Quem Somos

SINDRATAR-SP (Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo) é uma associação civil, sem fins lucrativos.

Fundado em dezembro de 1.970, o SINDRATAR – SP é a mais antiga organização sindical do setor no Brasil. Entre suas prerrogativas estão: congregar as empresas industriais, comerciais e de serviços que se dediquem às atividades econômicas representadas; representar os interesses coletivos ou individuais de seus associados; celebrar Contratos Coletivos de Trabalho, Acordos e Convenções.

Desde a sua fundação, tem se destacado como defensor singular dos interesses do segmento, especialmente no campo trabalhista e tributário.

Embora a sua atuação seja estadual, muitas das suas conquistas resultam também em benefícios para empresas instaladas fora de São Paulo.

Participou expressivamente da formação do Grupo XIX-III, de negociações trabalhistas, grupo que representa o maior número de empregados no setor metalúrgico. Também teve forte participação na criação do Refis.

Em 2001, juntamente com outros oito sindicatos patronais, o Sindratar-SP assinou uma Convenção Coletiva com os sindicatos dos trabalhadores metalúrgicos, constituindo uma câmara intersindical de conciliação prévia, cujo mecanismo de funcionamento tem incentivado a solução de conflitos entre as partes de forma legal e rápida, evitando que seja necessário ingressar com ações no Judiciário.

Atua na realização da Febrava (Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar), a maior da América Latina e a quarta maior do mundo neste segmento.

No dia-a-dia, o Sindratar-SP, através de seus diretores, também participa da gestão da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)