Apresentação de ferramentas virtuais para empresários encerra Semana de Meio Ambiente

Monitore, Bolsa de Resíduos e Cadastro de Prestadores de Serviços Ambientais auxiliam no cumprimento de obrigações das indústrias

Agência Indusnet Fiesp

O encerramento, no dia 8 de junho, da 20ª Semana do Meio Ambiente da Fiesp teve como grande atração a apresentação, por participantes da maratona de desenvolvimento Ideathon, de propostas de melhoria de sistemas da Fiesp destinados a auxiliar as indústrias no cumprimento de obrigações ambientais e nas iniciativas para auxiliar o meio ambiente.

Os integrantes do Ideathon apresentaram sugestões para diretores e especialistas, como o desenvolvimento de aplicativos a fim de aprimorar e promover sistemas da Fiesp, tais como a Bolsa de Resíduos, o Cadastro Eletrônico de Prestadores de Serviços Ambientais e o Monitore.

O Ideathon é uma maratona para aprender a construir ideias, estruturar negócios e enfrentar um mercado cada vez mais competitivo, com modelagem de negócios e oficinas de pitch – que ensina como apresentar de forma eficiente o seu negócio.

Monitore

O Monitore agrega informações e datas de diversos órgãos, sendo um serviço diferenciado e gratuito para gerenciamento de Obrigações Ambientais. É uma plataforma digital que pode ser programada pelo usuário com o recurso útil de alerta de seus vencimentos, tornando mais prático o seu controle.

A iniciativa de se criar essa ferramenta surgiu em função do expressivo número de obrigações ambientais e legais, além da diversidade de órgãos que as regulam bem como as datas não coincidentes que, somadas, dificultam o gerenciamento no cotidiano da empresa.

Assim, evita-se a perda de prazos que podem gerar multas, irregularidades e eventuais penalidades pelo não-cumprimento das obrigações.

Entre as principais obrigações estão licenças ambientais,

outorga de uso de recursos hídricos, Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) do Ibama e Cadastro Ambiental Rural.

O objetivo é proporcionar ao empresário, por meio de um sistema unificado, as principais informações a serem encaminhadas aos órgãos governamentais.

O usuário poderá selecionar entre elas as obrigações que são pertinentes ao seu negócio e ainda customizar a plataforma ao incluir obrigações específicas de sua empresa.

O Monitore abrange obrigações dos seguintes órgãos:

Ibama;

Cetesb;

Agência Nacional de Águas (ANA);

Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee);

Corpo de Bombeiros;

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);

Polícia Civil e Polícia Federal.

Como usar – Primeiramente é preciso fazer o cadastro no site www.monitoreambiental.com.br. Em seguida, selecionar as obrigações do seu interesse para receber alertas ou realizar outros agendamentos, além dos pré-cadastrados no sistema. O usuário receberá o alerta por e-mail para lembrá-lo da data de vencimento da obrigação e também terá acesso ao resumo e status de suas obrigações com a opção de imprimi-las.

Acesse e conheça os serviços:

Monitore – http://apps2.fiesp.com.br/Monitore

 

Cadastro Eletrônico de Prestadores de Serviços Ambientais

O cadastro eletrônico é um ponto de encontro virtual que facilita a gestão ambiental das indústrias que procuram prestadores de serviços, fabricantes e consultores na área de meio ambiente. Ou seja, promove o encontro daqueles que querem fazer negócios nessa área e os fornecedores que divulgam seus produtos e serviços, formando um banco de dados para consulta. Acesse:

http://www.fiesp.com.br/servicos/cadastro-eletronico-de-prestadores-de-servicos-ambiental/

 

Bolsa de Resíduos

A Bolsa de Resíduos da Fiesp, disponibilizada em ambiente virtual, permite divulgar gratuitamente os resíduos de uma empresa e localizar diversas ofertas de compra e venda para a realização de negócios. Dessa forma, é possível disponibilizar adequadamente os resíduos industriais, reduzindo os custos e contribuindo para o meio ambiente. Acesse:

http://www.fiesp.com.br/servicos/bolsa-residuos-fiesp/