Presidente do Sindicer participa de Fórum Fiesp de Atualização Sindical

O presidente do Sindicer – Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Porto Ferreira, Luiz Gustavo Burian, participou do Fórum Fiesp de Atualização Sindical, realizado no dia 17 de outubro de 2018, na sede da FIESP – Federação das Indústrias do Estado do São Paulo, na capital paulista. A segunda edição do Fórum Fiesp de Atualização Sindical trouxe o tema “Sindicalismo no Mundo”.

Quais os rumos do sindicalismo diante de tantas mudanças não só em termos de legislação, mas também de tecnologia? Esta foi uma das perguntas que nortearam os debates. O objetivo do evento foi mostrar para as entidades sindicais o funcionamento do sistema sindical em outros países, estimular a análise crítica fomentadora de soluções criativas para os sindicatos patronais e preparar os sindicatos patronais para as possíveis mudanças no sistema de representação.

Dividido em cinco painéis, foram abordados os seguintes temas: 1º Painel “Valorização da ação individual através da ação do coletivo”; 2º Painel “Sindicatos Patronais e a história do sindicalismo”; 3º Painel “Sindicalismo e a Organização Internacional do Trabalho”; 4º Painel “Financiamento Sindical nos Países”; 5º Painel “Modelos de Gestão de Relações Sindicais e o Futuro do Sindicalismo no Mundo”.

O evento contou com a participação de expositores renomados, tais como: Hélio Zylberstajn (Conselheiro do Conselho Superior de Relações do Trabalho da FIESP – CORT e Pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP – FIPE); Sônia Mascaro Nascimento (Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – SP); Almir Pazzianotto Pinto (Conselheiro do Conselho Superior de Relações do Trabalho da FIESP – CORT), entre outros.