Quem Somos

Fundado em 1969, o Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo surgiu numa época onde se iniciou um trabalho governamental no sentido de desenvolver sustentavelmente a pesca industrial . Esta transformação de um regime de produção artesanal ou semi artesanal exigiu uma organização do setor, principalmente no sentido de normatizar padrões, principalmente de qualidade e sustentabilidade.

Desde o início das suas atividades, o Sindicato congregou 79 indústrias, todas operando no Estado de São Paulo e trabalhando com o fruto das pescarias locais, principalmente da pesca marítima, motivo pelo qual a maioria das empresas filiadas encontram-se sediadas no litoral. A filiação na Fiesp desde a sua fundação, alavancou a relação governo/setor produtivo gerando grande e rápido desenvolvimento do setor.

Por diversos motivos, incluindo-se a migração das empresas pesqueiras para o Sul do País (Santa Catarina), o SIPESP foi perdendo associados e força, e no final de 2008, mais uma vez, um grupo de empresários tomaram para si o desafio de reerguer e fortificar as bases deste Sindicato, incluindo a sustentabilidade dos meios de produção, motivos pelo qual nos sentimos obrigados a participar deste conselho.