Convenção Coletiva

CCT – Região Campinas, São José dos Campos, Limeira e Baixada Santista
Informamos que foi assinada em 17/10/2011 a Convenção Coletiva de Trabalho entre o SINIEM – Sindicato Nacional da Indústria de Estamparia de Metais com os sindicatos dos trabalhadores metalúrgicos de Campinas, São José dos Campos, Limeira e Baixada Santista – válida a partir de 1º de Setembro de 2011 – com prazo para o ajuste da folha de pagamento de salários até 31 de outubro de 2011.

CCT – Região São Carlos e Ibaté
Informamos que o Sindicato Nacional da Indústria de Estamparia de Metais – SINIEM celebrou na data de 13/10/2011 o instrumento Aditivo Convencional de Transição aplicável aos metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, válida para o período de transição de 01/11/2011 a 31/08/2013. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Carlos e Ibaté passa a integrar a Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo – FEM-CUT/SP. A data-base foi alterada e passa a ser 1º de setembro de 2011 e as empresas têm prazo até o dia 30/10/2011 para os ajustes da diferença salarial.

CCT – Base FEM – CUT / SP
Informamos que o Sindicato Nacional da Indústria de Estamparia de Metais – SINIEM celebrou na data de 29/09/2011 a Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2013 com a Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da FEM CUT /SP, com vigência de 1º de setembro de 2011 até 31 de agosto de 2012. As cláusulas sociais terão vigência por período de 02 anos, e as cláusulas econômicas são válidas por período de 01 ano. Esta norma coletiva é válidas para as empresas do setor de estamparia de metais da base FEM – CUT / SP situadas nas regiões: ABC (São Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), Araraquara ( e Américo Brasiliense); Bauru; Cajamar (Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras), Itaquaquecetuba; Matão; Monte Alto; Pindamonhangaba (Moreira César e Roseira); Salto e Taubaté.

Convenções 2010

SINIEM assina acordo com as centrais metalúrgicas do interior de São Paulo
Informamos que o Sindicato Nacional da Indústria de Estamparia de Metais – SINIEM firmou convenções coletivas de trabalho com a Conlutas / Intersindical; com a CGTB e com o sindicato dos metalúrgicos de São Carlos.

As normas coletivas são válidas para todas as empresas enquadradas no setor de estamparia de metais com fábricas instaladas nas cidades da base das respectivas centrais no Estado de São Paulo.

Neste ano de 2010, as convenções coletivas foram firmadas em separado do Grupo 19 – 10, conforme deliberação da Assembléia Geral Extraordinária realizada em 12/07/2010 na sede do sindicato patronal, com a aprovação das empresas presentes.

Acesse mais informações ao clicar nos documentos abaixo:

CCT Campinas – São José dos Campos 2010/2011

Estamparia de Metais CGTB

Estamparia São Carlos

Convenção Coletiva de Trabalho SINIEM – FORÇA SINDICAL 2010/2012

SINIEM assina convenção coletiva com a Força Sindical

Informamos que o Sindicato Nacional da Indústria de Estamparia de Metais – SINIEM firmou a Convenção Coletiva de Trabalho 2010/2012 com a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de São Paulo / Força Sindical, com vigência de 01 de novembro de 2010 até 31 de outubro de 2012, com exceção das cláusulas nº 01, 02, 03, 05, 32, 62, e 63, as quais vigorarão por 1 (um) ano, ou seja de 1º de novembro de 2010 a 31 de outubro de 2011.

Esta norma coletiva é válida para todas as empresas enquadradas no setor de estamparia de metais com fábricas instaladas em cidades da base da central FORÇA SINDICAL no Estado de São Paulo.

Neste ano de 2010, esta Convenção foi assinada em separado do Grupo 19 – 10, conforme deliberação da Assembléia Geral Extraordinária realizada em 12/07/2010 na sede do sindicato patronal, com a aprovação das empresas presentes.

Acesse mais informações ao clicar no documento abaixo:

Convenção Coletiva de Trabalho 2010/2012

SINIEM fecha acordo com FEM-CUT / SP

Informamos que o Sindicato Nacional da Indústria de Estamparia de Metais – SINIEM firmou Aditamento à Convenção Coletiva de Trabalho 2009/2011 com a Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT /SP, com vigência de 01 de setembro de 2010 até 31 de agosto de 2011, em separado do Grupo 19-10. O presente Aditamento ratifica as demais cláusulas sociais não alteradas pelo presente documento.

Esta norma coletiva é válida para todas as empresas enquadradas no setor de estamparia de metais com fábricas instaladas em cidades da base da central sindical CUT no Estado de São Paulo.

Neste ano de 2010, esta Convenção foi firmada em separado do Grupo 19 – 10, conforme deliberação da Assembléia Geral Extraordinária realizada em 12/07/2010 na sede do sindicato patronal, com a aprovação das empresas presentes.

Acesse mais informações ao clicar nos documentos abaixo:

Aditamento à Convenção Coletiva

Edital SINIEM

Ata AGE

Segurança do Trabalho
SINIEM assina a convenção de prensas / 2010

Assinada em 24/09/2010 a nova edição da Convenção Coletiva de Trabalho em Prensas e Equipamentos Similares, Injetoras de Plástico e Tratamento Galvânico de Superfícies nas Indústrias Metalúrgicas do Estado de São Paulo, na qual o SINIEM é um dos sindicatos patronais signatários.

Pela primeira vez a solenidade foi realizada na sede da FIESP e contou com a participação dos representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, da Superintendência Regional do Trabalho, dirigentes das centrais sindicais metalúrgicas Força Sindical, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e FEM-CUT, e CGTB. Esta legislação é considerada, tanto por empregadores como pelos sindicalistas, como um mecanismo eficiente de proteção ao empregado e que contribui para solucionar o grave problema social oriundo dos acidentes de trabalho.

O Presidente do SINIEM, Antonio Carlos Teixeira Álvares, foi um dos industriais presentes ao evento. A norma coletiva garante melhores condições de segurança e saúde para os trabalhadores e resulta do esforço empreendido pelo Grupo de Trabalho tripartite (governo, empresas e sindicatos laborais) válido no Estado de São Paulo.

O SINIEM apóia todas as iniciativas em prol da segurança do trabalhador e trabalha com afinco para divulgar as boas práticas e a atualização de normas para as empresas associadas. Com este objetivo, mantém o Grupo de Trabalho Prevenção de Acidentes, com reuniões bimestrais, gratuitas aos profissionais das empresas associadas, sob a coordenação do assessor técnico especializado no setor metalúrgico, Eng. José Luis Raymundo.

Acesse mais informações ao clicar no documento abaixo:

CCT Prensas – setembro 2010

Convenções 2009

SINIEM fecha acordo com a Força Sindical em separado do Grupo XIX-10

Acesse mais informações ao clicar nos documentos abaixo:


Convenção Coletiva de Melhoria das Condições de Trabalho em Prensas e Equipamentos Similares

CCT – CUT – Grupo XIX – 10

Assembléia Geral – 01/09/2009

Edital – 01/09/2009

CCT – Força Sindical