Quem Somos

Fundado em 11 de agosto de 1993, o Sindicato da Indústria do Mobiliário de Mirassol – SIMM – representa o setor moveleiro da região noroeste do Estado de São Paulo compreendendo 15 cidades, entre elas, Bady Bassit, Bálsamo, Catanduva, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Jaci, Mirassol, Mirassolândia, Neves Paulista, Nova Granada, Olímpia, Potirendaba, São José do Rio Preto e Uchoa e contando com aproximadamente 200 empresas entre associados e filiados.

A sede do sindicato encontra-se em Mirassol distante 10 quilômetros de São José do Rio Preto, no epicentro da região que absorve, num raio de 500 quilômetros, 40% do mercado consumidor de móveis do país, um dos maiores da América do Sul.

A região se tornou um grande pólo moveleiro dentro do Estado com uma história que começou com uma pequena marcenaria fundada em 1927 por Francisco Lopes Filho (Paquito). Naquela época não se imaginava que Mirassol viesse a ser a capital dos móveis em série meio século depois. Segundo o presidente do SIMM, Pedro Benvindo Rodrigues, a indústria de móveis na cidade passou a apresentar novas feições em 1954 com a introdução da fabricação em série de copas.

Hoje, a região gera cerca de oito mil empregos diretos. As indústrias produzem móveis com predominância do MDF e em série, como racks, estantes, estofados, colchões, dormitórios, salas de jantar e poltronas decorativas para todo o Brasil, além das exportações que já atingem mercados como América do Sul, América Central, Estados Unidos, África e Oriente Médio.

A entidade surgiu com o objetivo de trabalhar na defesa dos interesses da classe patronal quanto aos acordos coletivos e salários, implantar e desenvolver projetos nas áreas administrativas e na produção das indústrias moveleiras, fomentar a exportação, enfim, buscar soluções para os problemas comuns que atingiam os fabricantes de móveis da região a fim de contribuir para o desenvolvimento das empresas.

Desde sua fundação, o SIMM já foi presidido pelos seguintes empresários:

– Newton Cláudio Silva Pinto (1993 – 1996)
– Paulo Roberto Pereira Dalul (1996 – 1999 / 1999 – 2002)
– Pedro Benvindo Rodrigues (2002 – 2005 / 2005 – 2008)

O SIMM é o responsável pela realização da Movinter – Feira de Móveis do Estado de São Paulo que vem sendo realizada desde 1995 e se consolidando uma das mais importantes feiras das indústrias do setor, através do aprimoramento de sua organização, apresentando as últimas tendências do mercado, as novidades tecnológicas do processo produtivo e um crescente aumento do público visitante.