“FÓRUM FIESP DE ATUALIZAÇÃO SINDICAL: SINDICALISMO NO MUNDO”



A segunda edição do Fórum Fiesp de Atualização Sindical traz o tema “Sindicalismo no Mundo”. O objetivo do evento é mostrar para as entidades o funcionamento do sistema sindical em outros países, estimulando a análise crítica fomentadora de soluções criativas para os sindicatos patronais e preparando-as para as possíveis mudanças no sistema de representação

Programação:

– 8h00: Credenciamento

– 8h30: Abertura

– 8h45: Painel “Valorização da ação individual através da ação do coletivo”

Objetivo: Estudo da importância das ações do coletivo no cenário sindical hodierno com a análise de soluções viáveis para as entidades patronais a partir do fomento do associativismo de alto nível com valorização da independência, respeito à ética, honestidade, transparência, renovação dentre outros atributos virtuosos.

– 9h30: Painel “Sindicatos Patronais e a história do sindicalismo”

Objetivo: Contextualização do seminário a partir da história e conclusão sobre o sindicalismo atual dentro da Modernização Trabalhista e julgamento das Ações Diretas de Constitucionalidade julgadas procedentes pelo Supremo Tribunal Federal e Ações Diretas de Inconstitucionalidades.

– 10h45: Painel “Sindicalismo e a Organização Internacional do Trabalho”

Objetivo: Estabelecer paralelo do sindicalismo brasileiro com sindicalismo internacional em questões enfrentadas pela Organização Internacional do Trabalho.

– 12h00: Almoço

– 13h30: Painel “Financiamento Sindical nos Países”

Objetivo: O painel tem por finalidade a demonstração de dados estatísticos e análise crítica por especialistas, tendo como foco a manutenção de entidades sindicais inseridas em um sistema de pluralidade sindical e com a existência de sindicatos em número inferior ao brasileiro. Com a faculdade do pagamento das contribuições sindicais, os expositores terão a oportunidade de analisar a queda das fontes de custeio divulgadas na mídia e expectativa de manutenção do sistema sindical brasileiro.

– 15h00: Intervalo

– 15h30: Painel “Modelos de Gestão de Relações Sindicais e o Futuro do Sindicalismo no Mundo”

Objetivo: Compartilhar experiências negociais e de gestão praticadas dentro e fora do País, permitindo a identificação de práticas e conceitos que podem ser incorporados/adaptados à realidade de cada um dos participantes, analisando a coexistência dos interesses empresariais com os objetivos de representatividade dos sindicatos patronais.

– 17h30: Encerramento

Localização

Av Paulista, 1313 - Prédio Fiesp