Home > Home > Notícias > Jaú terá Seminário sobre desenvolvimento da indústria calçadista

Jaú terá Seminário sobre desenvolvimento da indústria calçadista

Ação foi deliberada na primeira reunião de Fórum Tripartite
Por: Redação STICJ

No próximo dia 28 de abril, das 8h às 13h, na Câmara Municipal de Jaú, será realizado o I Seminário pelo Desenvolvimento da Indústria Calçadista. O evento está sendo organizado por um Fórum que envolve representantes dos trabalhadores, empresários e poder público local. A decisão ocorreu em reunião realizada na última sexta-feira, 17, na sede do Sindicalçados. “Decidimos fazer um evento para o qual serão convidadas representações de vários setores da sociedade organizada para debater assuntos que interessam a investidores, trabalhadores e poder público, no que se refere ao Polo Calçadista de Jaú”, aponta Flávio Coutinho, que representou o Sindicato dos Calçadistas na reunião.

O Secretário de Desenvolvimento do Município de Jaú, Carlos Alexandre Ramos, o Kakai, considerou a iniciativa de extrema importância para a cidade. “Considero urgente o desenvolvimento das ações deste Fórum, pois acreditamos que o debate tripartite trará boas ideias para que Jaú resgate sua autoestima como Capital Nacional do Calçado Feminino. Trata-se de uma iniciativa inovadora e me parece bem promissora”, ressaltou.

Já o Diretor Executivo do Sindicalçados, José Geraldo H. Galazzini, avalia que o momento é propício. “O município acabou de criar seu Conselho de Desenvolvimento e acredito que este Seminário deverá deliberar ações convergentes aos objetivos do Conselho, e também, servir para realinhamento das ações do APL (Arranjo Produtivo Local)”.

Um dos debates centrais do Seminário será sobre a avaliação da cidade-polo. “Precisamos entender se ainda somos um polo calçadista. Caso sejamos, precisamos usar este fato a nosso favor”, indagou Kakai.

Outros temas como desenvolvimento com garantia de direitos e ações prioritárias para o desenvolvimento da indústria de calçados também farão parte da programação. Todos os assuntos serão apresentados por palestrantes convidados. Apesar do evento ser 100% gratuito, os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição que estarão disponíveis a partir do dia 27 de março na Secretaria de Desenvolvimento (Rua Paissandu, 444); sede do Sindicato dos Calçadistas (Rua Marechal Bitencourt, 1188); ou na sede do Sindicalçados (Praça Dr. Gildo Renda,15). Em breve será divulgado um convite contendo todas as informações sobre o evento.

Fórum

O Fórum Tripartite para o Desenvolvimento da Indústria de Calçados de Jaú é fruto de um Seminário realizado em outubro de 2016 pelo Sindicato dos Calçadistas, em parceria com a IndustriALLl Global Union, federação sindical que representa mais de 50 milhões de trabalhadores em todo o planeta, e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT, CNTRV. Na oportunidade, sindicalistas, Ministério Público do Trabalho, representantes do poder público local e dos empresários (Sindicalçados e Abicalçados) debateram assuntos como trabalho precário, empregabilidade e desenvolvimento do setor calçadista. A criação do Fórum foi uma decisão tripartite, ou seja, das representações dos trabalhadores, empresários e Prefeitura.

Serviço:
I Seminário pelo Desenvolvimento da Indústria Calçadista de Jaú
Dia 28 de abril de 2017
Das 8h às 13h, na Câmara Municipal de Jaú.

Maiores informações:
Sindicato dos Calçadistas: João Andrade (11) 994363349 – (14) 998461846
Secretaria de Desenvolvimento: (14) 3626-8429 / 3626-8404
Sindicalçados/Jaú: (14) 3622-3065