio de transporte, onde cada transportador emite seu próprio documento de transporte.

Intermodal – Deslocamento de carga realizado por vários meios de transporte, em que um único transportador organiza todo o transporte, desde o ponto de origem, via um ou mais pontos de interligação, até o ponto ou porto final. Dependendo de como a responsabilidade pelo transporte total foi dividida, diferentes tipos de documentos são utilizados.

Multimodal – Quando o transportador assume inteira responsabilidade pelo deslocamento “porta-a-porta” e emite um documento único de transporte, o CTMC (Conhecimento de Transporte Multimodal de Carga). É um conceito que coloca a responsabilidade das atividades de transporte sob um único operador, o qual gerencia e coordena o processo todo desde o embarcador até o importador.

Transporte Combinado – Transporte de carga em um único carregamento ou veículo, através de uma combinação entre modais rodoviário/ ferroviário/ aquaviário.

Segmentados – Quando a prestação de serviços é realizada por mais de um meio de transporte, emitindo cada transportador o conhecimento de transporte e assumindo a responsabilidade de transportar a mercadoria no trajeto que lhe competir.

Sucessivos – Quando a mercadoria, para alcançar o destino final, necessitar ser transportada para prosseguimento em veículo da mesma modalidade de transporte, regido por um único contrato.