Temas Ambientais

Desde 1973 — quando foi instituída, na Fiesp, uma comissão de meio ambiente em decorrência das discussões da Cúpula Mundial de Estocolmo (em 1972) — o Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Fiesp tem acompanhado a evolução e respectiva complexidade dos temas ambientais contribuindo para atuação da indústria sob os princípios da sustentabilidade.

Conheça os temas ambientais acompanhados pelo DMA:

Acústica e Vibrações Áreas contaminadas
Nível de pressão sonora, frequência e propagação de fontes sonoras, limites de emissão sonora, impacto sonoro ambiental, vibrações, fontes e níveis de vibração. Leia mais. Gerenciamento, seguro ambiental, compensação ambiental, incentivo à reutilização, plano de intervenção, garantias bancárias, áreas críticas. Leia mais.
|
Emissões Atmosféricas Recursos hídricos
Gerenciamento e controle de emissões atmosféricas (padrões de qualidade do ar e de emissão, monitoramento das emissões) e inventários. Leia mais. Gestão de bacias hidrográficas, outorga de direitos de uso de águas superficiais e subterrâneas, cobrança pelo uso de água, tratamento e lançamento de efluentes industriais, conservação e reúso de água e efluentes. Leia mais.
|
Gestão Empresarial Ambiental  Resíduos Sólidos
Processos de produção e de consumo sustentáveis; normas da série ISO 14000; Sistema de Gestão Ambiental (SGA); Normas Técnicas (ABNT); barreiras técnicas ambientais ao comércio; tecnologias sustentáveis, design sustentável, contabilidade ambiental, econegócios, gestão da sustentabilidade. Leia mais. Logística reversa, plano de gerenciamento, resíduos perigosos, destinação, disposição, reciclagem, coleta, incineração e inventários. Leia mais.
|
Substâncias e Produtos  Licenciamento Ambiental
Transporte de produtos perigosos, aspectos legais, normatização, gerenciamento e Reach (Registro, Avaliação e Autorização para Substâncias Químicas). Leia mais.
Aspectos técnico-administrativos, legais e infralegais, que incidem no processo de licenciamento ambiental; capacitação sobre as regras e os procedimentos vigentes, com ênfase nos condicionantes para as licenças prévia, de instalação e de operação; Cadastros Técnicos Federal e Estadual. Leia mais
|
Mudança do clima  Biodiversidade
Políticas nacional e estadual sobre mudanças do clima, mercado de carbono, economia de baixo carbono. Leia mais
Convenção da Diversidade Biológica (Protocolo de Nagoya, Acesso aos Recursos Genéticos e Espécies Exóticas), Gestão das Unidades de Conservação (Planos de Manejo), Novo Código Florestal, com ênfase nos procedimentos para implementação da Reserva Legal e intervenção em Área de Preservação Permanente (APP).
|
Gestão Territorial
Proposição e implementação de instrumentos de ordenamento territorial, tais como Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), Zoneamento Agroambiental e Planos Diretores.